Estou feliz em trazer para vocês uma lista muito rica de dicas de livros de marketing digital para quem trabalha ou se envolve de alguma maneira com o marketing de uma empresa.

Aqui, você vai encontrar uma coletânea feita pela equipe da Mateada, com os livros que agregam muito aprendizado para a sua vida profissional. Separamos a nossa lista em diversas categorias que são relacionadas direta ou indiretamente ao marketing digital.

Escolha a categoria que você tem mais interesse e boa leitura!

Visão geral sobre Marketing Digital

Capa do livro Marketing 4.0,
1 – Marketing 4.0 – Do tradicional ao digital: é claro que o pai do marketing, Philip Kotler, não ficaria de fora. Esse livro foi escrito por ele em colaboração com Hermawan Kartajaya (fundador e CEO da MarkPlus) e Iwan Setiawan (executivo-chefe de operações da MarkPlus). Os três autores te ajudam a entender o consumidor na era digital e como sua empresa deve utilizar novas métricas e estratégias de marketing.

Capa do livro Marketing na Era Digital.
2 – Marketing na Era Digital: uma das profissionais mais influentes em marketing digital aqui no Brasil, Martha Gabriel, traz nesse livro o cenário de transição do marketing tradicional para o digital, destacando a sua importância em uma linguagem bem objetiva.

Capa do livro Os 8 Ps do Marketing Digital.
3 – Os 8 Ps do Marketing Digital: esse é um dos livros de marketing digital mais vendidos no nosso país, pois mostra um passo a passo para que profissionais consigam ter sucesso com suas estratégias no ambiente online. Escrito pelo brasileiro Conrado Adolpho, criador do método 8 Ps, empreendedor e especialista em impulsionar micro e pequenas empresas.

Capa do livro A Cauda Longa.
4 – A Cauda Longa: tudo começou quando Chris Anderson, autor deste livro e editor chefe da revista Wired, publicou um artigo que ficou bastante conhecido por falar sobre o fenômeno da cauda longa. O livro é muito bom para entender melhor o conceito de cauda longa e como usar essa oportunidade para sua empresa.

Capa do livro Permission Marketing.
5 – Permission marketing: o autor desse livro é Seth Godin, fundador e CEO da Yoyodyne, uma das primeiras companhias de marketing online, mais tarde vendida ao Yahoo!. Seth Godin mostra nesse livro como vale mais a pena focar suas ofertas de produtos e serviços apenas em pessoas que têm potencial alto de realizar uma compra, evitando mensagens inoportunas para aqueles que apresentam baixo interesse.

Capa do livro As Armas da Persuasão.
6 – As Armas da Persuasão: o professor de Psicologia e Marketing na Universidade do Estado do Arizona, Robert Beno Cialdini, proporciona uma leitura muito boa para quem trabalha com produção de conteúdo. Mas os ensinamentos dele são úteis para qualquer área do marketing digital, já que você pode aproveitar as técnicas de persuasão abordadas para aplicar também em construção de sites, redes sociais, anúncios, e-mails e outros.

Capa do livro Marketing na Era do Google.
7 – Marketing na era do Google: a autora desse livro, Vanessa Fox, é consultora em otimização de mecanismos de busca. O livro fala sobre a revolução causada pelos mecanismos de busca, principalmente o Google, e como aproveitar esse fenômeno em suas estratégias de negócio. Não somente buscar pelo melhor posicionamento e anúncios de venda direta, mas como oportunidade de engajamento para alcançar potenciais clientes.

Livros sobre Planejamento

Capa do livro Planejamento Estratégico Digital.
8 – Planejamento Estratégico Digital: O sucesso de qualquer ação de marketing digital está diretamente ligado ao planejamento. Por isso, nada melhor do que começar essa lista com uma dica sobre isso. Esse livro foi escrito pelo brasileiro Felipe Morais, uma das maiores referências em planejamento no Brasil. É realmente um conteúdo muito bom e importante para planejar as ações da sua empresa na internet.

Livros sobre Inbound Marketing

Capa do livro Inbound Markering Seja Encontrado Usando.
9 – Inbound Marketing ‑ Seja Encontrado Usando o Google, a Mídia Social e os Blogs: livro escrito por Brian Halligan e Dharmesh Shah, que foram as pessoas que iniciaram o conceito do Inbound Marketing moderno quando fundaram a empresa HubSpot, que você já deve conhecer. Este livro é perfeito para ensinar como as plataformas do Google, os blogs e redes sociais podem ser usadas para promover seu negócio.

Livros sobre Marketing de Conteúdo

Capa do livro Marketing de Conteúdo Épico.
10 – Marketing de Conteúdo Épico: escrito por um dos principais especialistas do mundo em marketing de conteúdo, Joe Pulizzi (empreendedor, palestrante, autor e podcaster. Ele é o fundador de várias startups, incluindo o Content Marketing Institute – CMI). O livro explica a lógica de atrair clientes e possíveis clientes com informações que despertem interesse.

Capa do livro Conteúdo S.A.
11 – Conteúdo S.A.: outra obra de Joe Pulizzi que vale muito a pena ler para entender mais sobre o poder que o conteúdo têm em um cenário onde os comerciantes e empresários insistem em se manter apenas em modelos tradicionais de marketing, muitos deles que não trazem mais resultados.

Capa do livro Marketing de Conteúdo a Moeda do Século XXI.
12 – Marketing de Conteúdo – a Moeda do Século XXI: livro escrito pelo brasileiro Rafael Rez, profissional que é referência no Brasil quanto ao marketing de conteúdo e fundador da Web Estratégica. É um ótimo material para entender o comportamento dos consumidores e como o marketing de conteúdo usa esse entendimento para gerar resultados e alavancar o crescimento de um negócio.

Capa do livro Regras de Conteúdo.
13 – Regras de Conteúdo: os nomes Ann Handley e C.C. Chapman são influentes dentro do marketing digital no mundo. E esse material conta com a experiência profissional de ambos e é muito legal pois ensina de um jeito bem prático como acertar no conteúdo escrito, adaptando-o para cada plataforma, como redes sociais, blogs e outros.

Capa do livro Everybody Writes.
14 – Everybody Writes: este livro ainda não possui versão traduzida para o português, mas se você é bom em inglês a dica está valendo, pois também se trata de um best-seller de Ann Handley. A autora traz várias dicas de como atrair clientes com seu conteúdo em diversos âmbitos da internet.

Capa do livro Obrigado pelo Marketing.
15 – Obrigado pelo Marketing: esse livro não poderia faltar aqui, pois foi escrito por Vitor Peçanha, cofundador da maior empresa de marketing de conteúdo do Brasil, a Rock Content. Vitor Peçanha compartilha com aqueles que querem ser profissionais de marketing digital todos os ensinamentos e experiências que fizeram o seu negócio crescer tanto e se tornar referência no Brasil.

Livros sobre Copywriting

Capa do livro Webwiriting Redação para Mídia Digital.
16 – Webwriting – Redação para mídia digital: o autor, Bruno Rodrigues, foi o primeiro a escrever um livro sobre Webwriting na língua portuguesa! Esse livro é a sua terceira obra e procura responder as perguntas mais comuns entre redatores, como “existe diferença entre escrever para o meio impresso e o meio online?” ou “como a palavra se relaciona com a imagem em um ambiente onde a convergência de mídias é a regra?” e outras mais.

Livros sobre SEO

Capa do livro A Arte do SEO.
17 – A Arte do SEO: os autores Eric Enge, Stephan Spencer, Rand Fishkin e Jessie C. Stricchiola são renomados especialistas em otimização de mecanismos de busca que se uniram para escrever um livro que traz diversas técnicas e passo a passo das etapas de cada estratégias. E na opinião do pessoal de SEO aqui da Mateada, esse é o conteúdo mais importante e completo sobre o assunto.

Capa do livro Introdução ao SEO.
18 – Introdução ao SEO: criado por Aravind Shenoy, escritor técnico, e Anirudh Prabhu, desenvolver de UI. É um livro de fácil compreensão e te introduz rapidamente ao conceito de SEO e as técnicas mais usadas. Se você quer começar seus estudos sobre otimização de mecanismos de busca, esse livro é um bom ponto de partida.

Livros sobre Redes Sociais

Capa do livro Nocaute.
19 – Nocaute: estamos falando aqui do livro de Gary Vaynerchuk, o fundador da VaynerMedia e um dos especialistas mais renomados de marketing digital atualmente. O livro trata as redes sociais com um ringue pois os clientes não se importam em compartilhar suas verdadeiras opiniões das marcas. Também mostra como interagir com clientes nessas redes, exemplificando com casos que deram certo e outros que foram um erro.

Capa do livro Facebook Para Negócios.
20 – Facebook para Negócios: o autor Luciano Larrossa é um dos maiores especialistas em Facebook Ads em língua portuguesa. Esse livro é um dos mais atuais sobre o Facebook como ferramenta de marketing e traz muitas informações de como transformar o perfil da sua empresa em mais uma oportunidade de vendas.

Livros sobre Conversão

Capa do livro Você deve Testar.
21 – Você deve Testar: obra de Chris Goward, fundador e CEO da WiderFunnel, agência especializada em otimização de conversão que conquistou resultados impressionantes para marcas famosas, como o Google e o eBay. Com essa leitura você aprende muito sobre o conceito de otimização de conversão, como realizar testes e desenvolver estratégias para transformar os visitantes do seu site em clientes.

Capa do livro Não me Faça Pensar.
22 – Não me faça pensar: o arquiteto de informações e experiência do usuários, Steve Krug, foi o autor da obra que é considerada a maior referência em usabilidade e conversão. O livro traz informações úteis e dicas práticas para qualquer pessoa que trabalhe com internet e marketing digital.

Capa do livro Otimização de Conversão.
23 – Otimização de Conversão: a dupla Ayat Shukairy e Khalid Saleh são cofundadores da Invesp, empresa especializada em otimização de conversão. Os autores usam sua ampla experiência para dar dicas práticas para que o site da sua empresa tenha potencial de convencer visitantes de a realizar uma compra, sem perdê-los no caminho.

Livros sobre Análise de Resultados

Capa do livro Web Analytics 2.0.
24 – Web Analytics 2.0: o autor Avinash Kaushik é um profissional renomado mundialmente no campo de atuação. Este livro traz dicas para quem quer ser analista de métricas, mostrando como escolher as melhores plataformas de Web Analytics para seu negócios, quais os testes são eficientes e outros.

Livros sobre Comportamento dos Consumidores

Capa do livro Neuromarketing Aplicado a Redação Publicitária.
25 – Neuromarketing Aplicado à Redação Publicitária: a escritora desse livro, Lilian S. Gonçalves, é a responsável pela equipe editorial do Yahoo! Search Marketing. O conteúdo aborda sobre como o neuromarketing é um dos principais conceitos para que uma campanha publicitária tenha sucesso e traz alguns estudos de neuromarketing que podem ser aplicados na publicidade para melhor a argumentação.

Capa do livro Cultura da Conexão.
26 – Cultura da Conexão: esse livro é autoria de Henry Jenkins, Joshua Green e Sam Ford, pensadores renomados da mídia moderna. O livro é uma discussão sobre o comportamento dos consumidores em relação ao conteúdo nos meios de comunicação digital. A reflexão é muito interessante por abordar o fato de as pessoas não serem mais “apenas consumidores” e exigirem mais interação, que suas opiniões, sugestões e críticas sejam ouvidas.

Livros sobre Empreendedorismo

Capa do livro A Agência de Marketing Ideal.
27 – A Agência de Marketing Ideal: escrito por Paul Roetzer com uma breve colaboração de Brian Halligan. Este livro mostra como entregar resultados mais satisfatórias para os clientes e se tornar uma agência de marketing digital eficiente, influente, lucrativa.

Você também pode contribuir para essa lista!

Nós reunimos os livros que julgamos os mais importantes para um profissional de marketing digital, mas com certeza existem outras leituras muito boas que poderiam entrar aqui.

Você já leu um livro muito bom e gostaria de compartilhar com as outras pessoas? Então deixe um comentário aqui embaixo, nos contando sobre a sua sugestão. É sempre bom contribuir com a galera de marketing. 🙂


Gabriela Dias
Gabriela Dias

Estudante de publicidade e propaganda, redatora na Agência Mateada e desenhista nas horas vagas. <3