Fontes de tráfego

Atrair mais tráfego é dificuldade para muitas empresas que dependem de um site para gerar mais negócios, seja com a venda de um produto ou captação de leads. Essa não é uma tarefa difícil, mas envolve certo esforço:é preciso pensar em todos os canais que podem gerar mais visitas e explorá-los da melhor maneira possível.

Um erro bem recorrente é focar apenas no canal que mais gera tráfego e ignorar as demais possibilidades que o marketing digital oferece. É como diz aquele velho ditado: não se deve colocar todos os ovos na mesma cesta.

Por isso, hoje vou te mostrar seis estratégias para conseguir mais tráfego para seu site — as mais usadas, inclusive — e como cada uma delas têm potencial para aumentar as visitas das suas páginas.

1 – Tenha o básico bem estruturado

Antes de partir para uma estratégia mais complexa de marketing digital, é muito importante que você tenha o “básico bem feito” em seu site. Algumas coisas são extremamente necessárias para que um site seja encontrado com facilidade e proporcione boa navegação interna para seus visitantes, como:

  • Ter um domínio próprio: além das pessoas sentirem mais confiança em uma empresa que tem seu próprio domínio, também é uma garantia para que você possa usar o endereço do seu site como quiser. Exemplificando: você não corre o risco de outra empresa tirar o seu domínio ou ele ser alterado a qualquer momento pela plataforma que oferece o endereço gratuito.
  • Ter um bom servidor: este é um cuidado frequentemente esquecido ao criar um site. Escolher um bom servidor é importante para garantir que o seu site estará “no ar” 24 horas por dia, independentemente dos picos de visitas. Por exemplo, se você tem um e-commerce, o seu servidor deve ser capaz de aguentar o aumento de tráfego repentino quando sua loja lançar uma promoção.
  • Escolher uma plataforma eficiente: a escolha da melhor plataforma para criar seu site depende do tipo de segmento da sua empresa. Sempre veja quais são as vantagens de acordo com as necessidades do seu site e pense se a longo prazo os benefícios oferecidos são suficientes.
  • Investir em usabilidade: uma arquitetura de informação bem planejada e design eficiente vão melhorar muito a navegação do usuário dentro de um site, ou seja, a experiência com a sua marca. Outro ponto indispensável é que ele seja responsivo, que nada mais é do que seu site adaptado para qualquer dispositivo.
  • Garantir o bom funcionamento do funil de conversão: para que o aumento de tráfego também signifique aumento de vendas, tenha cuidado com possíveis erros nas páginas do seu site que possam prejudicar a conversão dos seus potenciais clientes.

O método usado para melhorar a performance das páginas de um site é o CRO — Otimização de Conversão— que se baseia na interação do usuário para identificar erros e realizar melhorias. Você pode saber mais sobre o que é CRO e como aplicá-lo na prática aqui.

Tudo o que falei aqui é o que vai dar a base para você aplicar qualquer outra estratégia de marketing digital para aumentar o tráfego, além de tornar seu site mais confiável para os  visitantes. Mas outro ponto forte é que todos os itens listados acima ajudam nas estratégias de SEO, que vou falar a seguir!

2 – Pense sempre em SEO

Algum tempo atrás, falar em SEO era muito mais fácil, já que as técnicas para ranquear um site no Google e aumentar o tráfego eram mais engessadas. Hoje, o bot do Google pensa muito mais na experiência dos usuários na hora de avaliar e ranquear um site. Por isso que, quando falo em SEO, você deve pensar:

  • Na escolha da plataforma: como falei no primeiro tópico desse texto, é importante escolher uma boa plataforma para o segmento do seu site. E um cuidado que você deve ter é avaliar se a plataforma escolhida proporciona ferramentas de SEO e se ela permite melhorias nele ao longo do tempo.
  • Na otimização das páginas: o SEO trabalha com um conjunto de técnicas que podem ser aplicadas nas páginas do seu site para que elas fiquem mais amigáveis tanto para os buscadores quanto para os usuários.
  • No apoio ao conteúdo: o conteúdo do seu site, assim como em blogs e no e-commerce, podem ter um potencial maior quando há uma preocupação de SEO por trás. Por exemplo, realizar uma pesquisa de palavras-chave para encontrar os termos mais buscados pelos usuários e inseri-lo em seus conteúdos já existentes ou criar novas páginas sobre esses temas.

E já que eu falei em conteúdo no último item da lista, já aproveito para mostrar a próxima estratégia que ajuda muito a aumentar o tráfego de um site: ter um blog.

3 – Crie um blog

Ter um blog significa que sua marca estará disponibilizando conteúdos para o seu público que serão de ajuda em algum momento em sua jornada do consumidor. Por causa dessa importância que publicar conteúdo em blogs geram mais visitantes para sites de empresas que praticam marketing de conteúdo.

Mas como um blog pode levar visitas para seu site? Assim:

  • Com links: inserir links do seu site dentro de alguns textos (os de meio e fundo de funil de conversão), mas sempre de forma natural, é uma das práticas para levar uma parcela dos leitores do seu blog até seu site.
  • Pelo reconhecimento: quando um leitor gosta muito dos conteúdos do seu blog e começa a acompanhá-lo com frequência, acaba por associar a qualidade dos textos com a sua marca. Então, o dia em que este leitor precisar de serviços ou produtos do seu segmento, automaticamente irá lembrar da sua empresa e procurar pelo site institucional, e-commerce, etc.
  • Percorrendo o funil de conversão: o objetivo do funil de conversão em um blog é sempre levar o usuário para a próxima etapa: conteúdo de topo, depois meio, então fundo. Enquanto uma pessoa passa por essas etapas ela está se convencendo de que tem um problema, que precisa resolvê-lo e que a solução é a sua empresa. Então, os conteúdos de fundo serão os responsáveis por levá-la até seu site.
Etapas do Funil de Conversão
Se você ainda não está familiarizado com o conceito de funil, trouxe essa imagem para ilustrar as etapas e o objetivo de cada uma.

Quando as estratégias de marketing de conteúdo para blog são combinadas com SEO, os resultados ganham mais potencial. O tempo que leva para você notar os ganhos varia muito de caso para caso, mas estes são duradouros e constantes enquanto seu blog estiver disponível.

Mas eu tenho uma dica que pode te gerar tráfego mais rápido, que é o próximo tópico. Vem comigo!

Os links patrocinados têm grande potencial para atrair tráfego rapidamente porque a lógica é “anunciar para a pessoa certa na hora certa”. Como? Você escolhe quanto quer investir, o tipo de anúncio e segmenta para o público-alvo através de palavras-chave, análise de comportamento ou fase de compra.

O mais legal dessa estratégia para gerar tráfego é que você pode mensurar os resultados. Ou seja, se alguma campanha de anúncio não está tendo o resultado esperado, é possível editá-la para corrigir o possível erro.

Mas onde investir em links patrocinados? Bom, há mais de uma possibilidade. As mais usadas:

  • No Google: você já deve ter escutado sobre o Google AdWords, que é a ferramenta para anunciar no Google.¹ Com ele, você cria segmentações para que seu anúncio apareça quando o usuário digitar a palavra-chave pré-estabelecida em sua campanha. Outros buscadores também disponibilizam suas próprias ferramentas de links patrocinados.
  • Nas Redes Sociais: cada rede social tem a sua ferramenta de anunciar e a mais conhecida delas é o Facebook Ads. Para o social, os anúncios são entregues com base em uma análise do perfil dos usuários da rede. Você segmenta a sua campanha com os dados do seu público-alvo e seus anúncios alcançam as pessoas dentro destas especificações.
  • Em Apps: a maioria dos aplicativos para mobile permite que as empresas possam anunciar de alguma maneira. Um exemplo bem interessante é o Waze, que você pode aproveitar se tiver um comércio local, porque quando a pessoa passar perto do seu estabelecimento o seu anúncio será exibido.

¹Enquanto escrevia esse texto, o Google AdWords estava passando por mudanças. Agora, o serviço irá mudar para Google Ads e promete mais opções de valores e serviços. Mas a lógica de anunciar pelo Google continua a mesma. 🙂


5 – Compartilhe suas páginas nas redes sociais

Começo esse tópico com alguns dados de pesquisa com empresas brasileiras, que garantem que as principais vantagens em usar redes sociais para uma marca são: divulgar a marca, engajar a audiência, aumentar tráfego no blog/site, ampliar as vendas e o número de clientes.*

Como aproveitar as redes sociais para gerar tráfego:

  • Compartilhe conteúdo do blog: as redes sociais são ótimas para potencializar tráfego. Todos os conteúdos publicados no seu blog podem ser compartilhados no perfil da sua empresa para alcançar outra parcela de público.
  • Publique conteúdo: você também pode usar as redes sociais como um canal para publicar conteúdo atraente para seu público e direcioná-los ao seu site com o interesse gerado. Inclusive, minha dica é que você leia o conteúdo como criar conteúdo para redes sociais para se aprofundar nesta prática.
  • Facilite o compartilhamento: por fim, você pode inserir botões de compartilhamento rápido tanto no seu blog como no próprio site. No blog o objetivo é a divulgação rápida e prática das publicações. No seu site pode ser para compartilhar promoções, serviços e outros.

Print de um texto do site da Mateada mostrando os botões de compartilhamento para redes sociais.

Neste print de um dos nossos conteúdos do blog dá para perceber os botões de compartilhamento para as redes sociais no canto direito da página. Essa é uma maneira de incentivar os leitores a compartilharem o nosso conteúdo de um jeito superprático.

6 – Implemente automação de e-mails

A automação de e-mail marketing serve para diversos objetivos, mas principalmente para nutrir e qualificar leads. Então, essa prática também é uma ótima estratégia para aumentar o tráfego no seu site.

Com a automação fica muito mais fácil personalizar e-mails para cada pessoa. Assim, é possível criar conteúdos diferentes para cada etapa da jornada de compra em que seu lead estiver, para no fim conseguir uma conversão, que nesse caso seria levá-lo até seu site.

Outro ponto forte da automação é aproveitar os contatos que já visitaram seu site e tentar levá-los novamente, através de e-mails com promoções, novidades e outros. Também é interessante frisar que com a automação é mais fácil criar fluxos de e-mail que qualifiquem o tráfego para seu site. Ou seja, visitas mais propensas a realizar a compra do serviço/produto, justamente pela personalização de contatos.

Conclusão: aproveite todas as oportunidades

Gerar mais tráfego para um site demanda esforço constante de uma equipe ou profissional de marketing digital. Isso porque cada canal permite estratégias diferentes a serem exploradas e testadas. Mas o meu conselho, em geral, é aproveitar todas as maneiras de gerar tráfego para sua empresa. A internet está aí com muitas oportunidades para que sua empresa cresça cada vez mais.

E eu estou aqui para te ajudar também. Então, se ficou alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário aqui embaixo! Qualquer sugestão de conteúdo também é muito bem-vinda. E assim como esse texto foi útil para você, pode ser para outras pessoas também. Então vá em frente e compartilhe nas redes sociais. 🙂

 

Referência dos dados: SEO Trends, 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso