Empreendedora trabalhando duro em frente ao computador para descobrir como alavancar empresa na internet
Como Alavancar Empresa na Internet

A internet se tornou indispensável na vida das pessoas, assim como para as empresas de qualquer segmento. Isso porque os recursos de marketing que temos disponíveis hoje são aliados, principalmente, das pequenas e médias empresas.

Por isso é importante que você conheça as principais estratégias de divulgação com marketing digital e como aproveitá-las da melhor forma possível para o seu negócio. Acompanhe comigo as dicas de como divulgar sua empresa na internet!

1 – Comece com um bom planejamento

Antes de partir para qualquer tipo de divulgação é indispensável que você faça um bom planejamento para servir de guia para as ações de marketing da sua empresa. Um bom planejamento precisa ter pelo menos esses 4 itens:

  • Público-alvo: defina quem são as pessoas que sua empresa quer atingir, quais as características do público com maior probabilidade de comprar seus produtos ou serviços. Isso faz com que seus esforços em marketing digital tenham mais chances de conversão.
  • Persona: depois de criar o público-alvo você deve criar uma buyer persona, que é uma ficha com os dados de uma pessoa específica, criada por você, que representa aquele cliente ideal para sua empresa. Assim fica muito mais fácil visualizar para quem sua você quer vender.
  • Objetivos e metas: defina qual é o objetivo principal da sua empresa e com base nisso trace várias metas necessárias para alcançá-lo. Somente assim você consegue escolher o caminho mais assertivo e criar estratégias mais claras.
  • Identidade da marca: esse pode ser o mais trabalhoso pois envolve toda a comunicação que sua empresa irá utilizar para interagir com o público, desde a identidade visual até o posicionamento no mercado. Ter uma identidade própria é o que vai fixar sua marca na cabeça das pessoas.
  • Análise SWOT: recurso muito usado no planejamento porque é um mapeamento do cenário interno e externo da sua empresa, reunindo aspectos como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Para aprender a montar a sua, veja nosso conteúdo sobre Análise SWOT: tudo o que você precisa saber para montar a sua.

Deu para perceber como o planejamento é importante para guiar os passos da sua empresa? Com ele você consegue identificar para quem direcionar as suas ações de divulgação, o que sua empresa quer alcançar, como ela quer ser vista pelos outros e muito mais.

Depois de ter um bom planejamento como guia, é hora de partir para as possibilidades de divulgação dos seu negócio na internet.

2 – Tenha um Blog

A minha primeira dica tem tudo a ver com Marketing de Conteúdo. E se você ainda não conhece essa estratégia, saiba que ela ficou muito popular justamente por sua proposta de pensar menos como vendedor e se focar mais nas necessidades do consumidor.

Logo, todas as estratégias de Marketing de Conteúdo têm o objetivo de atrair o interesse do público com conteúdos. E “atrair o interesse” é justamente o que você quer para sua empresa!

Por isso que vou falar nesse tópico como ter um blog pode ajudar na divulgação do seu negócio, já que ele é um dos canais mais eficientes para esse tipo de estratégia.

  • Atração de público através de conteúdo: o blog é um dos melhores canais para atrair mais público para sua empresa já que os conteúdos publicados alcançam o público que faz buscas no Google.
    Quando a gente quer se informar mais sobre determinado assunto, geralmente vamos buscar por isso no Google. E você já reparou que grande parte dos resultados são páginas de blogs? Esse é o motivo de tanto potencial para atrair visitantes.
  • Reconhecimento do público: consequentemente, quando alguém lê as publicações do blog da sua empresa, aos poucos essa pessoa está, também, tomando conhecimento da existência da sua marca, produtos ou serviços.
  • Bom para mostrar autoridade no assunto: outro fator que conta para a divulgação da sua empresa é que ter um blog é uma grande oportunidade para mostrar a autoridade que sua empresa têm no que ela faz.
    Através de conteúdos com temas relacionados ao seu segmento, sua empresa consegue passar conhecimento para o público. Isso vai fazer com que as pessoas tenham a sua marca como referência no assunto e lembrem dela sempre que precisarem.
  • Mais páginas para o Google indexar: como você já viu neste tópico, aparecer nos resultados do Google é bom para divulgação da sua empresa. Com um blog, pense que você terá mais páginas da sua empresa indexadas no Google. Ou seja, são mais chances de aparecer nas buscas dos usuários.

Antes de passar para o próximo tópico, indico o Guia Completo sobre Marketing de Conteúdo para Empresas para te ajudar a entender mais sobre todas as possibilidades do Marketing de Conteúdo, quais são os outros canais usados além dos blogs e o que você pode esperar de resultados!

3 – Melhore seu SEO

O SEO, ou Search Engine Optimization, é um conjunto de estratégias e técnicas que otimizam suas páginas para que elas sejam encontradas facilmente pelos mecanismos de busca, como o Google. E eu já falei sobre a importância de aparecer nas buscas do Google para a divulgação da sua empresa, certo?

Com isso e mente, olha só o que dá para fazer com SEO, tanto para seu site como para o blog:

  • Palavras-chave: é importante realizar uma pesquisa de palavras-chave para entender o que seu público-alvo está buscando. Assim você tem uma boa base para criar conteúdos que sejam atraentes e façam sentido para essas pessoas.
  • Conteúdo do site: textos bem escritos e de fácil entendimento e legibilidade para o seu público. Pense sempre em responder as dúvidas do público da melhor maneira possível.
  • HTML: formatar os conteúdos das suas páginas com títulos (H1, H2 e H3), titles, meta descriptions, HTML semântico e outros.
  • Tempo de carregamento: os sites que carregam mais rápido agradam mais ao público. Por isso que o cuidado com tamanho de imagens, quantidade de informação que o seu servidor suporta e outros contam muito quanto ao SEO.
  • URLs: procure sempre deixar as URLs das suas páginas mais amigáveis aos usuários, ou seja, mais legíveis e menos extensas.
  • Linkagens: colocar links nos conteúdos do seu site ou blog ajudam a aumentar a relevâncias das suas páginas para o Google. Você pode fazer tanto linkagens internas (relacionar um conteúdo ao outro) como receber linkagens externas (indicações).

Com essas práticas de SEO aliadas aos conteúdos bem escritos no seu site e no seu blog a chances da sua empresa aparecer no Google ficam muito maiores. E quando uma marca está nas primeiras páginas dos resultados de busca é claro que ela está sendo muito bem divulgada!

4 – Use as Redes Sociais

É claro que as redes sociais não poderiam faltar aqui nas dicas, pois grande parte do público-alvo da sua empresa está presente em alguma das mais populares (Facebook, Instagram Twitter, LinkedIn e outras).

Provavelmente sua empresa já tenha perfil em uma rede social ou até mais. Porém, será que você está aproveitando todo o potencial das redes sociais para divulgação de uma marca? É possível fazer muito mais do que somente publicar sobre seus produtos ou serviços. Veja:

  • Alimentar seus perfis com conteúdos do blog: um dos motivos que levam empresas ao abandono das redes sociais é não ter variedade do que publicar, o que é desinteressante para o público. Com um blog ativo você sempre terá assuntos da sua empresa para divulgar nas redes sociais dela.
  • Postar regularmente: postar todos os dias conta a favor para a divulgação da sua marca porque assim seu perfil vai sempre ter algum conteúdo rodando entre os usuários e seguidores.
  • Usar como canal de atendimento ao cliente: ter mais de um meio para se comunicar com seus possíveis clientes é muito bom para expandir as possibilidades de uma pessoa entrar em contato com sua empresa. E as redes sociais são ótimas como canal de atendimento.
  • Impulsionar publicações: principalmente para empresas com poucos seguidores nas redes sociais, essa possibilidade é muito válida. Mesmo com um investimento baixo por publicação o alcance aumenta consideravelmente e atrai mais público para os perfis do seu negócio ou para o site/blog.
  • Aproveitar todos recursos de cada rede social: por fim, aproveite os recursos de cada rede social para ajudar a divulgar sua empresa. Por exemplo os grupos no Facebook, que são ótimos para interagir com o público-alvo do seu negócio.

Mas para entender melhor o que é possível fazer em cada rede social para divulgar a sua marca eu indico o texto sobre como criar conteúdo para redes sociais, que fala sobre os principais recursos de cada plataforma.

Um jeito mais rápido e direto de divulgar a sua empresa na internet é através de links patrocinados. Você investe um determinado valor para que seus anúncios sejam entregues ao público que você escolher através das ferramentas de segmentação.

E para ter uma noção de como essa estratégia é boa para divulgação da sua empresa na internet, é possível anunciar em diversos site populares, como: no buscador do Google e sites parceiros com o Google Ads, no Facebook e Instagram com o Facebook Business Manager, em aplicativos de celular como o Waze e outros.

Além da divulgação, o investimento em links patrocinados vale a pena por:

  • Valores flexíveis e resultados mensuráveis: os valores investidos em anúncios é você quem decide. Além disso é possível alterar as campanhas quando os resultados não forem satisfatórios e isso leva mais segurança para os anunciantes.
  • Resultados a curto prazo: ter um blog, investir em SEO e movimentar as redes sociais são formas de divulgação que alavancam sua empresa com o tempo. Enquanto isso, você pode investir em links patrocinados para ter resultados em menos tempo e apoiar as demais estratégias.
  • Um jeito rápido de aparecer no Google para quem está começando: conquistar um bom posicionamento na primeira página de resultados do Google não é uma tarefa fácil, principalmente para novas empresas na internet. Mas com o Google Ads você consegue investir em links patrocinados para aparecer melhor posicionado, assim:

Anúncios nos resultados de busca do Google

  • Alcançar o público nas redes sociais: outra possibilidade muito usada em links patrocinados é anunciar nas redes sociais, com público segmentado de acordo com dados e características que você escolher. A plataforma mais conhecida é o Facebook Ads.

6 – Mande e-mails

O e-mail também faz parte do nosso dia a dia, principalmente de quem trabalha em frente ao computador. Por isso que ignorar o e-mail marketing não é uma boa escolha. Você pode começar uma estratégia de e-mail com sua lista de contatos adquiridos em cadastros no e-commerce, nos formulários do site, nas landing pages e outros.

Mas o que enviar para meus contatos? Existe vários tipos de e-mail com conteúdos e propostas diferentes para divulgação, alguns deles:

  • Promocional: é o mais utilizado por empresas, pois mostra ofertas e novidades dos seus produtos ou serviços.
  • Informativo: fornece informações que possam ser de interesse para seus contatos, como dicas, material educativo, novidades e outros.
  • Transacional: é aquele e-mail de confirmação que o cliente recebe quando realiza alguma ação no seu site (compra, mudança de senha, cadastro para receber algum material, etc).
  • Boas-vindas: sempre que sua empresa recebe um novo contato de e-mail é interessante mandar um conteúdo de boas-vindas, que apresente, brevemente, a sua empresa.
  • Comemorativos: estes são focado em datas especiais, como o Natal, por exemplo. Podem ser conteúdos desejando felicidades, ações e promoções especiais, curiosidades sobre a data e outros.
  • Newsletter: podemos comparar com um “jornal online” que as pessoas interessadas se inscrevem em uma landing page da sua empresa para recebê-lo frequentemente. Por exemplo, aqui na Mateada temos uma newsletter mensal sobre novidades e assuntos relacionados ao marketing digital. E você pode se inscrever na nossa newsletter, inclusive! 🙂

Mas cuidado, enviar um volume muito alto de emails para as pessoas com conteúdos que não sejam do interesse delas pode fazer com que elas coloquem o contato da sua empresa no “spam”. Por isso é importante segmentar a sua base usando alguma ferramenta como RDStation, Dinamize ou Hubspot.

Além disso, outra prática negativa é comprar uma base de e-mails, já que os contatos não serão pessoas interessadas em seus serviços e produtos, o que faz esse investimento ser desnecessário.

  • Dica extra sobre automação: o e-mail marketing ficou muito mais eficiente com essa tecnologia, pois a automação facilita todo o processo de envio de email, segmentação de público e escolha do conteúdo certo para pessoa certa. Se você já tem uma base grande de contatos, investir em automação é o ideal.

7 – Esteja presente nas buscas locais

E para finalizar as dicas, esse é especialmente para os serviços e comércios locais. Sabe quando pesquisamos por “restaurante perto” e aparece aqueles resultados com localização no mapa, horário comercial, avaliações, cardápio e outras informações? Isso são os resultados das buscas locais, ou local search.

Print de uma busca local feita no no Google

Esse tipo de busca no Google é muito bom para a divulgação do seu negócio, principalmente porque ela vai aparecer diretamente para os seus potenciais clientes. Mas para estar presente nas buscas locais é preciso cadastrar a sua empresa no Google Maps.

Por isso já deixo aqui o conteúdo“Como colocar a sua empresa no Google Maps” para você ter o passo a passo e colocar a sua agora mesmo.

Além do Google, também é bom cadastrar seu negócio em sites e apps de avaliação e sugestão de estabelecimentos comerciais, como:

  • TripAdvisor: site relacionado ao turismo com o objetivo de reunir informações e conteúdos para pessoas que querem viajar.
  • Yelp: site que reúne informações e avaliações sobre estabelecimentos comerciais no mundo todo.

Não é uma, não são duas, é o conjunto todo

Uma estratégia sozinha tem o seu próprio potencial, mas em conjunto é como uma “união de forças”, todas as possibilidades usadas a favor do seu negócio. Logo, minha sugestão para encerrar o conteúdo de hoje é: não escolha uma, nem duas, tente usar todas as estratégias que vão te ajudar a crescer.

Ah, antes do “bye-bye”, está vendo aquele menu de redes sociais no canto direito da tela? Escolha a sua rede social favorita e compartilhe esse conteúdo com seus amigos e conhecidos! Dividir conhecimento vai ser bom para eles, para você e para nós também. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso