A dúvida é comum: será que meu anúncio está aparecendo no Google? O problema está em quando resolvemos tirar a nossa dúvida utilizando a página de pesquisa do Google para achar nosso anúncio. Fazer isso repetidas vezes é ainda pior.

Conheça o índice de qualidade do Google Ads

O índice de qualidade é um atributo criado pelo Google para medir a relevância dos anúncios e a experiência do usuário em relação à palavra-chave. À cada palavra-chave de uma campanha, o Google Ads atribui uma nota de 1 a 10. Diferentes fatores são levados em consideração, como: página de destino, relevância do anúncio, CTR e outros pontos menos importantes.

O índice de qualidade é um fator determinante no leilão, quanto maior ele for menos você precisará pagar por cada clique. Então manter a atenção a esse fator é de extrema importância.

Para ver o índice de qualidade das suas palavras-chave posicione o cursor do mouse sobre o ícone presente na coluna de Status da palavra-chave. Você verá essa informação, como nesse exemplo:

Índice de Qualidade do Google Ads

Pesquisar e não clicar diminui o CTR

CTR é um indicador da frequência com que as pessoas que visualizam o seu anúncio clicam nele. Para o Google, esse é um dos indicativos da qualidade dos seus anúncios e pode afetar os custos e a posição do seu anúncio nos resultados de pesquisas.

Logo, quando buscamos o nosso anúncio, apesar de não clicarmos “para não gastar”, estamos prejudicando a conta, pois estamos simulando o comportamento de uma pessoa que viu o anúncio, mas não clicou.

Se estamos logados no Google, é pior ainda

O Google está cada vez mais favorecendo resultados de pesquisas únicos, baseado em diversos fatores do nosso comportamento e isso se torna mais evidente quando estamos logados. Ao pesquisar repetidamente nossas palavras-chave, se não clicamos no anúncio, o Google entende que não temos interesse naquele anúncio e simplesmente deixa de exibí-lo para você.

A solução existe: Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios!

Para solucionar este problema dos anunciantes, o Google criou a Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios. Acesse a ferrameta por esse link ou vá em sua conta Google Ads e acesse a guia “Ferramentas” no topo da página, clique na última opção “diagnóstico e visualização de anúncios”.

diagnóstico e visualização de anúncios

Com essa ferramenta é possível pesquisar quantas vezes quiser sem acumular impressões. Ela ainda oferece um diagnóstico se a palavra está aparecendo ou não e qual o motivo: falta de orçamento, palavras-chave negativas, segmentações.

Você ainda pode alterar o domínio (do Google), idioma, local e dispositivo da pesquisa.

ferramenta de diagnóstico e visualização de anúncios

O resultado da ferramenta é exatamente igual ao que aparece no Google?

Nem sempre. O Google reserva o direito de mostrar ou não algumas coisas em cada pesquisa (dependendo da relevância do anúncio), como extensões de sitelink e telefone.  Além disso, o posicionamento pode variar um pouco e a URL de visualização pode ficar abaixo do título ou ao lado, dependendo do resultado.

E quanto aos anúncios da Rede de Display e Vídeo?

A Ferramenta de Diagnóstico e Visualização de Anúncios só funciona para simular a página de resultados de pesquisa do Google. Para saber se os seus anúncios de display e vídeo estão aparecendo da rede de display do Google e Youtube, é preciso verificar as estatísticas da conta como impressões e cliques no mesmo dia.

Conclusão

Usar a ferramenta de diagnóstico e visualização de anúncios é a melhor maneira de confirmar se os seus anúncios estão aparecendo no Google sem afetar os seus resultados. Melhor ainda se você estiver logado, pois no caso do seu anúncio não estar aparecendo, o Google informará o motivo e será muito mais fácil resolver o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso