Skip to main content

Como otimizar os seus posts com o plugin SEO by Yoast

O SEO by Yoast é um dos mais populares plugins de WordPress. Ele foi criado para otimizar blogs de forma geral de acordo com as boas práticas de SEO. Dentre suas diversas funcionalidades, ele permite otimizar cada post especificamente. Com ele é possível customizar meta tags (como title e description) e ainda fazer uma análise do texto de acordo com algumas técnicas de SEO, entre diversas outras funcionalidades dessa ferramenta.

Tamanho do texto, uso de palavras-chave e a aplicação das tags title e description são algumas das coisas que os motores de busca analisam e que ajudam a tornar a experiência do usuário melhor dentro de um site. O plugin SEO by Yoast trata de analisar tudo isso em cada postagem do seu blog e ainda permite que sejam alterados os pontos destacados por ele.

Instalação e configuração do SEO by Yoast

Para começar a utilizar esse plugin em seu blog é preciso que seja feita a instalação dele na plataforma WordPress. Logo depois que ativar o plugin, você irá notar que na barra lateral esquerda terá um ícone dele e em cada postagem terá uma caixa de otimização de SEO logo abaixo a caixa de texto, onde temos três abas laterais.

Tela do plugin WordPress by Yost na página de publicação do post

Otimização de conteúdo

Configuração do plugin Yoast

Existem três etapas de edição na aba de conteúdo. O primeiro campo permite alterar as meta tags, o segundo define a palavra-chave foco daquele conteúdo e o terceiro é a análise que a ferramenta faz do seu texto.

Primeiro Campo: Meta Tags

Configurando meta tags no plugin SEO by Yoast

O primeiro campo é de configuração de tag e meta tag (title e description). Essas meta tags são aquelas que aparecem nos resultados de busca. Através do plugin é possível torná-las mais atraentes para o usuário e assim fazer com que ele entre no seu post.

Para alterá-los basta clicar no item que você quer mudar. A tag title deve aparecer completa, não pode ter as reticências ao fim, isso é, todo o título precisa aparecer no resultado. Hoje o indicado pelo Google é que ele fique entre 50 e 60 caracteres.

Já a meta tag description o mais adequado é que contenha aproximadamente 150 caracteres para poder aparecer de forma completa nos resultados de busca. Se forem utilizados mais caracteres, eles serão cortados, se forem menos a description pode não ser exibida.

Para que a description tenha o efeito esperado é preciso chamar atenção do leitor. Se o post for um “Top 10”, por exemplo: “Top 10 dicas de como organizar melhor o seu ambiente de estudo e trabalho. A dica número 8 realmente irá te surpreender!”. Dessa forma o leitor fica curioso e vai querer ler o post.

Otimizar a URL do post

O WordPress permite modificar a URL do post, e aliado as funcionalidades do SEO by Yoast será possível otimizar ainda mais a postagem. Quando criamos o título da postagem pela primeira vez ele gera automaticamente o endereço da página, porém quando alteramos o título, a URL não atualiza . Se o título estiver muito longo, também é legal encurtá-lo na URL na página, assim temos um endereço mais amigável para o usuário.

Uma dica importante é a utilização de palavra-chave na tag title, na meta tag description e no próprio título do seu post (que deve ser igual ou semelhante ao title). Se a palavra-chave for colocada o começo do título e da tag title é ainda melhor, porque mesmo se seu título estiver muito longo a palavra-chave irá aparecer no resultado de busca. O mesmo vale para a meta tag description.

Segundo Campo: Palavra-chave

Palavra-Chave foco

No campo de palavras-chave é onde especificamos para o plugin a palavra-chave que utilizaremos naquele texto, no título, na tag title e na meta tag description. A partir disso o SEO by Yoast irá analisar onde foi feito o uso dessa palavra-chave e dar dicas (no campo que veremos a seguir) de como utilizá-la melhor.

Apesar de ele avaliar a utilização da palavra-chave escolhida no texto, no título e nas meta tags, se utilizar uma variação dela ou ela separada, o plugin irá dizer que a palavra-chave não aparece em nenhum lugar. Porém, o Google consegue identificar variações de uma palavra-chave. Então, não é preciso ter grandes preocupações em utilizar exatamente o mesmo termo se ele não se encaixa de forma natural dentro do conteúdo. A naturalidade deve ser levada em conta sempre. Quanto mais natural for o uso de uma palavra-chave, melhor.

Terceiro Campo: Avaliação

Avaliação de SEO do post

O campo de avaliação irá servir de guia na hora de otimizar o post para SEO. Ele dirá para colocar imagens, se a palavra-chave aparece ou não no primeiro parágrafo do texto. Diz como otimizar essa palavra-chave, por exemplo, remover artigos e colocar a palavra-chave no início da Tag Title. Ele também irá mostrar se a Tag Title está dentro do número de caracteres visíveis no resultado de busca.

A avaliação feita pelo Yoast é limitada ao conteúdo do post, ele não irá avaliar outros fatores importantes dentro do tema. Para fazer essa avaliação é necessário usar uma ferramenta de SEO que mostrará uma avaliação mais ampla da página.

Outras coisas legais que o campo de avaliação faz é dar dicas para deixar o texto melhor. Como por exemplo, colocar links ou quantas vezes uma determinada palavra-chave foi utilizada dentro do texto. Além disso ele avisa se a palavra-chave já havia sido utilizada antes no blog, o que é ótimo para não criar competição entre duas ou mais páginas de um mesmo site para uma mesma palavra-chave.

Otimização de imagens do post

Como podemos ver o campo de avaliação indica colocar imagens em um texto, o que é muito importante. O que ele não explica é que essas imagens também podem ser otimizadas para o SEO. Os motores de busca não conseguem ler imagens, mas conseguem ler texto. Para isso temos os atributos alt e title para tags de imagens.

Porém, antes de otimizar qualquer uma das duas coisas é importante que a sua imagem tenha um nome amigável ao ser salva no seu computador. O nome da imagem irá ajudar o Google a indexá-la nos resultados de busca por imagens. Então se a sua imagem é referente à decoração com a cor rosa, por exemplo, o mais indicado é que ela seja salva como “decoracao-com-a-cor-rosa”.

Quando adicionamos uma nova imagem ao post no Worpress, através do botão “adicionar mídia” ele dá diversas opções na lateral direita da tela. Dentre elas Título e Título Alternativo. O primeiro sendo a Tag Title da imagem, e o segundo a Tag Alt. Ambos devem fazer descrições fáceis e simplificadas do conteúdo daquela imagem.

Imagens ajudam no SEO

SEO Avançado

SEO avançado com SEO by Yoast

Aqui o SEO by Yoast permite que sejam feitas otimizações avançadas de SEO. Como definir indexação pelo robots ou uma URL Canônica. Raramente será preciso fazer alguma alteração nesse campo. O mais indicado é deixá-lo da forma como está.

Otimização para as Redes Sociais

Otimização para redes sociais

SEO by Yoast também permite que se altere o título, a descrição e a imagem quando o post for compartilhado nas Redes Sociais. Dessa forma, pode-se fazer uma abordagem diferente para cada uma delas. Isso é essencial, cada meio pede por uma linguagem diferente, porque o comportamento do usuário muda de acordo com o meio.

Assim conseguimos trabalhar de forma mais ampla. Os usuários de cada meio são priorizados e o post consegue atingir mais pessoas. Para saber que linguagem utilizar em cada rede social é preciso saber como seu público se comporta em cada uma delas, mas algo que se encaixa para todas é: nas redes sociais o usuário está relaxado e a procura de entretenimento, a linguagem é leve.

Cuidados Básicos

  • Confira sempre se a palavra-chave foi usada no título, na meta tag description e durante o texto (ou variações dela);
  • Tenha certeza que o Title está aparecendo de forma completa e que ele condiz com o conteúdo do texto;
  • O mesmo vale para a description, ela precisa aparecer de forma completa e também tem que expressar o conteúdo do texto;
  • Checar se a URL do post condiz com o título da postagem e se está amigável para o usuário;
  • Leia sempre as recomendações dadas pelo plugin para ter certeza de que o seu conteúdo está o mais otimizado possível.

Ágatha Pedotte

Estudante de Jornalismo na PUCRS, Linkbuilder e Assistente de SEO na Mateada. Adoro aprender coisas novas, ler livros e assistir séries.

  • Bia

    Parabéns pelo post, duas perguntinhas xD
    1. Na Segunda Aba Lateral: SEO Avançado, sabe dizer se é importante inserir a URL do post (link permamente) no campo URL Canônica?

    2.Qual a finalidade desse campo URL Canônica no Plugin Yoast?
    pergunto, pois no artigo vc afirma que raramente será preciso fazer alguma alteração nesse campo

    • Ágatha Pedotte

      Olá, Bia. Muito obrigada, fico feliz que tenhas gostado do nosso post.

      A URL canônica funciona para mostrar para o Google qual seria a página original de duas páginas semelhantes/iguais. Por exemplo, se tu postar uma promoção no blog e algum tempo depois publicar a mesma promoção com o mesmo conteúdo isso é considerado conteúdo duplicado, o que é negativo para o teu blog. Porém, se tu colocar a URL do primeiro post (ou do post que tu considerar o “original”) no campo de URL canônica do segundo post (ou o que não for “original” sob teu ponto de vista), o Google irá entender que apesar de duplicado, o conteúdo não é prejudicial para os usuários e nem para os buscadores, e irá exibir em seus resultados de pesquisa apenas aquele que é considerado o original. Só vai ser necessário preencher esse campo quando tiveres dois posts iguais ou muito muito muito semelhantes, se não, realmente não precisa. Espero que eu tenha conseguido resolver a tua dúvida 😀

  • Paulo Sergio Mathias

    ótimo..consegui 36mil cliques somente no mês de novembro em meu site..otimizando as postagens…

    http://www.gamesxbuy.com

  • Everton Sousa Mesndes da Silva

    https://uploads.disquscdn.com/images/f689bb883ec141cce10d4e85043b5beb96858c7326f1a8e4da4c11000314eb7a.png NÃO ESTOU CONSEGUINDO DEIXAR ESTA BOLINHA VERDE DO SEO YOAST, PORQUE NÃO CONSIGO VECÊ PODERIA ME AJUDAR, JA VI VARIOS VIDEOS MAS NENHUM ENSINA, GOSTEI DA SUA PAGINA, ESPERO RESPOSTA DESDE JA GRATO The focus keyword doesn’t appear in the first paragraph of the copy. Make sure the topic is clear immediately.

    A palavra-chave de foco não aparece no primeiro parágrafo da cópia. Certifique-se de que o tópico está limpo imediatamente.

  • Olá, comecei a usar faz pouco tempo o wordpress e seu artigo já me ajudou muito a entender o plugin, obrigada.
    Só tenho algumas dúvidas:

    Quando passo meu artigo em um validador de SEO ou mesmo no Search Console ele diz que a meta = author não existe, mesmo que esta informação esteja lá no plugin, aparece no post e tudo mais.
    Também sempre faço marcação de dados para “Artigo” no Search Console depois que publico o post, mesmo assim nunca aparece estas tags.

    Saberia me dizer onde devo atuar.
    Muito obrigada

    Eli Martins
    http://www.ehdecor.com.br

  • Pingback: 6 Vantagens de Usar WordPress - Mateada()

  • Solange Lago

    Amei o post. Vou seguir todas as dicas.

    Solangelago.com

  • Jorge Fernando

    Conteúdo interessante. É bem informativo. Realmente precisamos aprender com estas grandes marcas. Gostaria de deixar o meu link sobre um tema semelhante. O meu site fala da mesma tema total, no caso marketing. http://www.jorgealbues.com