Skip to main content

Como colocar a sua empresa no Google Maps

Trouxemos hoje um passo a passo simples do que você precisa fazer para cadastrar uma empresa no Google Maps e passar a aparecer nos resultados de busca nos mapas para quem está buscando pelos seus serviços/produtos ou pela própria empresa.

Segundo uma pesquisa divulgada em novembro de 2015 pela Nielsen Ibobe, 61% dos brasileiros, mesmo muitos em meio a uma situação econômica precária, possuem um smartphone. E, realmente, pare para pensar: quantas pessoas você conhece que não têm um smartphone e acesso à internet? Com o aumento do acesso a essas tecnologias, uma série de facilitadores entraram na rotina das pessoas.

Além dos aplicativos populares como o Google Maps e o Waze (também do Google), estar marcado no mapa do Google tem um papel importante para o SEO. Com um cadastro feito corretamente e otimizado para buscas, uma empresa pode ser mais facilmente encontrada tanto nos aplicativos para celular quanto em desktops, através do Google Maps e dos resultados orgânicos de busca. É uma parte importante do que chamamos de Local SEO.

Como fazer

Na prática, o que você vai precisar fazer em primeiro lugar é um cadastro no Google Meu Negócio. Use, preferencialmente, uma Google Account que fique sob domínio da empresa, evite fazer esse tipo de cadastro com login de funcionário ou de agência. A propriedade da conta precisa ficar com a empresa para futuras alterações e verificações solicitadas pelo Google.

Passo 1: Acesse o Google Meu Negócio e para iniciar um novo cadastro, primeiro pesquise pelo nome da sua empresa. Essa busca ajuda a identificar cadastros já existentes e, se ainda não houver nenhum, possibilita a inclusão de uma nova empresa como veremos no próximo passo.

aparecer no google maps - passo 1

Passo 2: Inclua uma nova empresa, caso não tenha encontrado a sua empresa na busca anterior. Preencha os dados do formulário corretamente e prossiga.

Obs.: É importante que o endereço informado seja exatamente o endereço em que você quer que a empresa apareça no mapa.

aparecer no google maps - passo 2

Passo  3: Você precisará confirmar o endereço para que o Google tenha certeza da veracidade dos dados, que a sua empresa existe e que o endereço está correto. Para isso solicite o código de verificação pelo correio, no endereço informado no cadastro. Dentro de alguns dias você receberá uma cartinha do Google com o código que você deverá inserir no cadastro.

cadastro no google maps - passo 3

Passo 4: Após a solicitação do código de verificação, confirme que você está autorizado a gerenciar essa empresa no Google Meu Negócio.

cadastro no google meu negócio - passo 4

Passo 5: Após a confirmação anterior, uma página no Google Plus será criada com as informações da sua empresa. Enquanto a confirmação pelo correio não acontecer, uma mensagem destacada em vermelho (como na imagem abaixo) será exibida ao fazer login.

aparecer no google maps - passo 5

Depois destes passos você já tem o cadastro feito. Ainda será preciso aguardar a verificação via correio, mas enquanto isso você já pode ir otimizando o seu cadastro para ganhar relevância e aparecer mais vezes no Maps e nos resultados de busca orgânica.

Otimização do cadastro

É muito importante que você cadastre detalhadamente o maior número de informações possíveis e ainda peça aquela ajudinha para seus clientes avaliarem seu negócio no Google Maps, dando uma nota e escrevendo um review sobre a experiência deles. Isso, além de complementar o cadastro, ajuda na reputação da sua empresa. As pessoas gostam de saber a opinião de outras antes de conhecerem um lugar novo e avaliações verdadeiras dão muita credibilidade ao negócio.

Preencha o horário de atendimento, coloque fotos do lugar e de seus produtos para mostrar um pouco do que as pessoas encontrarão. Categorize muito bem a empresa para que ela seja relacionada a buscas que façam sentido para seu negócio. Em resumo, você precisa levar esse cadastro a sério, deixá-lo bem completo e com informações que reflitam a realidade. Assim, as chances de seu negócio aparecer nas buscas locais aumentam muito.

Como anunciar

Agora que a sua empresa já tem o cadastro aprovado no Google Meu Negócio e as informações já estão completas e otimizadas para favorecerem o SEO, você pode começar a apostar em mais uma forma de ampliar a visibilidade da sua empresa: Anunciar no AdWords Express!

O AdWords Express oferece uma maneira simplificada de fazer anuncios locais no Google sem que você precise dar uma grande atenção para manutenção da conta, como acontece no AdWords tradicional. A própria ferramenta gerencia de forma automática os melhores momentos e locais para exibir seus anúncios, você só precisa definir o investimento e colher os resultados.

Os anúncios serão exibidos nos resultados de busca tanto em desktops quanto em celulares, no Google Maps e em sites parceiros do Google para pessoas que estão próximas a sua região.

Adwords Express no Google Maps

Assim como no Google AdWords, é o anunciando quem define o orçamento e também só paga quando alguém clica no anúncio. Ou seja, a cobrança só acontece quando efetivamente alguém se interessa pelo negócio a ponto de clicar no anúncio para conhecer melhor. E mais um ponto bem interessante é que se a empresa não tem um site, ainda assim é possível anunciar usando a página do Google+ (o que mais do que nunca exige que você se esforce em deixar o cadastro e as informações super completas).

Como analisar os resultados

O próprio Google Meu Negócio possui uma ferramenta de análise, o Insights,  que mostra quantas vezes o negócio foi visualizado e clicado, tanto no Maps quanto nos resultados de busca, além da página do Google+. Ela também mostra informações de quantas pessoas solicitaram rota de carro e quantas clicaram no número de telefone. São boas informações para acompanhar o desempenho da empresa no Google Maps.

Google Meu Negócio Insights

É importante analisar essas informações e ir otimizando seu cadastro, sempre monitorando se as alterações terão efeito positivo. As informações dessa ferramenta não são tão ricas quanto os relatórios do Google Analytics é claro, mas como o próprio nome sugere, são bons insights para medir resultados.

Sua empresa no Google Maps

Estar presente na internet e nos recursos e aplicativos mais populares é importante para a presença online de uma empresa. E, como você pode ver, com alguns passos simples e sem gastar nada (a não ser que você anuncie no AdWords Express), é possível estar presente em uma das ferramentas mais populares do Google, o Google Maps.

Como última dica, recomendo esse vídeo que eu e o Denis gravamos para o Canal da Mateada no Youtube em que falamos sobre Marketing Digital para Pequenos Negócios. Além de Google Meu Negócio falamos sobre mais estratégias simples para usar recursos do marketing para melhorar a visibilidade de uma empresa na internet.

#dica final

Para não esquecer de nenhum detalhe de como colocar a sua empresa no Google Maps, fica um checklist resumido:

  • Cadastrar a empresa no Google Meu Negócio;
  • Otimizar o cadastro completando o maior número possível de informações;
  • Anunciar no AdWords Express e ampliar a visibilidade do negócio (opcional);
  • Analisar os resultados através do Insights do Google Meu Negócio;
  • Manter o cadastro atualizado e revisar sempre as informações e resultados.

 

Carina Andrade

Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos, cursando MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach na Unilasalle. Apaixonada por Marketing Digital, cachorros e unhas & esmaltes. Trabalhava como programadora PHP até ser gentilmente convidada pelo meu irmão para ser sócia da Mateada, que hoje faz meus dias mais felizes :)