Analista de SEO

* Este conteúdo foi atualizado em janeiro de 2022.

A importância de fazer seu site ser encontrado na internet de forma orgânica, ou seja, sem você estar pagando por cada visita que chega nele, já é motivo suficiente para mergulhar no mundo de SEO.

Acontece que essa é apenas uma das vantagens da otimização dos sites para buscadores.

Tanto é verdade que nos últimos 12 meses, só no Brasil, o número de pessoas que usaram o próprio Google para pesquisar como fazer SEO aumentou em 23%¹.

Crescimento de buscas pelo termo "Otimização de Sites"

Você deve estar pensando que, neste último ano, todos estão falando muito mais sobre o assunto e, certamente, você pode ter ouvido ou lido mais sobre o tema recentemente, mas esse dado é constante.

Isso quer dizer que o interesse pelo assunto se manteve, ao longo desse período, sempre em alta.

Bom, então, se as pessoas estão aprendendo mais sobre SEO, quer dizer que fazer a otimização do site “em casa” (ou seja, dentro da própria empresa) é a melhor opção? Vamos esclarecer isso de uma vez por todas!

O que faz o Analista de SEO in-house?

Como mencionamos antes, quando esse trabalho é feito dentro da própria empresa, chamamos de “SEO feito em casa”.

Uma das grandes vantagens de se fazer SEO “em casa” é que a oportunidade que o profissional tem de se aprofundar e conhecer melhor a empresa. Ou seja, dedicar 100% do seu tempo de trabalho a um único negócio.

Não há nada mais positivo que saber por onde começar, no que vale a pena investir o tempo de análise e o que é mais prioritário para a fase atual da empresa. Sem contar que isso é praticamente inato, natural tanto para o profissional de SEO quanto para outros colaboradores que se envolvem nessa área.

Logo, não precisa daquele tempo extra que outra pessoa, que não tem contato direto com o negócio, utilizaria para estudar a empresa. A imersão! Sendo assim, tudo o que um Analista de SEO in-house precisa para começar, de fato, é entender de otimização de sites.

Qualquer pessoa do marketing de uma empresa pode fazer SEO?

Bom, todos sabemos o quão alto é o investimento de qualificação para uma especialidade, certo? E nada mais justo, afinal é algo que vai mudar sua vida de forma significativa.

Aprender como fazer SEO não poderia ser diferente: requer um bom investimento, seja de tempo para estudar por contra própria e testar na prática, ou pagar cursos. Mas, assim como qualquer outra área, a dedicação e o empenho são os responsáveis por colocar algo em prática.

Depois desse primeiro momento de aprendizagem, vem a parte de aplicar esse conhecimento no site de fato.

Então, se for considerado que uma pessoa do setor de marketing (que ainda não tem essa especialidade) terá que aprender tudo, e todos estiverem ok com isso, é possível sim. Entretanto, um profissional de marketing de outras áreas não tem, necessariamente, conhecimento e prática para fazer SEO.

Vale a pena contratar um Analista de SEO?

Por outro lado, também há a opção de contratar um profissional de SEO para cuidar de todas as demandas de otimização de um site e performance orgânica. Essa estratégia é muito válida, mas nesses casos, vale pontuar que é importante ter cuidado com a escolha do profissional responsável pelas atividades.

Isso porque a prática não é tão linear como a teoria. Ou seja, o resultado do SEO aplicado por alguém que só tem o conhecimento teórico, mas não o prático, será menor do que alguém mais experiente na área.

Entretanto, existe o investimento necessário para ter um especialista em SEO. O legal é separar a verba disponível para esse cargo e procurar o nível do profissional de acordo com a realidade da sua empresa.

Por exemplo, existem analistas de SEO júnior, pleno e sênior.

Além do profissional de SEO na empresa, você precisará de um time de diversas áreas complementares para trazer bons resultados. Para se ter uma ideia na quantidade de especialidades envolvidas em um projeto de otimização, é necessário minimamente de:

  • um Analista de SEO;
  • um analista técnico;
  • um analista de link building (responsável em aumentar a popularidade do site);
  • um analista de conteúdo.

O que faz o Analista de SEO em uma agência?

