Entender claramente a diferença entre os resultados orgânicos, ou naturais, do Google e os resultados de anúncios pagos é muito importante para quem quer atrair mais clientes através do buscador. As formas de aparecer mais vezes e melhor posicionado nas pesquisas são diferentes em cada caso. Dependendo da estratégia de Marketing Digital utilizada pode ser mais importante investir em um ou em outro.

Visualmente os resultados pagos, gerenciados através do Google AdWords, aparecem acima dos resultados naturais com a identificação de Anúncio.

Resultado de busca do Google com anúncios e resultados orgânicos

Além do visual, a grande diferença entre eles é que os resultados orgânicos são classificados pelo Google conforme sua relevância e popularidade avaliada por seus robôs de busca. Não é preciso cadastro ou investimento, os resultados aparecem naturalmente. Já os anúncios, chamados de links patrocinados, são exibidos pelo sistema do Google AdWords levando em conta a relação do anúncio com a pesquisa realizada e as configurações feitas pelo anunciante na ferramenta. O custo varia conforme a busca realizada e a cobrança acontece somente quando um usuário clica no anúncio.

Como um site aparece nos resultados orgânicos?

Se um site é totalmente acessível para o Google, possui bom conteúdo e boa popularidade na internet, ele poderá aparecer naturalmente nos resultados orgânicos. Para preparar o site e aumentar seu potencial para aparecer mais vezes nos resultados de busca orgânica, profissionais de Marketing Digital aplicam técnicas de SEO (Search Engine Optimization) como uma forma de estratégia. Mas desse modo não há controle sobre quais páginas irão aparecer e nem como o resultado será exibido nas buscas. Tudo fica a critério do próprio Google.

E como funcionam os resultados de anúncios?

Os anúncios pagos são utilizados para garantir uma visibilidade maior nos resultados de busca. A ferramenta de anúncios permite escolher em quais tipos de busca aparecer, em quais horários, locais e o exato conteúdo a ser exibido. Os anúncios aparecem no topo dos resultados, acima até mesmo dos orgânicos. Todas as impressões, os cliques e o valor gasto são monitorados pelo anunciante no Google AdWords, o que permite maior controle e constante otimização.

É preciso levar em consideração o comportamento de busca

Quando faz uma pesquisa no Google, o usuário espera uma resposta direta e objetiva. Por isso o sucesso dos anúncios no AdWords está ligado à relevância dos anúncios para a busca realizada. Anunciar um tênis para quem pesquisa por perfume não faz nenhum sentido, por isso é importante ter uma estratégia bem definida do que anunciar e como anunciar.

Para anunciar em links patrocinados é fundamental conhecer bem o público-alvo que se pretende atingir e entender de que maneira esse público pesquisa pelo produto ou serviço, dessa forma é possível criar anúncios mais eficientes.

Também é importante salientar que grande parte dos usuários considera os primeiros resultados do Google como os melhores para sua busca e dão mais credibilidade a eles. Estar entre os primeiros junto a grandes concorrentes pode atrair o potencial cliente.

Qual dos dois é melhor para promover um site?

O melhor é ganhar visibilidade das duas formas, aparecendo nos resultados orgânicos e também nos pagos. Isso porque eles se complementam, de forma que o anunciante pode promover nos links patrocinados aqueles produtos ou serviços que não aparecem naturalmente bem posicionados nos resultados orgânicos.

Para quem quer mais competitividade os anúncios pagos devem fazer parte da estratégia, mas como forma de diminuir o investimento em AdWords ao longo do tempo é importante também trabalhar para atrair clientes pelos resultados naturais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso