Às vezes, quando eu olho para dez anos atrás e lembro do meu primeiro blog, é impossível não comparar as práticas de marketing da época com o que fazemos agora.

E sabe o que é mais interessante nisso tudo? Primeiro, que a internet mudou (e muito, por sinal), mas também que a base de como criar um blog de sucesso continua exatamente a mesma:

Estratégia e planejamento.

Já é quase um clichê bater nessa tecla, mas acredite, as pessoas não colocam em prática aquilo que realmente vai fazer diferença. O gerador do sucesso. E arrisco a dizer que você também está em busca dessa fórmula nem tão mágica assim. 🙂

Em resumo, o Google mudou e junto a ele tudo teve que se reinventar, desde as práticas de SEO até o modo como se consome o conteúdo de blog. Agora, os princípios de planejamento e de como se conduz uma estratégia continuam praticamente iguais.

Então, é isso: a fórmula quase mágica para um blog de sucesso é saber com quem, como, por que, quando e o que falar com o seu público. E para não se perder no meio de tanta informação relevante para sua estratégia, nós desenvolvemos esse material completo.

São modelos para documentar seu planejamento estratégico e guias para não esquecer dos pontos mais importantes na produção de um blogpost.

Um material repleto de recursos para ajudar você que está começando ou repensando sua estratégia em busca do sucesso para seu blog, seja qual for o objetivo final.

Conheça o nosso Kit para Produção de Blog

Uma dificuldade notável é que, mesmo tendo o conhecimento teórico do processo, é difícil colocar tudo para funcionar, e mais ainda fazer o resultado ser satisfatório. Seja por falta de tempo, experiência ou especialidade com blog.

Por isso, nós unimos nossas equipes de conteúdo e SEO para desenvolver um material que será o seu braço direito na documentação estratégica e no controle de qualidade dos seus textos.

O mais legal é que juntamos nossas vivências em agência para criar documentos que sabemos que fazem toda diferença para tocar um blog e alavancar os resultados.

Ou seja, usamos e crescemos todos os dias com esse material de apoio. 🙂

 O nosso Kit para Produção de Blog contém:

  • Modelo de público-alvo;
  • Modelo de persona;
  • Modelo de mapa da empatia;
  • Modelo de jornada do cliente (funil de conversão para blog);
  • Modelo de calendário de conteúdo;
  • Modelo de pautas;
  • Modelo de doc para redatores;
  • Guia de SEO para WordPress;
  • Guia de produção de conteúdo;
  • Guia de revisão de conteúdo;
  • Guia de publicação de conteúdo;
  • Lista de ferramentas úteis.

Vou explicar com mais detalhes cada um dos materiais para você entender todos os benefícios e quando usá-los. 🙂

Materiais para documentar o seu planejamento de sucesso

O primeiro passo para ter um blog de sucesso é desenvolver a estratégia para alcançar o seu objetivo maior (quase sempre são vendas). Porém, as informações não podem ficar somente na sua cabeça, porque:

  • você vai esquecer detalhes importantes;
  • é mais difícil compartilhar as ideias com equipes;
  • os redatores precisam entender a estratégia do seu blog;
  • quando é necessário aprovar o projeto, é mais fácil ter a documentação organizada.

Ou seja, os materiais a seguir são úteis, principalmente, por dois motivos: você terá todo o planejamento estratégico documentado (organização) e receberá um guia de informações que são necessárias para alavancar um blog.

Bom, sabendo disso, vamos conhecer os documentos que ajudam nesse quesito e fazem parte do Kit! Eu separei eles em segmentos, que são:

  • Modelos para o seu planejamento estratégico: documentos para traçar sua estratégia macro.
  • Modelos para o seu planejamento de produção: documentos para guiar a produção de conteúdo.

Planejamento estratégico

Modelo de público-alvo

Documento formatado e editável para você preencher todas as informações do seu público-alvo. Se ainda não tem esses dados, o próprio modelo indica o que é relevante você saber.

Modelo de persona

Também é um documento formatado e editável para preencher as informações da sua(s) persona(a). Se não souber quais informações colocar, siga o que o modelo pede e procure descobrir esses dados.

Modelo de mapa da empatia

Modelo anexado à persona, para você preencher as informações do mapa de empatia do seu leitor/cliente ideal. Cada quadrante está com uma explicação breve para você saber exatamente o que colocar.

Modelo de jornada do cliente (funil de conversão para blog)

Jornada simplificada do cliente que passa pelo seu blog, em formato de funil de conversão. Para cada etapa, você preenche quais tipos de conteúdo de blog fazem mais sentido para sua(a) persona(a).

Planejamento de produção

Modelo de calendário de conteúdo

Para ter o controle maior da produção e histórico, com acesso rápido a informações como datas de publicações, títulos dos textos, palavras-chave e o que já foi publicado (incluindo link da publicação).

Modelo de pautas

Extremamente importante no trabalho com redatores terceirizados ou equipe interna com mais de uma pessoa. As pautas são informações que guiam a produção textual, como a palavra-chave, linkagens, direcionamentos gerais e referências para utilizar.

Materiais para guiar a sua produção de conteúdo do seu blog

Agora que já falamos sobre a parte de planejamento estratégico, chegou a hora de colocar a produção em prática. Nesse momento, os guias são essenciais para manter a qualidade dos textos e garantir que os envolvidos sigam a estratégia proposta.

Isso é importante porque alguns detalhes podem colocar o sucesso do seu blog por água a baixo, o que é bem comum, na realidade.

Por exemplo, redatores que não usam a palavra-chave adequadamente no texto. Revisões que deixam passar links quebrados. Publicações que não formatam o texto nem otimizam imagens.

Tudo o que é importante está nestes guias e vou mostrar cada um deles abaixo. Ah, e ainda tem um bônus no final. 🙂

Guia de SEO para WordPress

Tudo o que você precisa lembrar de configurar na criação do seu blog, como plugins, categorias, definições no Yoast, entre outros.

Guia de produção de conteúdo

Itens que os redatores precisam seguir durante a escrita do texto, como as melhores partes do conteúdo para inserir a palavra-chave, boas práticas de linkagens e escolha de imagens, cuidados com legibilidade etc.

Guia de revisão de conteúdo

Tudo o que os responsáveis pela revisão de conteúdo não podem esquecer de checar antes de aprovar um texto, incluindo boas práticas de SEO, checagem de links, linguagem adotada, entre outros.

Guia de publicação de conteúdo

Itens para seguir enquanto faz a publicação do conteúdo, desde pequenos detalhes que costumamos esquecer (como colocar a data e a categoria do post), até otimizações de imagens do próprio conteúdo.

Bônus: Modelo de doc para redatores

De bônus, dividimos com você o modelo de documento que usamos com nossos textos. Ele já vem na formatação ideal para publicação de blog post (o que facilita muito a vida de quem for publicar).

Lista de ferramentas úteis para manter um blog de sucesso

Por fim, criamos uma lista super completa de ferramentas que são quase indispensáveis para criar e gerenciar um blog.

Você vai encontrar indicações para fazer pesquisa de palavras-chave, edição de imagens, correção de textos, plugins de WordPress e muito mais!

Pegue agora o seu Kit para Produção de Blog!

Eu estou muito animada com os resultados que o seu blog vai ter com esse material completinho que desenvolvemos com muito carinho. E não era de esperar menos, afinal, eu já conquistei resultados memoráveis para os nossos clientes com modelos parecidos com esses.

Ah, e digo parecidos porque nós aperfeiçoamos nossos próprios documentos para trazer algo ainda mais completo para você.

Então, se você ainda está se perguntando como criar um blog de sucesso, saiba que o caminho começa assim: com a aquisição de um material que ajuda a criar um bom planejamento, melhorar a organização e ter um norte claro sobre qual caminho seguir!

Autor

Publicitária de formação, marketeira de coração. Amante de livros, séries coreanas e outras coisinhas mais nerds. :)

Escreva um comentário

Pin It