Skip to main content

Marketing Digital: Investimento ou Custo?

O ano de 2016 não tem sido fácil para muitas empresas, que têm observado seus resultados financeiros serem afetados em virtude do cenário de instabilidade da economia atual brasileira. É aceitável que essa situação leve empresários a repensarem estratégias, cortando custos e reduzindo gastos dentro dos seus negócios. Porém, o grande erro de percepção acontece quando há uma visão distorcida do papel do marketing digital dentro das empresas, que muitas vezes é visto como custo ao invés de investimento.

Saia na frente dos seus concorrentes

Os empreendedores que vão ao sentido contrário dessa tendência antecipam-se frente à concorrência. Muitas empresas já estão obtendo sucesso investindo em Inbound Marketing – ou como é conhecido, novo marketing, que define estratégias para atrair a audiência ideal, e posteriormente transformá-la em oportunidades de negócios.  Baseado nisso, cria-se um ativo digital crescente para as empresas, ou seja, atraem-se mais novos clientes.

Não estou sugerindo que não ocorra a preocupação de avaliar qual orçamento há disponível para investimento. Entretanto, meu  alerta é que as empresas se utilizem do marketing digital como efetiva ferramenta estratégica. É preciso incorporá-lo no DNA do negócio. Para daí, utilizado da maneira correta, representar real ganho efetivo. Este investimento assegura um custo-benefício vantajoso. A relação é proporcional, quanto maior o investimento, maiores serão as chances de aumentar o lucro da sua empresa.

Qualidade e mensuração dos resultados

Cada ação de marketing deve ser vinculada a um retorno de investimento. Preocupe-se constantemente com o índice de qualidade das campanhas desenvolvidas. Os objetivos devem ser claros e as métricas serão aquelas que permitirão a mensuração de todos os resultados, ou seja, se as campanhas atingiram ou não os objetivos estabelecidos. Além disso, todas as estratégias online oferecem métricas de análise eficazes e realistas, como, por exemplo, número de conversões, custo por conversão, número de visitantes, e taxas de cliques.

Quase todo mundo pesquisa no Google

Outro fato que não podemos desconsiderar é que no Brasil mais de 90% das pessoas que tem acesso a internet usam o Google para pesquisar produtos e serviços . Aparecer em boas posições nos resultados de pesquisas atualmente não é mais diferencial e sim pré-requisito.

Para empresas que investem em estratégias como SEO (Search Engine Optimization) e links patrocinados, reforço que o baixo investimento dos concorrentes é um fator positivo, pois permite maior destaque para suas marcas, mais sucesso nas estratégias e retorno mais rápido.

Pulo do gato

Quando o assunto é marketing digital, são inúmeros os canais de comunicação que o público ideal pode estar presente. Meu conselho é que seja identificada qual a fonte de tráfego que traz mais clientes para a sua empresa. Além disso, devemos ver o marketing como uma bússola, orientada para o mercado, em prol das reais necessidades dos clientes. Transforme seu negócio numa empresa mais competitiva, ágil e versátil.

Vanessa Gonçalves

Sou jornalista e pós-graduada em Marketing Digital pela Uniritter. Ex intercambista, alucinada por viagens, livros, gastronomia e maquiagem. Integrante do departamento comercial da Mateada e apaixonada pelo universo digital.