Quando pensei em escrever esse post lembrei da primeira vez que acessei a internet. Isso foi há muito tempo atrás, naquela época nem mesmo o Google tinha sido criado.

A internet havia acabado de chegar na minha cidade e os planos eram vendidos por horas de acesso. Assinei um pacote de 20 horas por mês! Pode parecer pouco, mas naquela época era mais do que suficiente, afinal, havia pouco a ser visto na web. Para acessar um site eu precisava descobrir o seu endereço ou a existência dele com algum amigo. Só mais tarde começaram a surgir os sistemas de busca como Altavista, Cadê, Yahoo! e, finalmente, o Google.

Fazer uma busca no Google é muito fácil: basta escrever algumas palavras no campo de busca e pronto, o buscador exibirá milhares de páginas sobre o assunto que você procura. O que a maioria das pessoas não sabe é que existem muitas forma de fazer uma pesquisa avançada no Google. Para isso é preciso incluir alguns operadores para filtrar as informações exibidas na página de resultados.

Saber usar essas buscas avançadas pode ser determinante para a qualidade, profundidade e velocidade das suas pesquisas, principalmente se você trabalha com marketing digital e está constantemente procurando por novos sites e páginas para, por exemplo, fazer ações de link building.

Selecionei aqui as pesquisas avançadas mais importantes.

 

Procurar por uma frase exata

Imagino que você já conheça essa forma de pesquisar, mas vou falar dela mesmo assim. 🙂

Ao digitar uma frase entre aspas no campo de busca o Google exibirá resultados de correspondência exata. Esse tipo de pesquisa é muito útil para você encontrar, por exemplo, páginas que plagiaram parte do seu conteúdo. Pra isso basta copiar uma frase do seu texto, colocar entre aspas e clicar na lupa para buscar.

Outra dica interessante é usar essas buscas para encontrar tipos de sites. Digamos que você queira descobrir fóruns sobre um determinado assunto. Fóruns feitos em PHPbb geralmente usando o texto “powered by phpbb” no rodapé, então você pode pesquisar por ele (entre aspas) e encontrar centenas de resultados.

Exemplos de pesquisa avançada usando aspas:

[animes “powered by phpbb” ] combinei uma busca por animes com a correspondência exata por powered by phpbb. Nesse caso, o Google exibirá páginas com esses dois conteúdos e tem uma chance muito grande de serem fóruns sobre animes.

[“envie seu conteúdo” ] se você estiver fazendo uma pesquisa para encontrar sites onde possa publicar um conteúdo seu, então essa busca pode te ajudar a encontrar os que aceitam conteúdos de terceiros.

[“Orgulhosamente feito com WordPress” caixa de papelão ] mais um exemplo de busca explorando um conteúdo padrão de determinado sistema. Orgulhosamente feito com WordPress, essa frase está presente em muitos sites e blogs feitos com esse CMS, você pode combinar isso com uma palavra-chave do seu nicho e encontrar milhares de blogs para suas ações de marketing ou link building.

 

Excluir uma palavra-chave da pesquisa

A possibilidade de excluir dos resultados as páginas que contém uma determinada palavra é, na minha opinião, um dos recursos mais produtivos dessa lista. Eliminar os resultados indesejados vai poupar o tempo que normalmente você gasta garimpando páginas em meio a tantas outras com assuntos não relacionados ao tema desejado.

Vamos imaginar que você esteja procurando sites e blogs que falem sobre celular samsung. Se digitar isso no Google, o resultado será recheado de lojas vendendo aparelhos dessa marca. Para excluir os e-commerces dos resultados basta você escolher uma palavra comum nesse tipo de site e colocar o sinal de menos (-) na frente dela. A palavra comprar é um bom exemplo.

Exemplos de pesquisa avançada com sinal de menos:

[celular samsung -comprar ] nesse exemplo o Google não vai exibir as páginas que tenham essa palavra em seu conteúdo.

[celular samsung -comprar -oferta ] se for necessário basta incluir outras palavras com sinal de menos na frente que todas elas serão omitidas dos resultados.

[celular samsung -“colocar no carrinho” ] todos os operadores podem ser combinados. Veja que nesse exemplo eu usei o sinal de menos para excluir resultados com um termo exato que está entre aspas.

 

Fazer uma busca dentro de um domínio

Esse é a pesquisa avançada que eu mais uso. O operador site é bastante versátil, com ele é possível ver todas as páginas indexadas pelo Google em um determinado domínio, subdomínio, diretório ou até mesmo conferir se o Google já rastreou determinada página do site.

Você pode usar ele para buscar conteúdo dentro de um domínio específico. Um exemplo disso é ver quais conteúdos sobre determinado tema o seu principal concorrente possui. Outro uso bastante comum é listar todas as páginas de uma categoria do seu blog e ver quais títulos e descrições aparecem bem no Google e quais precisam ser otimizadas.

Exemplos de pesquisa avançada com operador site:

[site:mateada.com ] ao fazer essa busca no Google você verá uma listagem de todas as páginas da Mateada que foram indexadas.

[livraria cultura -livrariacultura.com.br ] esse tipo de pesquisa nós usamos muito para monitorar e descobrir menções à marca. Nesse exemplo eu estou pesquisando por livraria cultura e excluindo dos resultados o próprio site, assim consigo ver outros domínios onde o nome da empresa foi citado.

[site:www.f1solucoes.com.br/blog/ ] nessa pesquisa o buscador exibirá as páginas do diretório /blog no site da F1 Soluções.

[site:jovemnerd.com.br star wars ] deixei esse exemplo por último, mas acredito que ele seja o uso mais comum desse operador. Nesse caso, fiz uma busca por uma determinada palavra-chave em um domínio específico.

 

Operador coringa

Sozinho o coringa (*) não tem utilidade, mas usado em conjunto com outros operadores ele se transforma em algo que parece mágico. Os operadores que melhor funcionam com o asterisco são as aspas e o “site”.

O asterisco é interpretado pelo Google como “qualquer coisa” e você pode, com isso, buscar por padrões de resultados.

Exemplos de pesquisa avançada com operador coringa:

[site:blog.*.com.br ] essa busca exibirá resultados de sites cujo domínio siga o padrão blog [ponto] qualquer coisa [ponto] com [ponto] br. Imagine que você esteja pesquisando por blogs para fazer uma ação de marketing, essa busca facilitará muito a sua pesquisa.

[site:*.com.br/loja/ ] ao fazer essa busca você verá resultados de página de um diretório /loja/ de sites com domínio acabando em .com.br.

[“como * uma pessoa” ] neste outro exemplo a pesquisa exibirá páginas que tenham uma frase exata colocando qualquer conteúdo no lugar o asterisco.

 

Buscar palavra nos títulos das páginas

Ao selecionar os resultados para uma pesquisa o Google considera todo o texto de uma página e até mesmo conteúdos que estejam fora dela, como o texto âncora de um link externo, por exemplo.

O operador “intitle” permite fazer a busca considerando somente resultados que tenham determinada palavra no título da página.

Exemplos de pesquisa avançada com operador intitle:

[agricultura familiar intitle:blog ] aqui eu fiz uma busca por páginas sobre agricultura familiar que tenham a palavra blog no title.

[brindes allintitle:caneca personalizada ] quando você quiser pesquisar mais de uma palavra no title, é necessário usar uma variação do operador chamado “allintitle”. Nesse exemplo os resultados para a consulta trazem páginas com as palavras caneca e personalizada em seus títulos.

[wordpress -intitle:wordpress ] eu gosto muito desse exemplo! 🙂 Ele mostra como o title de uma página é importante para SEO. Nesse caso eu estou pesquisando por wordpress, porém não quero ver resultados que tenham essa mesma palavra no title. De fato os resultados trazidos pelo Google não possuem essa palavra em sua tag title (você terá que acessar a página para ver como isso é verdade), porém ao exibir essas páginas no resultado de busca, o Google modifica o conteúdo do título incluindo a palavra WordPress.

 

Encontrar palavra-chave nas URLs das páginas

Esse operador é muito parecido com o anterior. Com o “inurl” é possível pesquisar palavras presentes na URL da página. Esse operador é muito usado para encontrar páginas que sigam algum padrão de URL. Também é possível usar o operador coringa com ele, o que aumenta muito as possibilidades de pesquisa.

Exemplos de pesquisa avançada com operador inurl:

[inurl:blog ] o resultado para essa pesquisa trará somente páginas onde a palavra blog esteja presente na URL.

[inurl:como-*-um-site ] essa busca é uma forma fácil de encontrar páginas com tutoriais ou dicas para sites.

[site:americanas.com.br -inurl:www ] neste outro exemplo o Google exibirá páginas do site da Americanas, porém excluirá da listagem as URLs com www. Esse tipo de pesquisa é útil para ver quais conteúdos foram publicados em subdomínio ou até mesmo descobrir novos subdomínios de um concorrente.

 

Acessar o cache do Google

Você já deve saber que o resultado de busca do Google não é em tempo real. Ao fazer uma pesquisa o sistema de busca irá consultar uma base de dados previamente rastreada e com base nela é que os resultados de busca são montados. Um dúvida muito comum é: como saber qual versão da minha página o Google possui? Para saber a resposta basta usar o operador cache e informar a URL da página.

Além de ver a data e hora que o Google visitou uma página, também será possível ver o que o Google conseguiu rastrear, ver a versão somente texto e também o código fonte dela.

Outra utilidade desse operador é poder visualizar uma página mesmo que o site esteja fora do ar ou que a página já tenha sido excluída. Se ela ainda estiver na base de dados do Google, você poderá ver seu conteúdo, porém sem as imagens.

Exemplos de pesquisa avançada com operador cache:

[cache:https://blog.mateada.com/podcast/ ] essa pesquisa não levará você para uma página de resultado, mas sim para o arquivo de cache do Google.

 

Pesquisar por um ou outro termo

Embora não seja muito comum, algumas vezes você pode querer resultados sobre um ou outro assunto. O operador OR (que significa ou em português) é mais útil quando combinado com outros operadores, como o site: por exemplo.

Vale lembrar que você não precisa usar esse operador para buscar coisas como carro OR automóvel, pois o Google já entende que se trata do mesmo assunto e traria esses resultados naturalmente.

Exemplos de pesquisa avançada com operador OR:

[site:americanas.com.br OR site:submarino.com.br notebook barato ] essa busca irá exibir páginas do site Americanas ou Submarino sobre notebook barato.

[inurl:indice-de-qualidade OR inurl:quality-score ] esse outra pesquisa mostrará páginas onde o termo “indice-de-qualidade” ou “quality-score” apareça na URL da página.

 

Fazer uma busca por um tipo de arquivo

Se o conteúdo que você procura está dentro de um tipo de arquivo especial, então você pode usar o operador filetype para fazer sua busca e ver somente resultados com determinada extensão.

Exemplos de pesquisa avançada com operador filetype:

[otimização de sites filetype:pdf ] essa busca vai te mostrar uma grande quantidade de arquivos em PDF sobre otimização de sites. Divirta-se! 🙂

[computador filetype:png ] você pode fazer essa busca e selecionar imagens para ver somente arquivos em PNG.

[filetype:php ] quer saber qual linguagem de programação é mais usada na internet? Faça buscas pela extensão de cada uma delas e compare os resultados.

 

Pesquisar uma imagem

Um recurso que muita gente se surpreende quando eu falo é a possibilidade de arrastar uma imagem para o campo de busca do Google. Ao fazer isso o buscador irá encontrar resultados relacionados ao conteúdo da sua imagem. Incrível, né? Isso pode ser usado, principalmente, para ver se outros sites publicaram suas imagens sem autorização.

 

Dicas importantes:

  • Se você está fazendo pesquisas profundas, pode ser uma boa ideia ter mais do que 10 resultados por página. Isso vai facilitar a visualização dos resultados e diminuir o tempo gasto com paginações. Na página de preferências do Google você pode aumentar a quantidade de resultados por página para até 100.
  • Você pode fazer uma busca avançada no Google usando esse formulário.
  • Também existe esse outro formulário para pesquisa avançada de imagens. Destaque especial para a opção direitos de uso, nela você pode escolher imagens sem restrição de uso e publicá-las em suas páginas sem ter problemas com direitos autorais.

 

Bônus: Informações e facilidades

Além dos operadores de busca o Google oferece muitos outros recursos que são ativos ao fazer uma busca. Separei alguns exemplos, mas você pode ver muitos outros na página de dicas e truques do Google.

 

Calculadora

Além de exibir páginas para responder às suas pesquisas, o Google também pode te ajudar a fazer alguns cálculos, é só digitar [45 + 37 ] no campo de busca e ele te dará o resultado. Também é possível fazer contas mais complexas, como essa: [45*(3*(4+7))-65 ].

 

Ações da bolsa

Se você acompanha o valor das ações na bolsa, o Google pode passar a ser uma fonte de consulta rápida. Busque por [PETR4 ] para ver as ações da Petrobrás, por exemplo.

 

Converter unidades

O Google faz diversos tipos de conversão. A que eu mais uso é converter Dólar em Real usando a cotação atual. Faça o teste pesquisando por [195 dólares ].

 

Nascer e pôr do sol

Quer sair mais cedo do trabalho hoje para ver o pôr do sol? O Google pode te dizer quando ele vai acontecer na tua cidade, é só pesquisar por [pôr do sol em Porto Alegre ], por exemplo.

 

Saber fuso horário

Eu faço essa pesquisa sempre que vou fazer uma reunião com alguém de fora do Brasil. Por exemplo: [Fuso horário em Nova Iorque ].

 

Previsão do tempo

Vai chover hoje? O Google pode te dar essa resposta, basta pesquisar por [previsão do tempo ] para ver o resultado para a sua região ou [previsão do tempo em São Paulo ] para ver um local diferente.

 

Resultado de partidas

Também é possível ver o resultado do seu time de coração. Faça uma busca pelo nome do time e o Google mostrará as próximas partidas, além do resultado da última.

 

Conclusão

Usar as pesquisas avançadas do Google é fundamental para quem trabalha com Marketing Digital. Se você começar a observar os padrões que existem entre as páginas na internet, você será capaz de fazer buscas de maneira ainda mais eficiente.

Se você usa esses operadores de busca, compartilhe alguns deles com a gente nos comentários.