Skip to main content

6 Vantagens de Usar WordPress

WordPress é um CMS, ou sistema de gerenciamento de conteúdo, usado inicialmente para criação de Blogs.

Hoje eu vou falar um pouco sobre esse CMS (Content Management System, ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) que vem ganhando cada vez mais espaço na criação de websites. Mas antes, vamos entender o que de fato é um CMS.

O que é um CMS?

Um CMS é um sistema com os recursos básicos e essenciais para gerenciar um conteúdo e criar um site sem precisar ser um especialista em programação. Criando um site através de um CMS como o WordPress só precisamos nos preocupar com o conteúdo, pois a programação e a parte mais técnica já está toda pronta. Esse foi um dos motivos pelo ‘boom‘ de informações na Web na última década. Hoje qualquer pessoa sem conhecimento em tecnologia consegue criar um blog e começar a gerar conteúdo na Internet.

Market Share do WordPress

Um estudo da W3Techs mostra que em 2013 o WordPress representou 60% dos Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo utilizados no mundo. Uma participação muito maior do que o Joomla, por exemplo, que vem perdendo espaço há alguns anos.

Market Share WordPress

Para ter uma noção do interesse pelas plataformas de CMS ao longo dos anos, veja esse gráfico de buscas no Google (do Google Trends) pelos termos “WordPress”, “Joomla” e “Drupal”:

Wordpress, Joomla ou Drupal

Vantagens de Usar WordPress

1. Interface Simples

A interface do WordPress com certeza é um dos grandes responsáveis pelo seu sucesso. É muito intuitivo e fácil de aprender. Com algumas pesquisas no Google qualquer pessoa é capaz de publicar conteúdo e até mesmo instalar um novo plugin.

2. Plugins, Temas e Widgets

Uma das grandes vantagens da plataforma (eu diria que uma grande vantagem!) é a imensidade de plugins, temas e widgets que existem.

Os plugins adicionam funcionalidades ao sistema já pronto e podem facilitar muito a vida. Mais uma vez podemos dispensar o programador apenas adicionando um novo plugin com meia dúzia de cliques. Dentre as funcionalidade que podem ser adicionadas estão os recursos para criação de e-commerce (lojas virtuais), redes sociais e fóruns, por exemplo. Da mesma forma os widgets (alguns já nativos do sistema) também facilitam na hora de acrescentar pequenos recursos ao site.

O layout do site também não requer grande conhecimento em design (apenas bom gosto). Pois a variedade de temas disponíveis na Internet possibilita a criação do site com visual profissional de forma muito fácil. É só procurar o tema ideal para o seu negócio/ideia, fazer download, depois subir o arquivo no WordPress e ativá-lo. Tudo muito simples de fazer.

3. Comunidade

Por ter uma grande comunidade de desenvolvedores, o WordPress está em constante evolução. O uso da linguagem PHP com banco de dados MySQL também facilitou o interesse pelos desenvolvedores, já que a linguagem é bastante popular.

A interface, as funcionalidades, a performance e a segurança estão melhores a cada versão. E uma enorme quantidade de plugins, temas e widgets são constantemente desenvolvidos. Tudo isso graças ao entusiastas do WordPress que estão sempre trabalhando para aprimorar a plataforma tornando-a sempre atual.

Para quem tem interesse em aprender e tirar dúvidas, a Comunidade WordPress Brasil (wp-brasil.org) é sempre muito ativa. Outra forma de entrar para o mundo WP é participar do evento Wordcamp (central.wordcamp.org) que acontece no mundo todo, inclusive em várias cidades brasileiras.

4. Gratuito e Open Source

O WordPress é gratuito tanto na sua versão para instalação em servidor próprio quanto no www.wordpress.com, onde o site fica hospedado pelo próprio WordPress.

Além disso, a plataforma também é Open Source, ou seja, seu código-fonte é aberto para customização e criação de novas funcionalidades. O que por fim acaba incentivando o crescimento da Comunidade WordPress comentada anteriormente.

5. Níveis de usuários e permissões

Outro recurso muito legal é a criação de usuários com níveis e permissões diferentes. Isso pode ser muito útil para sites com muitas pessoas gerenciando e publicando.

Ao criar um novo usuário no WordPress, o administrador tem as seguintes opções de níveis:

Níveis dos usuários no WordPress

Administrador: Acesso a todas as funcionalidades possíveis.

Editor: Permissão para publicar e gerenciar artigos, páginas e também conteúdos de outros usuários.

Autor: Somente pode gerenciar e publicar os seus próprios artigos.

Colaborador: Pode escrever e gerenciar os seus artigos, mas a publicação depende de aprovação.

Assinante: Perfil apenas para visualização e alteração do seu próprio perfil. Ótimo para fazer uma área do site apenas para assinantes.

6. Amigável para SEO

Por si só o WordPress possui uma estrutura que facilita a organização do conteúdo amigável para SEO. E com uso de plugins os trabalhos mais técnicos ficam fáceis de aplicar.

Alguns exemplos de configurações e funcionalidade importantes para SEO que podem ser feitos facilmente com WordPress:

  • Meta Tags personalizadas para todas as páginas.
  • Configuração de URLs amigáveis;
  • Redirecionamentos que acontecem automaticamente com a alteração de alguma URL, além de plugins que facilitam o gerenciamento de redirects;
  • Criação de Sitemap XML dinâmico;
  • Marcação de microdados como breadcrumb;
  • Marcação de autor (Rel = Author) linkando o perfil do autor ao Google+;
  • Microdados OpenGraph, que são utilizados pelo Facebook;
  • E muito, muito mais 😉

Dica: Um plugin muito usado pelos SEOs e que já contempla boa parte do que é necessário para a otimização de um site na plataforma, é o WordPress SEO by Yoast.

Sites de marcas e empresas que usam WordPress

Blog da Playstation: blog.us.playstation.com

Vogue: www.vogue.com

Rolling Stones: www.rollingstones.com

Veja também a minha apresentação sobre WordPress no SlideShare:

Veja a apresentação 6 Vantagens de Usar WordPress e siga a Mateada no Slideshare.

Carina Andrade

Bacharel em Sistemas de Informação pela Unisinos, cursando MBA em Gestão de Pessoas e Liderança Coach na Unilasalle. Apaixonada por Marketing Digital, cachorros e unhas & esmaltes. Trabalhava como programadora PHP até ser gentilmente convidada pelo meu irmão para ser sócia da Mateada, que hoje faz meus dias mais felizes :)