Podcast - Morar em São Paulo

Trabalhar em São Paulo é um diferencial na carreira?

Ouvir

Denis
O que cansa né? Essa história de ficar viajando assim, porque teve uma época que eu também tava morando aqui, dando aula lá em São Paulo eu viajava quase toda semana para dar aula, é muito cansativo né.

Edmilson
Eu gosto de São Paulo, gosto, mas eu acho que é Porto Alegre, Canoas onde eu moro, tem tudo que eu preciso com menos caos né, vamos dizer assim, com muito mais tranquilidade, então acho que isso que fez com que a gente ficasse. 

Minha família tá toda em Campinas né, e vira e mexe a gente vai, que nem agora, natal e ano novo a gente vai passar lá em Campinas. Mas eu não sinto falta assim cara, do lugar né, muito mais das pessoas da família. Mas a gente se adaptou bem aqui cara. 

E  agora, nessa nova fase que a gente vai comentar um pouquinho, a ideia é a gente tá aqui no sul mesmo né, começar a crescer mais aqui.

Oportunidades em São Paulo

Denis 
Antes, quando eu peguei o elevador com o Márcio ali, ele perguntou como é que São Paulo, lá tem mais oportunidade? E aí no fim, a gente até interrompeu a conversa na metade e eu disse pra ele: ah, tem coisas que são melhores, muito melhores que aqui, mas tem coisas que são piores né.

Tu também tem essa percepção assim? Lá pode ter mais oportunidade mas tem contrapartidas, por exemplo, o custo de vida lá que é muito mais caro, e a qualidade de vida, mesmo em alguns momentos é pior porque tem que ter o tempo de deslocamento… 

Até a qualidade do ar que tu respira lá né, é uma cidade muito agitada né porque tem gente que adora isso né, a cidade que não dorme, tem gente que tem uma paixão por falar desse negócio mas, por outro lado, é ruim também. 

Cara, eu morei lá na Adolfo Pinheiro, era ônibus 24 horas passando por ali… Aquela poluição sonora o tempo, que parece que não existe descanso de que tu encontra nas outras capitais né.

Edmilson
É, e eu acho que é muito momento de vida né, chega num momento da vida, que você quer acelerar, você quer tá nesse movimento né. 

Fui morar ali perto da Faria Lima, e assim um apartamento minúsculo, é o triplo do que você paga aqui numa casa bacana né, então eu acho que é essa a vida que quem gosta, fala: cara, putz, eu só vou para dormir né, em São Paulo eu fico fora o dia inteiro. 

Não é muito o meu perfil cara, eu sou mais, se eu puder tá mais no interior assim, eu nunca morei em São Paulo a capital né, eu sou de Campinas, mas morei em Araçatuba, morei em Jundiaí… Tanto que quando eu vim para cá eu tinha essa visão, não quero morar em Porto Alegre, porque eu tinha essa visão de São Paulo né, mas pô, vim de Campinas que tem o mesmo número de habitantes de Porto Alegre.

Morar em uma cidade grande

Denis
É, é o mesmo número? Eu acho que Campinas se bobear é até um pouco maior.

Edmilson
É, eu acho que é um milhão e meio, um milhão e 400 mil habitantes, então é bem parecido. A cidade, acho que de tamanho é até um pouco maior do que do Porto Alegre, mas eu imaginava isso né, então eu fui buscar, fui morar até em Canoas por isso né, que tinha essa questão na cabeça, tipo, eu não quero morar numa Metrópole Onde fica o tempo inteiro no trânsito. Então, mesmo que eu tenha que me deslocar um pouco mais em termos de distância, mas o tempo é uma coisa que conta muito.

Então assim, eu vejo que em São Paulo, pode ter mais oportunidade sim né, agora depende o que é oportunidade também né. Eu acho que chega um momento da sua vida, que o que você quer é utilizar melhor o seu tempo né. 

Em São Paulo você pode ficar uma, duas horas parado no trânsito para chegar no lugar. Ah, mas você tem como ocupar seu tempo, você tem como fazer um curso de línguas, mas não é a mesma coisa né cara 

Denis
Mas é… Essa euforia dura pouco né.

Edmilson
Dura pouco, é. Tem muita gente que fala, pô, aprendi a falar inglês só no trajeto de ir e voltar de casa. E se gabando disso né, Imagine você ficar aprendendo algo dentro de um carro né.

Então acho que é uma questão de escolha, acho que não tem certo e errado né, mas a vida que eu vejo, embora todo mundo fala que no passado era muito melhor que agora né, esse saudosismo do gaúcho né, é…  eu gosto bastante daqui cara, eu acho que é… existe uma uma certa organização, assim, na minha na minha visão, um pouco diferente do caos de São Paulo né. Não que não seja organizado, mas é aquela bagunça como você falou né, um ônibus passando aqui, o helicóptero passando ali, um negócio ali, cara, é muita informação ao mesmo tempo.

Segurança

Denis
E tu não acha que aqui é menos seguro do que São Paulo?

Edmilson
Cara, eu não senti cara, eu não senti, falam muito isso, mas eu não senti! Assim, eu acho por exemplo, Campinas muito parecido com aqui em termos de violência, muito parecido, então eu não senti isso assim, até estando em Canoas muita gente falava né, Ah pô Canoas tem lado que é perigoso e tal, eu não vivenciei isso, então eu vejo que é muito parecido cara. Acho que até São Paulo capital dependendo do lugar que você for é muito pior né, agora como eu não vivenciei, todo mundo pergunta, ah como é? Cara para mim foi seguro até então né, não tive, não senti isso, embora eu veja muitas noticias.

Lá em Campinas eu vivenciava isso né. Eu sabia onde de fato tem mais ou menos violência, aqui eu nem sei. Então, onde eu morei, onde eu vivo esses quatro anos, assim cara, eu sempre me senti muito seguro.

Daí é legal quando você vai para Serra né, você vê que a pessoa mora em Porto Alegre, é uma pessoa passa na faixa de pedestre, ele não para né, mas se ele for para Gramado, ele para.  Então, como lugar influencia a atitude das pessoas né. E lá eu vejo que a educação é um negócio bacana, não só no trânsito, nos pedestres, nas lojas, você é muito mais bem atendido do que aqui. Como é uma cidade turística né, eu acho que tem muito essa questão do atendimento.

Receptividade dos paulistas

Denis
É, existe sim esse clima assim né,  de receber bem o turista, acho que quase toda a cidade turística tem isso assim né, eles sabem que a cidade depende disso, e aí está meio que na cultura né de todo mundo ali de atender bem.

Então deixa eu te fazer uma outra pergunta, em termos de negócio né, de mercado realmente de trabalho, tu vê que existe uma diferença estando aqui em Porto Alegre, estando em Campinas ou São Paulo, isso faz, ou  impacta de alguma forma?

Edmilson
Cara, eu acho que agora, vem se quebrando muitas regras com a pandemia né, de você trabalhar um pouco mais a distância. Mas vamos falar de um ano atrás, cara, tem, eu vejo que, principalmente falando do nosso mercado, no e-commerce, aqui em Porto Alegre você tem muito mais dificuldade de encontrar profissionais capacitados né… Em São Paulo tem uma diversidade de pessoas que estão se capacitando para um tipo de oportunidade como essa né.

Continua…

Esse foi um pedaço da conversa com Edmilson Maleski. Ouça o episódio Carreira, e-commerce e o futuro da Mateada.

Quer ouvir mais conversas como essa? Assine o Mateada Podcast em uma das plataformas abaixo:

Escreva um comentário