Blog e Redes Sociais

“Eu não preciso de blog, preciso de conteúdo para as redes sociais.”

Eu já perdi as contas de quantos leads, amigos e conhecidos me falaram isso em conversas sobre conteúdo digital.

Agora, eu quero saber: você precisa de um conteúdo exclusivo para as redes sociais, pensando em uma estratégia só de social? Ou o que precisa mesmo é ter mais conteúdo sendo postado em seus canais?

O conteúdo para blog é uma das melhores fontes de posts para redes sociais e eu vou te mostrar como usar todo o potencial dos blog posts!

Compartilhamento do conteúdo

A primeira opção é a mais óbvia de todas: aproveitar os posts do seu blog como material para publicar nas redes sociais.

Essa estratégia é muito usada para ajudar a alimentar o calendário de postagens de um perfil, para que você tenha conteúdo rolando diariamente. Afinal, quanto mais publicações novas em seus canais, mais visualizações e engajamento, já que a frequência é um dos principais fatores do algoritmo do feed do Instagram!

Como exemplo, trouxe um modelo de calendário que eu criei para as postagens no Facebook. Olha só:

Calendário editorial Facebook

Como você viu, as postagens feitas nas terças-feiras e nos domingos nada mais são do que compartilhamento de conteúdos do blog. Inclusive, eu destaquei em cores diferentes na imagem já para trazer um insight:

Posts em azul: são os blog posts que serão publicados no mês atual e serão compartilhados na mesma semana em que subiram no blog. Isso ajuda na divulgação do conteúdo e movimenta as redes sociais (no caso, o Facebook) naquele dia.

Posts em lilás: são conteúdos que foram publicados no blog no mês anterior. Ou seja, compartilhá-los no mês seguinte é uma forma de relembrá-los e trazer mais um pico de acesso para o blog. Além de ter publicação garantida no Facebook mesmo no final de semana.

Porém, essa prática vai muito além de ser uma maneira de ambos os canais se ajudarem. Também é uma estratégia fácil de colocar em prática para quem não tem tempo ou verba para investir tanto em redes sociais como em blogs.

Ou seja, nesse caso vale a pena (na minha concepção) investir o que você tem em criação de conteúdos para blog. Afinal, você consegue alimentar a maioria das suas redes sociais apenas com o compartilhamento deles. É uma saída fácil para quem está começando no digital 🙂

Transformar um post em imagem

Se você pega o link da sua publicação no blog e cola no Facebook, por exemplo, ele automaticamente puxa um resumo do texto e a imagem de destaque.

Mas, outra opção para compartilhar é criar um card que chame mais a atenção do público nas redes sociais e colocar na descrição da publicação um CTA que incentive a leitura do conteúdo completo no blog!

No Instagram, essa prática é ainda mais comum, justamente porque não é possível compartilhar links das publicações. O que fazemos é trazer um resumo do tema na descrição e pedir para o usuário acessar o link na bio do Instagram (que precisa ser a URL do conteúdo em questão).

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mateada (@mateada) em

Então, os blog posts também podem ser usados para alimentar redes sociais mais focadas em imagens e dia a dia. Você só precisa criar um card (imagem) que traga a essência do conteúdo, como no exemplo acima.

Agora vem a pergunta de muita gente, talvez a sua também: e como vou manter os links da bio sempre atualizados? Não é interessante que uma pessoa veja uma publicação da semana passada e o link da bio seja referente a semana atual, não é mesmo?

Bom, para isso eu indico o LinkMe ou o LinkTree, duas ferramentas muito intuitivas e práticas para você colocar todos os links que gostaria que ficassem fixos na sua bio. É como um menu de links!

O do Instagram da Mateada é o LinkMe. Olha como fica bonitinho:
LinkMe

E a nossa chamada para o clique é assim:
Bio Mateada

Desdobrar o conteúdo em várias publicações

Outro jeito muito legal de usar o conteúdo gerado para blogs em redes sociais é desdobrar o tema em uma ou mais de uma publicação.

Qual a frase mais impactante de um blog post? Qual a mensagem principal dele? Essas informações rápidas de captar e úteis para o público podem ser transformadas em conteúdo para os canais de social.

Trouxe um exemplo para ficar mais fácil de entender a ideia. Aqui, no site da Mateada, nós temos um conteúdo bem detalhado que fala sobre personas. Especificamente, nesse link aqui, para os curiosos por aprender mais 🙂

Nós usamos o conteúdo desse blog post para levar a informação, de forma bem rápida e de fácil entendimento, no Instagram. Olha:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mateada (@mateada) em

E esse é um exemplo em que um conteúdo de blog virou uma publicação no Insta, mas os temas facilmente podem virar carrosséis de dicas, stories, entre outros. E, claro, também podem ser replicados e adaptados para outras redes sociais.

Usar as citações

As citações também são um jeito bem legal de transformar um blog post em conteúdo para as redes sociais. Basta pegar aquele trecho do texto que é mais impactante, colocar entre aspas e creditar. Isso atrai a atenção do público e gera curiosidade para ler com detalhes.

Se eu fosse transformar esse texto aqui em uma publicação para o Face, Insta ou Twitter, acredito que usaria uma frase que tem a ver com o que falei lá no início:

“Compartilhar posts de blog em redes sociais é uma estratégia fácil de colocar em prática para quem não tem tempo ou verba para investir simultaneamente em mais de um canal.” 

Claro, a intenção seria captar o interesse de pessoas justamente com esse perfil, que precisam escolher entre alimentar as redes os ter um blog. Porém, não conseguem achar uma solução para ter ambos. 🙂

Bom, como eu amo trazer um exemplo visual para ajudar, aqui vai um card que combina com esse tipo de ideia:

A troca de links entre páginas é boa para elas se ajudem simultaneamente, seja com CTA para incentivar qualquer tipo de ação ou para aumentar a autoridade dos canais.

E se é do teu interesse se aprofundar mais em estratégias de construção de links, indico esse episódio do nosso podcast: Link Building: Construção de Popularidade.

Então, essa é uma estratégia que pode ser usada também, seguindo a mesma linha de alimentar as redes sociais com blog posts.

Um exemplo que posso trazer aqui é o Pinterest. Você pode transformar um conteúdo do blog em infográfico e colocar no seu Pinterest, com uma descrição com link para o conteúdo em texto. E no texto, um link para o infográfico — ou mesmo ele embedado.

Interação e engajamento com o público

Agora vem a parte que eu acho mais legal de pensar nos conteúdos do blog como uma forma de alimentar as redes sociais, que é a interação com as pessoas.

Uma vez, o pessoal de conteúdo aqui da Mateada fez um texto avaliando uma marca de TV para um dos nossos clientes. Foi então que eu tive a ideia: por que a gente não faz uma enquete nos stories perguntando se o pessoal gosta dessa marca ou não?

Com isso em mente, fui conversar com a galera da agência que cuida das redes sociais desse cliente. Eles toparam a ideia e colocaram a enquete lá no Insta. E o número de interações e comentários foi muito legal! 

Depois, eles largaram outro stories, dessa vez falando do blog post que a gente fez e incentivando os seguidores a lerem a avaliação. Tá vendo como um conteúdo para as redes sociais pode nascer de um blog post?

Para pensar nesse tipo de ação, basta exercitar a criatividade e conversar com os profissionais que trabalham com você. Vale gamificação também: inclusive, eu já vi posts no Face que prometem cupom de desconto para quem ler o texto no blog e comentar. 🙂

Pauta como base para outras produções de conteúdo

Por fim, eu não poderia deixar de lembrar que as pautas usadas para a produção de blog posts também podem ser transformadas em roteiros para o YouTube. Inclusive, muitos canais fazem isso como complemento entre os conteúdos — e também já permite um crosslink, hein?

Ou seja, a primeira ideia que você pode colocar em prática é usar o mesmo tema do texto para fazer um vídeo. Na prática, pegue os principais tópicos do blog post para guiar o roteiro. Também é possível fazer isso para lives e podcasts.

Por outro lado, se a ideia dos assuntos se complementarem te agradou mais, basta pegar tudo o que você gostaria de falar para o público sobre um determinado assunto. Depois, separe os tópicos que serão abordados no texto para blog e os que serão em formato de vídeo.

Conclusão

Ter um blog é muito mais que tráfego orgânico, branding ou funil de conversão. Em tempos que se fala tanto na importância de conteúdo, é muito importante que você abra os horizontes ao pensar nele.

Ter um blog é investir em uma biblioteca de conteúdos ricos que podem ser usados em redes sociais, e-mail, apoio ao comercial e diversas outras estratégias.

Então, pega esse conselho: tá precisando de mais conteúdo em suas redes sociais? Faça um blog. Com ele, você vai ter muuuuuito conteúdo para compartilhar, desdobrar e interagir com o público.

E se quiser saber mais estratégias 2 em 1 que podem ser feitas com o blog, deixa aqui nos comentários que eu trago em um próximo post. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso