O segundo semestre do ano é cheio de datas comemorativas especiais — aquelas que todos aguardam ansiosos para presentear seus entes queridos. E a primeira delas é o Dia dos Pais, que movimenta bastante as vendas e o engajamento do público com marcas de diversos segmentos.

Pensando nisso, criei o conteúdo de hoje para ajudar profissionais a identificar oportunidades e criar ações de marketing digital para seus negócios aumentarem a receita no mês de Agosto. Vem comigo para saber mais!

Dia dos Pais: quais negócios podem aproveitar essa data?

O primeiro tipo de negócio que ganha muito no Dia dos Pais são os e-commerces. Claro que algumas empresas vendem produtos específicos e não entram nesse exemplo, mas a maioria das lojas virtuais possui produtos que podem virar presente para os diversos tipos de pai por aí!

Outro tipo de negócio que ganha bastante com o Dia dos Pais são as lojas físicas, principalmente as que ficam em shoppings ou centros comerciais, onde há um fluxo muito grande de pessoas a procura do presente ideal.

Além desses, não podemos esquecer dos espaços para lazer, entretenimento e beleza. Muitos filhos presenteiam seus pais com um ingresso para um jogo de futebol, ou um dia em um spa e até mesmo com serviços de barbearia.

Também temos os restaurantes e demais estabelecimentos gourmet. Uma pesquisa do SPC Brasil mostrou que 5,7% das famílias saem para comer fora no Dia dos Pais, o que é uma parcela bem grande considerando o tanto de famílias que existem em nosso país.

Para você ter uma ideia mais clara de quais produtos e serviços são mais procurados para o Dia dos Pais, aqui está a lista de intenção de presentes do ano passado:

  • 40% Roupas
  • 16% Perfumes e Cosméticos
  • 16% Calçados
  • 14% Acessórios
  • 4% Vale presente
  • 4% Jantar ou Almoço em Restaurante
  • 3% Eletrônicos
  • 3% Artigos Esportivos
  • 2% Dinheiro (É um bom presente, não
  • 2% Bebidas

Bom, com esse cenário em mente, podemos partir para as estratégias de marketing digital que vão aumentar o potencial de vendas da sua empresa. Olha só!

1 – Layout do site personalizado para a data

O Dia dos Pais, no ano passado, movimentou R$1,94 bilhão no e-commerce*, prova de que o investimento em ações de marketing digital trazem resultados excelentes. E o primeiro passo para lucrar nesta data é criar um layout chamativo, organizado e funcional no seu site.

Como? Bom, os banners na home devem destacar suas promoções de Dia dos Pais, como condições de pagamento e ofertas. Além disso, é ótimo ter vitrines com seleções de presentes, por funcionar como sugestão para quem ainda não escolheu nada, mas também facilita a busca para quem já sabe o que comprar.

Dia dos Pais na Saraiva

Como exemplo, trago o site da Saraiva, que todos os anos entra no clima de Dia dos Pais e com um visual muito legal, que traz todos os elementos que falei neste tópico. Olha só como o Dia dos Pais está destacado de várias formas no site: as condições especiais de pagamento, o frete grátis, sistema de pontuação e, abaixo do banner, um menu bem chamativo para as categorias de presentes.

Agora, vamos olhar para outros negócios que não sejam e-commerces. Qualquer empresa que promova uma ação de Dia dos Pais precisa destacá-la no site. Veja esse exemplo na área de serviços:

Site do Spa Zahra no Dia dos Pais

A proposta desse layout é ter um visual mais “clean”. Estamos falando do Zahra Spa e Estética, ou seja, é um tipo de negócio que não precisa ser tão agressivo quanto as vendas de e-commerce.

Basta um banner bonito, com o apelo emocional que funciona com qualquer filho, a chamada que indica uma promoção e o botão para ver os detalhes. Pronto! O site já está preparado para atender o público que está em busca de presentear os pais com um dia especial, como relaxar em um Spa.

2 – Conteúdos com sugestões e dicas

A maioria dos consumidores une o útil ao agradável: achar o presente perfeito para seus pais e gastar um valor dentro do estimado. Ou seja, temos mais uma oportunidade de marketing digital aqui. Observe:

Tela de buscas no Google sobre o Dia dos Pais

  • Joguei a palavra-chave “dia dos pais ideias” no campo de busca do Google e olha só quantas pesquisas já foram sugeridas com base no que as pessoas realmente procuram nesta data.

As pessoas que já sabem o que presentear no Dia dos Pais estão mais propícias a receber ofertas diretas de produtos ou serviços. Por outro lado, no momento em que o consumidor continua com dúvida, o melhor é tornar sua marca útil para eles. Como? Fornecendo conteúdo atraente, que seja interessante, que realmente ajude a chegar em uma solução.

E para o Dia dos Pais, há dois meios bem eficientes de fornecer esse conteúdo: os blogs e o próprio site.

Conteúdo do blog

O Dia dos Pais é uma ótima fonte de conteúdo para publicar no blog da sua empresa. A ideia é criar posts com sugestões e dicas com dois objetivos: o principal, ajudar seu leitor a escolher um bom presente. Segundo, relacionar as dicas com os produtos ou serviços que você vende, aumentando suas chances de conversão.

Exemplo:
Site Machine Cult no Dia dos Pais

Esse print é de um conteúdo da Machine Cult, loja virtual de produtos relacionados a motos (miniaturas, decoração, camisetas, etc.). Eles criaram um artigo com sugestões diferenciadas de presentes, incluindo os produtos da própria loja. Olha que legal o apelo dessa frase na introdução: “Criamos uma lista que vai lhe ajudar a encontrar um presente para o Dia dos Pais bato e criativo e que fuja dos clichês”.

E não só isso, no mesmo conteúdo há sugestões singelas de presentes para aqueles que não podem gastar. Dicas como escrever uma carta, cozinhar a comida favorita do pai, gravar depoimentos e outros. Ou seja, eles conseguiram ajudar de verdade o cliente e ainda sugerir seus próprios produtos sem parecer muito invasivo.

Conteúdo do site

Diferente das lojas físicas onde os vendedores podem te ajudar a fazer uma escolha quando necessário, o e-commerce depende muito do conteúdo do site para atuar como vendedor.

Dia dos Pais no site da Imaginarium

Trouxe o site da Imaginarium como exemplo porque eles fizeram um belo trabalho com o conteúdo para o Dia dos Pais em anos anteriores. Na foto acima só é possível ver um exemplo, mas rolando o site para baixo há diversos “tipos” de pais.

Dá para notar que o título já define um tipo de pai e o texto de apoio detalha essa personalidade com um toque emocional. E, logo abaixo, vemos um botão que convida a conferir os presentes que combinam com este tipo de pai que foi descrito. Claro, além das imagens dos produtos de exemplo que ajudam a chamar mais atenção ainda.

3 – Promoções para as redes sociais

As redes sociais são necessidades diárias na vida das pessoas, para algumas mais e outras menos, mas todos precisam chegar seus perfis diariamente. Isso já não é mais novidade, mas é sempre bom relembrar o porquê de criar ações de marketing digital para o Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e outras.

As promoções são poderosas para engajar usuários a participarem, quem é que não gosta de ganhar aquele descontinho? Abaixo, veja as estratégias que mais geram vendas para negócios por meio de redes sociais junto com alguns exemplos práticos.

Divulgação de promoções

Sua empresa pode criar uma ação de venda off mas divulgá-la online. E as redes sociais são perfeitas para isso devido ao “boca a boca”, que no caso são os compartilhamentos. Olha só:

Dia dos Pais no Twitter do Internacional

Peguei um exemplo que não é desse ano, mas que é ótimo para mostrar que qualquer tipo de negócio pode criar uma promoção bacana para divulgar nas redes sociais. Essa é do Estádio Beira-Rio, do Sport Club Internacional. O apelo emocional é usado na hashtag e no texto de apoio para causar mais impacto ainda na argumentação da campanha.

Sorteios e Concursos

Sortear produtos/serviços e criar concursos nas redes sociais em datas comemorativas é uma das ações que mais engajam pessoas com a sua marca e, principalmente, atrai novos visitantes para seu perfil. Isso é muito bom porque, logicamente, quanto mais pessoas conhecem sua marca, mais chances de alguém realizar uma compra.

Porém, quero lembrá-lo que também existe regras para regular as premiações nas redes sociais. Se você planeja realizar uma destas duas ações de marketing no Dia dos Pais, leia primeiro a Portaria sobre distribuição gratuita de prêmios. Confio que você vai ler as regras, hein!

Bom, o concurso que a Via Café Garden Shopping criou para o Dia dos Pais em 2016 é uma dica para você ter ideias. As etapas para participar foram pensadas para gerar engajamento, já que publicar fotos com uma hashtag específica da marca é muito bom para a relevância dela na rede e também para divulgação.

Promoção de Dia dos Pais do Via Café Garden Shopping

  • Aproveitando o assunto de redes sociais, deixo aqui uma sugestão de leitura: Como criar conteúdo para as redes sociais? São ótimas dicas para você aproveitar os recursos e publicação no perfil da sua empresa.

4 – Anúncios online

Investir em links patrocinados é ótimo para destacar seus produtos e serviços em destaque no Dia dos Pais para a pessoa certa na hora certa, por meio de diferentes tipos de segmentação.

Mas onde anunciar? Algumas sugestões:

No Google

Para anunciar no Google você precisa criar uma conta no Google Ads. Os anúncios podem atingir tanto as pessoas que ainda não decidiram o que comprar como aquelas que já sabem o que querem, tudo dependerá das palavras-chave escolhidas para a sua campanha.

Ou seja, conforme o que a pessoa digitou no campo de busca o anúncio da sua empresa será “acionado”. Um exemplo:

Anúncios de Dia dos Pais no Google

Pesquisei no Google por “presente para o dia dos pais”, o que indica que a pessoa que fez a busca — eu — provavelmente não decidiu ainda o que comprar — verdade, desculpa pai!

Mas quando falo que os anúncios do Google também podem atingir as pessoas que já sabem o que comprar, é como nesse caso aqui:

Google com os anúncios de Dia dos Pais

A pesquisa nesse exemplo foi por “televisão promoção dia dos pais”. Claramente é uma busca de quem já decidiu como presentear seu pai e agora procura pelas melhores ofertas (inclusive, acho que meu pai vai adorar uma televisão. Obrigada Google!).

No Social

Nas redes sociais você pode segmentar seus anúncios de acordo com aquele perfil de público que quer alcançar. Nesse caso, tenha em mente o seu público-alvo são os filhos, pense neles na hora de traçar um perfil.

Um exemplo de como anunciar no Social é o Facebook Ads, que vincula campanhas tanto no Facebook quanto no Instagram.

As buscas locais aumentam muito no Dia dos Pais, pois aquela parcela de pessoas que pretendem almoçar ou jantar fora (que falei lá na introdução) buscam sugestões de locais no Google, por exemplo.

E os estabelecimentos que se destacam nessa busca são os que aparecem assim:

Busca local no Google

Por isso que é muito importante que o seu negócio esteja cadastrado no Google Maps, disponibilizando informações para ser encontrado pelo público, como horário de funcionamento, o site, o cardápio e outros. Isso facilita muito a decisão das pessoas e aumenta seu destaque!

Dica especial: criatividade sem limites

Bom, como eu gosto de dizer, uma dica valiosa para o marketing é exercitar a criatividade. E quando digo isso não me refiro à ações grandiosas e que necessitem de um investimento muito grande, já que a criatividade também está em criar algo prático, mas efetivo.

Para te mostrar isso, trouxe esse exemplo:

Quiz de Dia dos Pais no Facebook da The Public House

A The Public House, e-commerce de cervejas artesanais, fez uma ação de Dia dos Pais em 2017 que foi demais! Eles criaram um quiz para ajudar os filhos a acertarem na decisão da cerveja de presente para seus pais. Com certeza os clientes que precisavam de ajuda viram grande valor nessa ação que é relativamente simples, mas muito criativa!

Além disso, a empresa conseguiu potenciais leads com a criação de uma landing page para o acesso do quiz.

Landing Page do Quiz de Dia dos Pais da The Public House

Agora corre, porque o Dia dos Pais está chegando!

Depois de todas essas dicas, tenho um último conselho: não deixe para planejar suas ações de marketing digital na última hora. Pense com calma, use sua criatividade, aproveite essas semanas antes do Dia dos Pais para divulgar as ações da sua empresa!

Espera aí, acabei de lembrar que ainda tenho uma última dica! Além das datas comemorativas, você pode fazer estratégias de marketing para decolar suas vendas durante o ano todo. Pronto, agora acabaram as dicas por hoje. Até o próximo artigo aqui no blog… ou conversem comigo nos comentários! 🙂

1 comentário
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso