Recentemente, em uma conversa com meu irmão, ele me fez a seguinte pergunta: Gabi, como tu faz para ganhar dinheiro com blog?

Depois de uma longa conversa (que eu adoro, aliás), eu tive a ideia de trazer o tema para você.

No final das contas, realmente não fica óbvio como ganhar dinheiro com blog. Pelo contrário! Nem mesmo os profissionais de marketing sabem tudo sobre como monetizar esse canal sem o envolvimento diário com ele.

Mas, como você caiu aqui, sei que está precisando de uma ajudinha com isso. E tenho uma boa notícia: sou a melhor pessoa para te mostrar as opções, modéstia à parte.

Isso porque eu ganho dinheiro com blog atendendo clientes desse nicho, escrevendo aqui, tocando os meus próprios projetos de conteúdo para blog e ainda ensinando sobre essas estratégias!

Só aí já tem várias possibilidades, né? Mas, nesse caso, eu estou do outro lado de como ganhar dinheiro nesse mercado. Como fornecedora da solução.

Entretanto, você pode lucrar com um blog sendo o dono do negócio ou fazendo parte de um. Até mesmo se a ideia é marketing pessoal, renda extra, entre outros cenários.

Segue comigo para conhecer as principais oportunidades de ganhar $$!

1 – Estratégias de funil de conversão focadas em vendas

Nem todas as estratégias de conteúdo envolvem um funil de conversão, até porque isso é um conceito que veio do Inbound Marketing. Porém, quis colocá-lo como o primeiro item porque, de fato, é um conceito bem conhecido e que funciona na prática.

Digamos que você tenha uma empresa que oferece um serviço ou um produto qualquer. Para isso, a estratégia de captação de leads envolve várias etapas do funil de conversão, visando abordagens diferentes para cada momento da jornada do consumidor (reconhecimento, consideração e decisão).

O blog é uma das ferramentas mais importantes para conversar com potenciais clientes em qualquer momento, e o melhor: sem ser chato. Afinal, é o usuário que vai encontrar o seu blog através de uma busca no Google, navegando nas redes sociais, vendo o compartilhamento de um amigo etc.

Como a ideia nesse post não é me aprofundar nas estratégias, mas sim dar as possibilidades de como ganhar dinheiro com blog, eu vou deixar um exemplo bem simples:

Como eu sou gaúcha, vou imaginar que tenho um e-commerce de produtos tradicionais e meu objetivo é aumentar as vendas de cuias de chimarrão. Nesse caso, eu poderia usar o blog para:

  • explicar como escolher uma cuia de chimarrão e colocar CTAs para minha loja;
  • disponibilizar um guia de como fazer chimarrão para download e nutrir esses leads até que queiram fazer uma compra;
  • trazer curiosidades sobre chimarrão para manter as pessoas envolvidas com minha marca, mesmo que elas nem tenham vontade de comprar ainda.

Bom, a minha sugestão é que você leia nosso guia sobre Inbound Marketing e um conteúdo especial que fiz sobre funil de conversão (vendas). Claro, somente se você quiser ganhar dinheiro com blog. 🙂

2 – Venda de infoprodutos

Nem sempre quem tem um blog vende um produto físico ou um serviço. Muitas pessoas utilizam esse canal de conteúdo para conseguir público com potencial de compra para um infoproduto.

Inclusive, a gente faz isso! 🙂 É claro que somos uma agência de conteúdo e o blog acaba fazendo parte do nosso funil de conversão para esses serviços. Porém, nós também desenvolvemos cursos e materiais que ajudam profissionais em suas estratégias no digital. E o blog é uma porta de entrada bem grande para isso!

A lógica é bem simples: faça parte do universo do público que pode ter interesse no seu infoproduto levando conteúdo atraente para essas pessoas. Se a minha ideia é vender um curso de e-commerce, por exemplo, então eu vou ter um blog para falar sobre e-commerce.

3 – Serviço de assinatura dos conteúdos do blog

Outra estratégia interessante para ganhar dinheiro com blog é oferecer algum tipo de assinatura para os seus leitores.

Como o YouTube é um dos canais de conteúdo mais conhecidos, vou usá-lo para comparar essa possibilidade. Lá na plataforma, as pessoas podem assistir os vídeos sem pagar nada, certo? Mas existem os clubes de assinatura, onde os canais oferecem a opção de conteúdo exclusivo para os assinantes.

Ou seja, é uma forma de monetizar o conteúdo além da publicidade (que vou falar logo mais).

O legal é que esse modelo de assinatura pode ser adaptado a diversas realidades, como a do blog. Por lá, você pode ter os conteúdos rotineiros, com acesso livre, mas também criar alguns destinados apenas para a sua base de assinantes, agregando mais valor e exclusividade neles.

4 – Espaço publicitário no seu blog

Essa possibilidade, ao meu ver, ainda é pouco explorada pelas pessoas que têm um blog e já vou explicar o porquê.

Entretanto, tinha em mente que, com o passar do tempo, a tendência é que seu blog tenha cada vez mais pessoas acessando os conteúdos. Quando essa popularidade aumenta, é normal que algumas marcas comecem a olhar para o seu site como um espaço publicitário.

Ou seja: para colocar banners promocionais, cupons de desconto, fechar uma parceria de blogspot com fins publicitários, entre outros! Nesse caso, é bom já ter um Mídia Kit pronto para negociar o espaço e os valores.

Ok, mas por que essa opção é pouco explorada? Acontece, que em alguns modelos de negócio, pode conflitar com o objetivo final.

Por exemplo, se você tem um e-commerce de cadeiras e seu blog tem espaço publicitário para outros produtos, não seria legal dispersar a atenção do usuário para outro lugar. A não ser que o retorno sobre aquela venda/espaço seja tão vantajosa quanto uma compra em sua loja.

Entende a relação?

Agora, existem outros modelos de negócio que ter um espaço publicitário no blog não conflita em nada, pelo contrário, é até o core da estratégia. Alguns marketplaces já fazem isso, assim como portais de avaliação de produtos e até blogs pessoais (influenciadores).

5 – Publicidade com afiliação

A afiliação está relacionada com o espaço publicitário, de certa forma. Em resumo, o mercado de afiliados é um modelo em que você pode vender produtos, infoprodutos e serviços para terceiros e receber uma comissão sobre as vendas que você promoveu.

Aqui, a estratégia varia muito conforme o quanto você quer ganhar e o que pretende vender. Para ter uma noção, é possível escolher um ou mais afiliados e criar toda a estratégia de Inbound Marketing para vender e ganhar em cima disso.

Ou, você pode simplesmente criar um blog focado em atrair tráfego qualificado para a compra com seus afiliados, sem o envolvimento com outros canais de marketing. Funciona? Sim! Posso afirmar porque eu mesma faço isso. 🙂

Como eu já disse outras vezes por aqui, o blog com uma estratégia de marketing de busca por trás tem um potencial gigantesco de crescimento ao longo do tempo.

Em um ano, você já está vendendo e ganhando com suas afiliações sem nem perceber o tempo passar. O importante é ter frequência de postagem, conteúdo de qualidade e boas práticas de SEO!

E um bom discurso de venda, claro. Vale aprender um pouco de Copywriting!

6 – Publicidade com Google AdSense

Algumas pessoas consideram o Google AdSense como um afiliado, mas eu gosto de tratá-lo diferente. Aliás, essa também é uma opção relacionada com o espaço publicitário em seu blog.

Até por isso que coloquei os dois últimos tópicos dentro da publicidade, entretanto, separei em coisas diferentes porque possuem suas características próprias.

Enfim, o Google AdSense é o mais facinho de explicar. Se trata de uma parceria com o Google para oferecer espaços em seu blog para exibição de anúncios criados pelos usuários do Google Ads.

Existem alguns pré-requisitos para conseguir a parceria, como mínimo de tempo e tráfego no site. Por isso, o ideal é focar os primeiros seis meses do seu blog em atração de público e crescimento constante do canal.

Com a exibição desses anúncios, o ganho pode ser em cima dos cliques, visualizações e até impressões. Por isso que quanto maior for seu blog em questão de tráfego, melhor. São mais pessoas tendo contato com a publicidade!

7 – Fazendo o seu Branded Content

Você compra um iPhone por causa da oferta do produto ou pelo valor agregado nele e na marca? Tenho certeza que a resposta foi a segunda opção.

Esse comportamento é resultado de uma estratégia de Branded Content, que precisa de tempo para sua solidificação, mas traz resultados absurdamente bons. Aí, você pensa: e eu lá consigo ser uma Apple da vida? Pois então, já começou pensando errado.

Você não precisa dominar o mundo, apenas o seu nicho de atuação. Quanto mais conteúdo de valor seu negócio gera, mais pessoas ele impacta. Sendo que a forma mais viável de começar essa estratégia é na internet, com vídeos, redes sociais e (veja só) com um blog!

Em suma, é mais sobre valor do que preço. É mostrar para as pessoas que a experiência delas vai além do produto ou serviço em si.

Por fim, veja o blog como o coração do seu conteúdo

Depois de estruturar esse texto e começar a escrever, percebi que eu poderia conversar um dia inteiro com você sobre como ganhar dinheiro com blog e ainda faltariam coisas.

Isso acontece porque cada pessoa tem um objetivo único e seus próprios negócios. Em contrapartida, o blog consegue ser útil em quase todos os nichos de mercado, adaptando-se a estratégias e metas diferentes.

Porém, eu posso dar um conselho que sintetiza tudo o que eu poderia falar: coloque o blog como coração do seu conteúdo. Muito mais do que o potencial para gerar vendas, esse canal pode apoiar todas as suas estratégias de marketing.

Eu já falei sobre como um blog pode ajudar a alimentar suas redes sociais, por exemplo. Porém, ele é o braço direito de tudo:

  • Um blog post pode virar um roteiro de vídeo;
  • Um vídeo pode ganhar audiência por estar embedado em um blog post;
  • Os temas são fontes para as postagens nas redes sociais;
  • Links colocados nos conteúdos ajudam em estratégias de autoridade de um site;
  • Pode ser um canal de captação para newsletter ou e-mail marketing;
  • Pode ser a fonte dos conteúdos enviados por e-mail;
  • É um ótimo lugar para conhecer melhor seu público e coletar dados;
  • Pode até servir como conteúdo de apoio para a equipe de vendas;
  • Também pode fazer parte de uma estratégia de Google Ads;
  • E muito mais! 🙂

Bom, agora que eu larguei esse tanto de opções, tenho duas oportunidades para você.

Primeira oportunidade: eu ajudei a nossa equipe a desenvolver um KIT completo para produção de conteúdo em blog. Você vai precisar dele para começar ou melhorar sua estratégia, então já corre lá para ver! Fizemos com muito carinho. <3

Segunda oportunidade: me conta nos comentários qual é o seu negócio que eu te respondo como ganhar dinheiro com seu blog! 😉

Autor

Publicitária de formação, marketeira de coração. Amante de livros, séries coreanas e outras coisinhas mais nerds. :)

2 Comentários

  1. Dicas fundamentais para quem quer começar seu negocio com blogs, com toda certeza posso afirmar que o conteúdo nesse blog é de grande valor e tem ajudado muitas pessoas!

    Parabéns pelo site e pelo conteúdo!

Escreva um comentário

Pin It