O que significa podcast?

O que é podcast - Imagem de capa

Os podcasts estão entre os formatos de conteúdo mais consumidos da internet, tanto que 40% dos internautas já ouviram ao menos um episódio na vida. Mesmo assim, com toda essa popularidade, uma parcela significativa de brasileiros (32%, para ser exata) ainda não sabe sequer o que significa podcast¹.

Para entender do que se trata essa mídia que vem ganhando cada vez mais espaço, precisamos entender primeiro como ela surgiu. É justamente isso que eu vou contar para você nesse post!

E um spoiler: no final, tem dicas de programas ótimos para quem quer começar a se familiarizar com o formato 🙂

Primeiro de tudo: o que é um podcast?

Os podcasts são programas em áudio que podem ter várias durações e formatos diferentes. Para o ouvinte, uma das grandes vantagens desse tipo de conteúdo é a possibilidade de ouvir quando quiser, onde quiser, diretamente pelo celular.

Exceto em casos de programas de notícias, como os que são produzidos por veículos jornalísticos, os podcasts geralmente são atemporais. Isso significa que um programa lançado hoje ainda poderá ser relevante daqui a seis meses, um ano ou mais.

Quem manja dos conceitos de marketing de conteúdo já sacou que os podcasts são um tipo de conteúdo evergreen, que continua tendo valor mesmo depois de um longo período de tempo 😉

Como surgiram os podcasts?

Os podcasts surgiram através do iPodder, um aplicativo criado em 2014 que possibilitava o download instantâneo de transmissões em áudio através de um feed RSS que ia direto para o iPod.

Tanta gente curtiu a ideia que, um ano depois, a Apple lançou uma atualização revolucionária para o iTunes, tornando os podcasts nativos dentro da biblioteca do usuário. De lá para cá, esse tipo de conteúdo só vem se popularizando cada vez mais!

O próprio Spotify, uma das principais plataformas de streaming (que muito provavelmente tá aí, baixada no seu celular!), investe pesado na divulgação de produtos em áudio desde 2018 e relata um crescimento de audiência de 20% ao mês² 😵

E isso não vem só da parte dos ouvintes: criar podcasts já se tornou uma ótima estratégia para empresas que reconhecem a importância do marketing de conteúdo. Ou seja, os dois lados já perceberam o quanto essa mídia só tem a crescer!

O que significa podcast?

Agora que você já sabe como surgiu esse tipo de conteúdo, provavelmente já entendeu de onde vem a palavra podcast. É da junção do prefixo pod, de iPod, com o sufixo cast, da palavra broadcast (que significa “transmissão” em inglês).

Hoje em dia, os podcasts não se restringem aos iPods ou mesmo aos dispositivos móveis, sejam celulares ou tablets. Você pode ouvir o seu programa favorito em basicamente qualquer aparelho com acesso à internet e um meio de transmitir o áudio, como uma caixa de som ou um fone de ouvido.

Por que os podcasts são tão populares?

Ok, você já entendeu que os podcasts estão cada vez mais populares no Brasil: mas qual é o motivo de tanto hype? A questão é que as vantagens desse tipo de conteúdo vão muito além da facilidade de consumo. Além de serem super práticos, os podcasts também:

  • tratam de temáticas nichadas, satisfazendo os gostos de públicos específicos e abordando assuntos alternativos com mais profundidade;
  • são produzidos em vários formatos diferentes, que podem ser mais próximos ou mais distantes dos programas de rádio tradicionais;
  • integram as estratégias de conteúdo de marcas, atraindo potenciais leads e ajudando a tornar a empresa uma referência na sua área;
  • geralmente, não possuem propagandas intromissivas e desconfortáveis que atrapalham o fluxo do programa e são repetidas várias vezes ao dia;
  • podem ser encaixados em diversos momentos do dia a dia do ouvinte, já que existem programas de poucos minutos até horas e horas.

Como ouvir um podcast?

Já se foram os tempos onde você precisava fazer configurações complicadas de feed RSS para acompanhar seus podcasts preferidos. Hoje em dia, ouvir um podcast é tão fácil quanto escutar música.

Para a felicidade de quem não desgruda do fone de ouvido quando tem episódio novo (como eu 😛), quase todos os programas estão disponíveis nas plataformas de streaming mais conhecidas, como Spotify e Amazon Music.

Além disso, existem aplicativos específicos para ouvir e conhecer novos programas, como o Apple Podcasts e o Google Podcasts. O CastBox, por exemplo, é uma opção muito legal para quem quer interagir com outros usuários, já que permite fazer e acompanhar comentários sobre episódios que foram lançados recentemente.

Por fim, não dá para deixar de indicar o YouTube, que também é um baita lugar para ouvir podcasts. Em muitos casos (como no canal do Mateada Podcast, que tá fazendo uma segunda temporada incrível com uma produção show de bola por lá), a imagem traz a própria gravação do episódio, que você pode sentar para assistir como um programa de entrevistas.

Outras opções de aplicativos

É bom lembrar que esses que eu falei aqui em cima não são as únicas opções de plataformas para ouvir podcast, né? Essa escolha vai depender muito da sua preferência pessoal e, também, de onde seus programas preferidos estão disponíveis.

Separei mais algumas opções que você pode testar para decidir qual a melhor para você. É só jogar o nome na loja de aplicativos do seu celular para saber mais sobre cada uma delas. Ah, e também já indiquei quais estão disponíveis para Android e iOS para facilitar a vida 😉

  • Podcast Addict (Android)
  • Overcast (iOS)
  • The Podcast App (Android e iOS)
  • TuneIn (Android e iOS)
  • WeCast (Android e iOS)
  • Pocket Casts (Android e iOS)
  • Player FM (Android e iOS)
  • PodBean (Android e iOS)

Estou pensando em fazer um post com uma explicação mais detalhada sobre essas plataformas, fazendo comparativos de acordo com as funcionalidades mais legais de cada uma delas. Se você curtiu a ideia e gostaria de ler esse conteúdo, comenta aqui embaixo para eu saber!

Quais os melhores podcasts para começar a ouvir?

Uma das dúvidas mais manjadas de quem quer começar a ouvir podcasts é justamente por onde começar. A questão é que não existe apenas uma resposta certa: o melhor podcast para você vai ser o que tiver mais a ver com as temáticas e formatos que você curte escutar.

E, isso, só tem como saber descobrindo vários programas diferentes! Então, não desiste dos podcasts só porque você ouviu um ou dois episódios e não curtiu muito: pode ser que a sua praia não seja aquele formato específico, mas outro que tá só esperando o seu play no aplicativo 🤩

Mesmo assim, se você quiser umas ideias, eu fiz um post sobre podcasts brasileiros e separei vários programas legais para divertir, inspirar, aprender ou estar informado. Dá uma olhada lá e depois me conta qual o que você mais gostou!

Além de explicar o que significa podcast com clareza, espero que esse post também tenha acendido a sua curiosidade para saber mais sobre os podcasts e começar a construir sua própria biblioteca de programas. Até a próxima! 👋

Referências

¹ Quatro em cada dez internautas já ouviram podcast no Brasil, revista Piauí.
² Mercado de podcasts evolui e fomenta novos negócios, Meio e Mensagem.

Escreva um comentário