O IGTV — ou Instagram TV — é um aplicativo de vídeos verticais, lançado dia 20 de Julho de 2018 para comemorar o alcance de 1 bilhão de usuários do Instagram. É claro que em pouco tempo essa novidade virou hype entre criadores de conteúdo.

Apesar do hype já ter baixado um pouco, muitas pessoas estão apostando suas fichas nesse aplicativo para ser o responsável por bater de frente com o Youtube. Enquanto isso não acontece, só o que podemos confirmar é que o objetivo do IGTV, no momento, é popularizar o formato vertical dos vídeos, deixando para traz o tradicional horizontal.

Como podemos observar, as tendências de comportamento na internet estão em constante mudança, muitos hábitos se reinventaram nos últimos anos e o consumo de vídeos foi um deles. Por isso o IGTV tem um grande potencial para se tornar um dos canais mais populares para criadores de conteúdo, tanto para perfis pessoais quanto corporativos.

E como essa novidade pode ser uma boa oportunidade de marketing para sua empresa, te convido a ler esse post para saber mais detalhes sobre o aplicativo e como usá-lo dentro das estratégias da sua marca. Vem comigo!

Como funciona o IGTV?

O IGTV é um canal totalmente focado para conteúdo em vídeo e por isso o layout do aplicativo não possui distrações, ou seja, a navegação dentro da plataforma é bem limitada. Assim que você abre o app, o primeiro vídeo já começa a rodar imediatamente e para trocar de canal, basta passar o dedo para o lado.

Um ponto importante é que para gerenciar o seu canal, o que inclui publicar os vídeos, é necessário fazer o download do aplicativo, porque pelo Instagram só é possível assisti-los.

Ao contrários do Stories e Feed do Instagram, que possuem um tempo limite muito curto para vídeos, o IGTV permite:

  • Vídeos com, no mínimo, 15 segundos de duração;
  • Vídeos com, no máximo, 10 minutos de duração;
  • Perfis mais populares podem publicar vídeos mais longo, de até 1 hora.
  • A previsão é que, com o tempo, esse limite seja liberado para os demais canais.

Não é possível fazer a sua gravação direto pelo aplicativo do IGTV. Então você deve estar se perguntando: porque não, se no Stories e no Feed pode? Bom, claramente um dos objetivos do Instagram é consolidar o IGTV como um grande concorrente do YouTube. E para que isso aconteça, os vídeos precisam ser mais profissionais.

Por isso que a equipe do Instagram está incentivando os criadores a fazerem vídeos com alta qualidade de imagem, som e edição. Uma prova disso é o manual de criação de vídeos para o IGTV, lançado logo após o aplicativo. Nele, você logo percebe que as instruções são bem focadas na produção de vídeos mais “bonitos”. Ou seja, vídeos planejados, usando equipamentos, ferramentas de edição, técnicas para gravar e etc.

Por enquanto o manual está disponível somente em inglês. Se você pretende criar um canal no IGTV, recomendo fortemente que faça o download e leia as dicas da própria equipe do Instagram. As sugestões são muito boas, principalmente quem ainda é novato no mundo dos vídeos.

Download do Manual

Outro ponto interessante é que você também pode publicar vídeos e gerenciar seu canal pelo desktop, basta entrar em sua conta do Instagram e acessar este link: www.instagram.com/tv/upload/. Você verá as opções que aparecem no print abaixo e o processo de upload é bem intuitivo e prático.

Página de upload no IGTV no desktop

IGTV como estratégia de marketing digital

Esse aplicativo veio como uma ótima oportunidade para empresas e profissionais que já usavam o Instagram como canal para ações de marketing digital, como nós aqui da Mateada. Inclusive, todos os seguidores do seu perfil no Insta, automaticamente, seguem seu canal no IGTV, já que as contas são interligadas. Bacana, né?

Então, vamos ver as principais oportunidades para você com o IGTV:

Para empresas

Se você já aproveitava o Feed e o Stories do Instagram para fazer vídeos curtos da sua marca, então pense no IGTV como uma oportunidade muito melhor para esse tipo de estratégia.

Como os seus seguidores estarão lá também, é mais uma forma de conseguir alcance orgânico para sua marca. Por enquanto, uma dica é redirecionar para o IGTV os vídeos que já foram feitos para o Instagram. Mas o ideal é que você comece a produzir conteúdo específico para esse novo canal.

E como tudo ainda é novo, já garanta seu espaço como empresa lá. Assim, conforme o aplicativo cresce e mais novidades chegam, mais pessoas estarão interessadas em migrar para o IGTV, tanto quem assiste quanto quem publica. E sua marca já vai estar lá, mais consolidada e com mais tempo na plataforma. 🙂

Para profissionais

A mesma dica de cima vale para os profissionais que já usam suas contas pessoais no Instagram como forma de levar conteúdo atraente para os seus seguidores e conquistaram mais credibilidade no mercado.

Aproveite o IGTV para complementar essa estratégia, só que agora com a possibilidade de aprofundar mais os assuntos abordados. Elabore vídeos mais extensos e bem produzidos, mostre todo o seu conhecimento e atraia mais atenção para você profissionalmente.

Para anunciantes

No momento, não é possível anunciar no aplicativo. Porém, a equipe do Instagram já confirmou que os planos para o futuro é liberar opções para as empresas que gostariam de exibir anúncios no app. Então, fique de olho nas notícias sobre o IGTV para estar por dentro quanto as oportunidade de segmentar os anúncios da sua empresa.

Algumas dicas para começar o seu canal

Aqui, deixo algumas dicas práticas e rápidas para você começar seu canal agora mesmo. É claro que as minhas sugestões podem ser complementadas com o manual que deixei nesse texto, lá em cima.

Cuide a formatação do seu vídeo

Você deve ficar atento para algumas especificações de publicação, que são:

  • Tamanho do arquivo: até 3.6GB
  • Tipo de arquivo: .MP4
  • Orientação: Vertical
  • Thumbnail: .JPG

Faça um brainstorm e roteiro antes de gravar

Para que seu vídeo seja mais interessante para o seu público, faça um brainstorm e roteiro antes de ligar a câmera e gravar. Lembre-se que publicar “qualquer coisa” não vai garantir que sua marca ganhe espaço no IGTV. Priorize bons conteúdos.

O que fazer, então? Olha só:

  • Tire um tempo para reunir todas as ideias de assuntos possíveis de abordar em vídeos;
  • Se você ainda não teve ideias, pesquise. Vá atrás dos assuntos em alta entre o público-alvo da sua marca;
  • Depois de escolher um assunto para o vídeo, crie um roteiro. Este pode ser bem simples, pois a ideia é ter um guia para que nada seja esquecido e para que o vídeo seja mais fluído.

Pense em equipamentos

Quando falo em equipamentos, não quero dizer que você precisa investir em objetos “top de linha” nem nada do tipo. Mas é bom se preocupar em ter equipamentos básicos para fazer uma boa gravação, como:

  • Tripé ou pau de selfie;
  • Luz adicional
  • Microfone;
  • Lentes para a câmera do seu celular;
  • Uma boa câmera (me refiro a qualquer câmera que você usar, já que a do celular também precisa ter uma qualidade melhor);

Crie um cenário bonito e organizado

Quando uma pessoa assiste um vídeo, é quase inevitável que ela não repare nos detalhes do cenário. Então, evite gravar em lugares bagunçados ou que não tragam nenhum atrativo visual. Veja bem, você não precisa investir em objetos para decoração do seu cenário logo no início, mas ele precisa ser limpo e agradável aos olhos.

Edite seu vídeo

Para finalizar, deixe o seu vídeo ainda mais atrativo visualmente. A edição que um vídeo irá receber depende muito da proposta e da identidade da sua marca. Um exemplo: nós, como uma agência de marketing digital, gostamos de deixar os vídeos mais descontraídos e engraçados, adicionando efeitos que ajudem nisso.

Onde você pode editar:

  • No computador: Adobe Premiere para edições simples, Adobe After Effects para adicionar edições e efeitos mais complexos. Uma opção gratuita de editor é o Camtasia Studio.
  • No celular: São vários aplicativos de edição de vídeo e você pode testar qual o melhor com o tempo, mas algumas sugestões são o VideoShow, iMovie (para iPhones), VivaVideo e todos os que foram listados no manual do próprio IGTV.

Tipos de conteúdo para o IGTV

Agora que já te mostrei dicas técnicas para criar seus vídeos, vamos para as sugestões da “alma do negócio”: o conteúdo. Algumas possibilidades:

Respostas ao público

Sabe aquelas dúvidas recorrentes entre os seus seguidores das redes sociais, clientes e colaboradores? Liste todas elas e faça uma sessão de perguntas e respostas. Esse tipo de conteúdo é interessante para as pessoas que estão querendo saber mais sobre os assuntos que envolvem o segmento da sua empresa.

Temas relevantes

Assim como usamos os blogs e as redes sociais para falar mais sobre os assuntos pesquisados pelo nosso público, também podemos aproveitar os vídeos para isso. Muitas empresas recorrem ao Youtube para criar conteúdo, mas lá a concorrência é mais acirrada.

Como o IGTV ainda está começando, aproveite essa oportunidade para estabelecer seu território. Faça uma pesquisa de palavras-chave e tendências para saber os assuntos que o seu público-alvo quer saber, crie um roteiro e ação!

Notícias e Novidades

Saiu alguma novidade quentinha relacionada ao segmento da sua empresa e que pode ser do interesse do seu público? Aproveite o momento, ligue a câmera do celular e fale tudo o que você sabe sobre o assunto e que pode ser de grande ajuda para os seus seguidores.

Institucionais

Aproveite o aplicativo para falar mais da sua empresa. A criatividade e o segmento do seu negócio vão ditar a “pegada” do seu vídeo, que pode ser mais divertido ou sério. Apresente a sua marca, fale sobre seus serviços, sobre sua história e muitos outros assuntos que podem ser do interesse que quem já está em fase de decisão de compra.

Outra oportunidade são os eventos que acontecem em sua empresa ou aqueles que sua equipe participa. Aproveite o aplicativo como mais um meio para fazer a cobertura desses acontecimentos especiais, compartilhando com seu público.

Conclusão: não deixe a oportunidade passar!

Apesar de precisar de alguns cuidados para garantir a qualidade do seu vídeo, o IGTV é muito prático e apresenta um grande potencial de crescimento. Aproveite que o aplicativo está começando e que as empresas ainda estão conquistando seu espaço lá e garanta que sua marca conquiste o dela!

Google Play
Apple Store

Você também pode saber mais curiosidades sobre o IGTV na nossa newsletter de Junho, basta se inscrever neste link para começar a receber uma edição todo o mês com os assuntos mais legais do momento.

Assinar a newsletter da Mateada.

Deixe seu comentário para nós, aqui embaixo, comentando o que achou dessa novidade e se já criou o seu canal. Como o IGTV ainda tem um longo caminho pela frente, é sempre bom trocar opiniões e conhecimento sobre o assunto com vocês! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso