Quando você quer uma informação, qual o primeiro lugar em que procura? Isso mesmo: na internet e, principalmente, no Google. E boa parte das informações disponíveis online são dos blogs corporativos, que aproveitam todo o seu conhecimento adquirido para falar sobre assuntos relacionados ao seu ramo de atuação.

Se analisarmos, os blogs estão na internet há muito tempo, disponibilizando conteúdo do interesse das pessoas. Mesmo assim, muitas empresas no Brasil ainda não aderiram a um blog corporativo, ou seja, as oportunidades de conquistar seu espaço na internet são grandes.

E isso tudo que falei foi para exemplificar onde o blog se encontra dentro do consumo diário de conteúdo na internet. Agora, o meu objetivo é mostrar alguns motivos pelos quais você deve criar um blog e aproveitar esse hábito das pessoas em procurar informação na internet para trazer benefícios ao seu negócio!

1 – Aparecer bem posicionado nas pesquisas do Google

Criar e publicar conteúdo atraente com frequência é uma estratégia que, alinhada com as técnicas de SEO, pode elevar sua página no ranking do Google. Isso acontece por alguns motivos:

  • Quanto mais conteúdos publicados, mais páginas da sua marca serão indexadas pelos buscadores;
  • A diversidade de assuntos faz com que seu blog alcance outras palavras-chave dentro de buscas diferentes;
  • As chances do seu blog corporativo receber linkagens de referência em outras páginas é muito maior, o que também é considerado pelo Google como critério de ranqueamento;
  • O conteúdo atraente e postado com frequência é o alimento das várias estratégias de SEO.

Ter destaque nos buscadores, principalmente no Google, é uma das maneiras de se sobressair frente aos seus concorrentes na internet e alcançar um bom número de pessoas dentro do seu público-alvo.

  • Dica: para otimizar as páginas do seu blog no WordPress, existe um plugin chamado SEO by Yoast, que é muito bom para identificar possíveis erros em suas publicações que possam prejudicar a análise delas pelo Google. Você pode saber mais sobre esse plugin no texto que publicamos sobre como otimizar seus posts com o plugin SEO by Yoast.

Outra maneira de ganhar destaque entre os consumidores que estão online é sendo referência nos assuntos ligados ao segmento da sua empresa. Veja a seguir!

2 – Ganhar credibilidade

Criar conteúdo que ajude o seu público de alguma forma é uma maneira bem efetiva de fazer com que a sua marca seja lembrada por isso. Quando o leitor sente confiança no seu conteúdo e consegue absorver a informação positivamente, a sua empresa ganha credibilidade com essa pessoa e é provável que ela volte a consumir seus conteúdos e, consequentemente, seus produtos ou serviços.

Como um conteúdo de blog pode ser útil a um usuário e causar boa impressão? São várias possibilidades:

  • Responda dúvidas frequentes;
  • Ajude seu público a solucionar problemas;
  • Mostre o passo a passo de algo que eles queiram aprender;
  • Leve curiosidades, dicas, novidades e notícias.

Juntando o posicionamento da sua empresa nas buscas do Google mais a credibilidade que irá conquistar com conteúdos atraentes, aos poucos ela vai se tornando referência entre os consumidores e crescendo tanto no online quanto no offline.

3 – Facilitar a decisão de compra do seu cliente

A cada 10 consumidores, 9 afirmam que pesquisam na internet sobre o que querem adquirir/consumir antes de realizar uma compra*. Ou seja, essa é uma oportunidade muito grande para sua marca ajudar a convencer os consumidores, principalmente quando:

  • Seus possíveis clientes ainda não têm noção da importância da sua empresa na vida deles;
  • Uma pessoa já decidiu que precisa de um serviço ou produto, mas ainda está em fase da escolha do melhor;
  • O usuário está indeciso sobre o que comprar (e precisa de dicas de modelos, tecnologias, ideias de presentes, entre outros).

Esses são só alguns exemplos em que um usuário já está mais perto da decisão da compra, ou seja, no fundo do funil — como ilustrei na imagem abaixo. Nesses casos o seu blog pode ajudá-lo dando dicas, sugestões e fazendo análises de produtos ou serviços.

Fundo de um funil de conversão.

Porém, quando falo em facilitar a decisão de compra, também quero dizer que você pode convencer alguém que ainda nem se deu conta de que tem um problema e irá precisar dos serviços ou produtos da sua empresa futuramente. Mais especificamente, as pessoas que estão no topo e no meio do funil.

Topo e meio de um funil de conversão.

Nesses casos, os blogs entram como um meio de mostrar ao seu público, de forma amigável e útil, que ele pode ter um problema e você tem a solução, mas nunca ofertando diretamente os serviços ou produtos da sua marca. Como assim? É bem simples, veja um exemplo:

Esse post que você está lendo: provavelmente você caiu aqui porque, em algum momento, ouviu falar que blogs podem dar resultados para uma empresa e quis entender como e porquê. E eu estou ajudando você com isso.

Então você me pergunta: mas Gabi, quer dizer que esse conteúdo é uma maneira de me ajudar e indiretamente sugerir a Agência Mateada como solução para os meus problemas? Sim e não. No momento eu só quero te ajudar mostrando porque um blog é tão importante para uma empresa.

Se daqui para a frente você tiver a necessidade de terceirizar um serviço para criar conteúdos e gerenciar seu blog, daí sim eu espero que você lembre da Agência Mateada como solução. Bacana, não?

4 – Ter seu público-alvo mais engajado

Não é mais novidade que o público valoriza conteúdos que agreguem algo em suas vidas. Se o seu blog for útil para alguém, as chances dessa pessoa interagir com sua empresa de alguma forma são maiores. Seja em comentários no post, compartilhamento do conteúdo, preenchendo formulários para ter acesso a outros materiais disponibilizados por seu blog, etc.

Quando alguém desperta um interesse grande pelo seu blog, esta pessoa fica motivada a acompanhar sua marca para saber das atualizações de conteúdos novos. Por isso, é provável que ela vai procurar seguir sua empresa nas redes sociais, olhar o site institucional e procurar outros canais onde sua marca estiver presente.

E, falando nisso, um blog também é de grande ajuda para a nutrição das suas redes sociais, que vou falar no próximo tópico!

5 – Publicar material próprio nas redes sociais

É claro que se você produz conteúdo próprio para o blog da sua empresa, consequentemente você pode aproveitar isso nas redes sociais, publicando os mesmos conteúdos para alimentar diariamente os seus perfis e ainda dar suporte a estratégia de marketing de conteúdo. Como?

  • Compartilhando conteúdo do blog;
  • Interagindo em grupos, respondendo às perguntas dos usuários e indicando seu blog;
  • Aproveitando os temas para criar cards e postagens com o assuntos de forma mais resumida. Então, sugira o conteúdo completo para quem quiser ler.

Inclusive, se você já usa as redes sociais como canais de comunicação para a sua empresa, eu indico o nosso conteúdo sobre como criar conteúdos para as redes sociais. Assim como os blogs, o social também é uma grande oportunidade para atrair seu público com assuntos do interesse deles.

6 – Captar leads

O marketing de conteúdo traz 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam*. Isso porque o blog também é um forte aliado para estratégias de captação de leads, e isso se deve a alguns motivos:

  • Imagine um e-commerce de produtos para cães. Este site também pode disponibilizar material para download, mas a maioria das pessoas que o visitam já estão com a intenção de compra. Com um blog, este e-commerce vai conseguir abraçar um pedaço maior do público, aqueles que ainda não querem realizar uma compra, porém estão dispostos a preencher um formulário somente para baixar algum conteúdo sobre cães. Assim, você acumula mais contatos para a sua base de leads.
  • Outro ponto é que publicar conteúdos é um jeito de instigar as pessoas a baixarem um material mais completo, pois o blog é como a “amostra grátis” de todo o conhecimento que uma empresa tem a oferecer.

Em troca desse material, o usuário deixa algumas informações que vão para o seu banco de contatos e podem ser usadas futuramente para outras estratégias do seu marketing digital. Alguns exemplos de conteúdo para download:

  • E-books;
  • Infográficos;
  • Pesquisas;
  • Fichas;
  • Ferramentas;
  • Outros.

Se você sabe pouco sobre captação de leads, eu tenho mais um conteúdo para te indicar aqui. Ele fala sobre landing pages de conversão, que nada mais é do que uma página pensada e estruturada para estratégias de captação de leads. O que é um assunto que tem muito a ver com este tópico e também com conteúdos para download. Dá uma olhadinha lá, hein!

7 – Ter resultados duradouros nas buscas do Google

As estratégias de marketing de conteúdo e SEO aplicadas em um blog trazem resultados duradouros a longo prazo. Mesmo que você só publique seus conteúdos no blog e não use nenhuma estratégia de apoio (redes sociais, links patrocinados, e-mail marketing e outros), ainda assim seu blog vai continuar gerando visitas e convertendo usuários.

Isso acontece porque os conteúdos publicados continuam atendendo a diversas buscas no Google e gerando tráfego orgânico enquanto eles estiverem no ar. Logo, volto a focar na importância de manter uma frequência de postagens para aumentar o volume de conteúdos e atrair pessoas em buscas diferentes.

Com tantos benefícios, está na hora de você criar um blog!

Depois que eu te mostrei todas essas vantagens que um blog corporativo leva para uma empresa, acredito que você entendeu a importância de aderir a essa estratégia dentro do marketing digital do seu negócio, certo?

Se eu consegui te convencer a criar um para sua empresa, então minha dica agora é que você já faça uma conta e comece a usar o WordPress, que é a plataforma mais usada para blogs e ótima para SEO. Para isso, veja o nosso conteúdo sobre Como criar blog em WordPress e mão na massa!

E como esse conteúdo foi de ajuda para você, pode ser também para os seus conhecidos. Então, compartilhe nas redes sociais! E se ficaram algumas dúvidas ou, ainda, se tiver sugestões, deixe nos comentários que eu te ajudo! 🙂


Gabriela Dias
Gabriela Dias

Estudante de publicidade e propaganda, redatora na Agência Mateada e desenhista nas horas vagas. <3