Cortes do Podcast

Qual o maior benefício de ensinar alguma coisa?

Episódio #31 com Edmilson Maleski
Pinterest LinkedIn Tumblr

Denis
Tu usou uma expressão agora muito bacana que é: eu comecei a me formar como líder. E existe uma discussão muito, muito antiga, que é essa né, tipo, o líder ele é, ele nasce líder, ou ele aprende a ser líder?!

Pela tua frase, eu já imagino que tu acredita que todo mundo pode se tornar líder.

Liderança

Edmilson
Cara, eu acho que assim, existe aquela filosofia né, de que pô, você é o cara que chama os amigos para o jogo de futebol, você que chama todo mundo, você que organiza, você organiza o campeonato.

Eu acho que tem um pouco daquela liderança que é nata né, tem gente que nasce com isso né… Porque, não é possível que um menino de cinco, seis, sete anos organize essas coisas né. Mas eu acho que a maior parte é uma formação, no meu caso eu acredito nesse processo.

Porque assim, eu sempre fui, sempre tive uma personalidade talvez muito mais tímida, menos de comunicação, nunca fui muito comunicativo né, assim, na minha adolescência…

O desafio de dar treinamentos

Denis
Mas agora fazendo tanta Live aí, participando de tanto…

Edmilson
Para você ver como é a formação, você vê como é a formação.

Eu tive um desafio na Atento que era assim: cara, você vai ter que dar um treinamento né.

E eles me colocaram isso na fogueira, eu nunca tive um treinamento, a minha exposição em público era muito pequena né, eram em reuniões menores, e quando você vai dar um treinamento cara, poxa, você, cara é muita gente olhando ao mesmo tempo, muito julgamento né. Então nessa primeira oportunidade que eu tive…

A primeira vez que eu tive numa sala

Denis
A primeira vez que eu tive numa sala de aula para dar uma aula, eu fiquei tão tenso que eu cheguei em casa com febre, passei mal, quase fui para o hospital.

Edmilson
Cara, no primeiro dia de treinamento, eu quase não entrei na sala. Mas depois cara, sabe quando acaba a primeira aula?! Quando acabou a primeira aula cara, eu falei p*** esse negócio é muito legal cara, esse negócio é muito legal.

Porque eu consegui desenvolver coisas que eu nem imaginei que eu conseguiria, porque quando você conhece aquilo que você tá falando a coisa se torna meio que natural, agora quando você quer falar uma coisa que você não conhece, aí começa a ficar mais difícil.

Então, como eu tava preparado para falar daquele assunto né, na época era sobre existir um sistema para testar a linha telefônica né, então como eu estudei muito aquela parada era natural.

Então assim, por mais que tivesse sei lá, 30, 40 pessoas olhando para mim e causando aquele olhar de julgamento, é, foi natural.

Na hora que acabou, os  feedbacks positivos:  ‘cara, essa aula foi muito boa, foi muito legal, aprendi muito.’ eu falei putz, isso é muito legal cara! 

Muito obrigado pela tua aula

Denis
Sabe quando é que, para mim, aconteceu assim, de dizer, “bah cara é isso que eu quero mesmo?!”  Não foi no final da primeira aula, foi quando eu encontrei um aluno alguns meses depois, e ele disse: ‘cara muito obrigado pela tua aula, tu me ensinou algo que fez eu vender vinte por cento a mais na minha loja’.

Cara, aquilo me deu, me deu um click  tão forte cara, olha só, eu ensinei algo que fez diferença na vida de uma pessoa cara, isso é muito muito muito. Isso me impactou de uma forma tão grande, porque tipo, eu fiz diferença na vida dele.

Esse cara, sei lá, cresceu a empresa, contratou mais gente, já mudou a vida de outra pessoa, que deu emprego para alguém que tava desempregado… Se ele tá, se ele tá vendendo alguma coisa, isso provavelmente já girou uma outra cadeia de empregos, e outras, outras empresas que estão lucrando por aí.

Continua…

Esse foi um pedaço da conversa com Edmilson Maleski. Ouça o episódio Carreira, e-commerce e o futuro da Mateada.

Quer ouvir mais conversas como essa? Assine o Mateada Podcast em uma das plataformas abaixo:

Podcast sobre estratégias digitais, gestão, inovação e negócios. Denis Andrade recebe todas as quintas-feiras convidados com carreiras que inspiram. Histórias reais e incríveis que te levam para o próximo nível.

Escreva um comentário

Pin It