Já o SEO desenvolvido em agência, conhecido como “SEO tradicional”, é exatamente o inverso do anterior.

Isso porque as agências especializadas em marketing de busca, como o próprio nome diz, já possuem a equipe completa, com as pessoas necessárias para um projeto de qualquer tamanho.

Ao acompanhar os resultados de cada estratégia implementada, a agência consegue redirecionar os esforços para especialistas diferentes e alcançar melhores resultados. Mas, como disse antes, é exatamente o inverso do SEO in-house, logo, a grande vantagem de um é a desvantagem de outro.

O fato da agência não ser a dona do negócio e não conhecer o site tão bem implica que seja realizado um estudo sobre o universo que abrange cada novo cliente.

Isso significa muito tempo destinado a pesquisas rotineiras, planejamentos frequentemente realinhados, etc. Ou seja, muitas horas, de muitos agentes envolvidos, em torno de conhecimentos além da aplicação prática de SEO para o site.

Aliás, fica uma dica nesse ponto: se o SEO é ofertado por uma empresa de marketing e tem um investimento periódico super baixo, desconfie! Porque, com toda certeza, alguns dos pontos que citei não estão sendo feitos (na maioria das vezes, alguns não são feitos e outros feitos sem qualidade).

Vantagens do Analista de SEO em agências

Ademais, outro fator que agrega no valor final de um Analista de SEO são as atualizações periódicas. Pense assim: quantas vezes o Google, o principal motor de buscas da Internet, já mudou desde que você foi apresentado à ele?

A cada nova funcionalidade que vai ao ar, implementação ou melhoria na usabilidade, muitas coisas mudam. Isso quer dizer que muda também a forma de fazer SEO. Para você ter uma noção, o Google chega a alterar seu algoritmo de pesquisa de 500 a 600 vezes por ano, mesmo que sejam pequenas mudanças.

Por isso, em um ambiente onde todos os profissionais envolvidos são constantemente atualizados sobre as tendências e novas técnicas (como na agência), é muito mais natural para o Analista de SEO se manter atualizado e sempre aprendendo mais.

Conclusão

A escolha do Analista de SEO, tanto do ponto de vista do empregador quanto do colaborador, depende dos objetivos e das preferências relativas ao modo de trabalho.

Dicas para um Analista de SEO

Se está no início da carreira ou quer aprender e ganhar experiência de mercado, o ideal é a agência.

Em um ambiente assim, o analista tem contato com outros profissionais da própria área (muitas vezes profissionais sênior, que possuem bastante bagagem e podem ensinar) e também de áreas complementares do marketing digital, o que auxilia a ter uma visão mais geral de como diferentes estratégias podem ser utilizadas em conjunto.

Para profissionais com mais bagagem, que estão mais avançados na carreira ou buscam autonomia e protagonismo para tocar seus próprios projetos, trabalhar in-house pode ser a melhor opção.

Geralmente, se tem maior liberdade para definir uma direção para o trabalho, mas precisa de uma maior visão de como as coisas funcionam, especialmente se a equipe de marketing é pequena e se é o único (ou um dos poucos) analistas dedicados a marketing digital.

Dicas para quem procura um Analista de SEO

De fato, o que vai guiar sua decisão é o quanto você tem a investir e o que você espera da sua performance orgânica nos buscadores. Ter um especialista em casa demanda um investimento maior, porém ele estará dedicado 100% a você e sua empresa.

Contar com uma agência é um investimento mais acessível e você conta com o suporte de uma equipe qualificada para levar o projeto em frente. Porém, tenha ciência que o tempo desses profissionais não é exclusivo para sua empresa.

¹ Google Keyword Planner (Agosto/2020).
² Google Algorithm Update History (Moz).

2 comentários
  1. Adorei o artigo muito bem explicado na minha opinião SEO e o coração do seu site ou blog portanto se você não tem conhecimento em SEO procure uma agência de marketing digital mais se você quiser aprender SEO para fazer em casa procure um bom curso de SEO.

  2. Gostaria de fazer uma parceira contigo. Qualquer coisa, pode entrar em contato através do meu site.
    Tenho conteúdo bons igual ao seu rsrs. Trabalho com SEO também. Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso