Conteúdo para redes sociais

Atualmente, quando se fala em marketing de conteúdo, a primeira coisa que pensamos é: criar um blog para uma marca poder publicar seus conteúdos. Essa solução é a mais usada atualmente, já que 60% dos profissionais de marketing consideram o conteúdo para blogs como principal foco do Inbound Marketing. Mas será que é só nos blogs que podemos publicar conteúdo relevante para o público?

No Brasil, mais de 100 milhões de pessoas usam, pelo menos, uma rede social*. Não há dúvidas que isso é uma grande oportunidade de marketing digital para qualquer empresa e você provavelmente até já criou um perfil para o seu negócio em alguma dessas mídias. Pois aí é que entra a nossa questão: você faz marketing de conteúdo para redes sociais?

Se a resposta para a nossa pergunta for não, tudo bem, pois o texto de hoje é para ajudar você a enxergar nas mídias sociais mais um meio de publicar conteúdo relevante para os seus potenciais clientes. Se a resposta foi sim, melhor ainda: aproveite esse conteúdo para conferir se você está aproveitando todas as possibilidades de cada rede social.

Redes sociais: quais usar para publicar conteúdo?

É claro que você não precisa estar presente em todas as redes sociais — até porque existem muitas, muitas mesmo — para atingir o seu público-alvo, mas o ideal é ter pelo menos um perfil em cada uma das mais usadas, pois isso aumenta as chances da sua marca chegar em mais clientes potenciais.

Em 2017, as redes sociais mais acessadas pelos brasileiros* foram:

  • 1º – Facebook, com 97,7%;
  • 2º – Instagram, com 63,3%;
  • 3º – LinkedIn, com 46,2%;
  • 4º – Twitter, com 44,6%.

Então já sabemos em quais mídias sociais investir nossos esforços de marketing de conteúdo, certo? Mais ou menos. Acontece que a escolha de qual plataforma focar não depende só disso: é preciso analisar o perfil do seu público-alvo para saber onde ele está presente.

  • Exemplo: se o seu público-alvo são pessoas entre 40 e 50 anos, será que eles estão presentes em todas as redes mais populares? Provável que não. E os jovens entre 10 e 15 anos? Estes utilizam redes sociais que talvez você nem conheça e costumam trocá-las com frequência, então é importante acompanhar essas tendências.

Logo, nós vamos falar aqui sobre as redes sociais mais populares (aquelas quatro que citamos acima). Mas lembre-se de verificar se seu público pode estar presente em outros lugares da internet e onde a sua marca deve focar seus conteúdos. Certo? Então vamos lá!

Facebook

O Facebook ainda é a rede social mais usada em nosso país e a maioria das empresas estão presentes lá também. Porém, a tendência é que os resultados orgânicos dos perfis de marca diminuam cada vez mais. Por isso, o melhor é começar a apostar em estratégias que façam com que os usuários se interessem pelas postagens de uma marca e consequentemente se engajem mais com cada publicação. Esta é uma maneira do Facebook entender que o seu conteúdo é relevante para o público, entregando-o para mais pessoas.

Alguns meios de fazer isso é com:

  • Imagens e textos;
  • Notas;
  • Vídeos;
  • Transmissões ao vivo;
  • Compartilhamentos.

O melhor de tudo é poder variar entre as opções de conteúdo no perfil da sua marca. Mas além da diversidade, é interessante que você siga algumas práticas para manter a qualidade dos conteúdos, que veremos a seguir.

Dicas para criar bons conteúdos no Facebook

Cada plataforma tem uma “pegada” diferente, tanto no público quanto no seu uso, e isso interfere também em como os conteúdos devem ser para despertarem rapidamente o interesse dos usuários. No caso do Facebook:

Use imagens sempre: como o feed do Facebook é uma “metralhadora” de informações, além de ser atualizada a todo momento, a melhor forma de se destacar é usando o apelo visual para atrair rapidamente a atenção das pessoas. Procure criar imagens objetivas e que passem a mensagem da sua marca com mais clareza possível.

Post com imagem no Facebook

No exemplo acima, nós usamos uma imagem de apoio ao texto. Nela, a mensagem que queremos transmitir está clara: ser mais produtivo com a técnica pomodoro. Isso já é o suficiente para atrair as pessoas que buscam por um meio de otimizarem seu tempo, então é mais fácil de convencê-las a pararem para ler o texto da nossa publicação.

Faça textos curtos: o comportamento dos usuários do Facebook é de não ficar muito tempo envolvidos em uma mesma publicação e já passar para a próxima rapidamente. Por isso, para que o engajamento com a sua publicação seja maior, crie textos de, no máximo, 250 caracteres*.

Crie notas para textos maiores: se você tem um assunto que considera muito legal, só que grande demais para um post e muito curto para um artigo de blog, então aposte nas notas do Facebook. Nelas, você pode publicar um conteúdo com imagem de destaque e um texto. Se o usuário se interessar, ela clica em “ver mais” para ter acesso ao conteúdo inteiro.

Notas no Facebook

Compartilhe seus conteúdos: como você já terá pessoas que acompanham a sua marca pelo Facebook, é interessante que as publicações do seu blog, canal do Youtube, podcasts e outras mídias também sejam compartilhadas no perfil da sua empresa para levar esse público mais engajado para os seus demais canais na internet.

Texto de apoio no Facebook

Utilize vocabulário leve: os conteúdos no Facebook, principalmente em texto, devem ser mais leves para segurar a atenção do usuário, que provavelmente está usando a rede como um momento de lazer. E se possível (dependendo do segmento do seu negócio), você pode até inserir emojis nos textos, usar memes nas imagens, e o que mais a criatividade permitir, para criar proximidade!

Pense em impulsionamento: para ter um alcance maior com seu conteúdo, principalmente se a sua empresa for pequena, pense na possibilidade de impulsionar suas publicações. Os valores variam conforme o número de usuários que você deseja alcançar e ainda há diferentes opções de segmentação de público para direcionar seu post.

Instagram

De todas as redes sociais que vou falar aqui hoje, esta é a que mais apela ao visual para chamar a atenção dos usuários, já que todas as suas possibilidades de postagem envolvem imagens ou vídeos. Ao contrário do que algumas pessoas podem pensar, o Instagram é, sim, uma ótima rede social para publicar conteúdo de qualidade e nós vamos mostrar as duas oportunidades da plataforma: o feed e o stories.

Instagram Feed

O feed do Instagram pode ser aproveitado para a publicação de conteúdos que você quer que permaneçam disponíveis no perfil da sua marca para todos que visitarem. As opções de formato são imagem e vídeo, ambas com possibilidade de incluir legendas em texto, e com isso já dá para criar conteúdos bem legais para a sua empresa, como:

Educativos: você pode usar uma imagem para transmitir conhecimento de forma rápida sobre algum assunto ou como apoio para um texto-legenda, onde os usuários podem saber mais sobre o tema abordado.

Feed do Instagram

Na imagem acima trouxemos um exemplo do nosso Instagram, onde publicamos uma imagem com um resumo explicativo sobre o assunto e com informações mais detalhadas na legenda, caso o leitor queira entender melhor.

Promocionais: a divulgação do Instagram vai muito além do que mostrar apenas promoções e ofertas de produtos ou serviços, que é algo que vemos sempre. Ele também é muito bom pra mostrar que existem pessoas do outro lado, envolvidas com a empresa, ou para oferecer qualquer coisa que seja do interesse do público, como no exemplo abaixo:

Promoção no Instagram

Nesse exemplo, o produto mostrado ao público é um conteúdo educativo, o nosso e-book Anunciar no Google. Note que o objetivo está bem claro, tanto na imagem quanto na chamada. Na legenda, linkamos o endereço de acesso ao e-book para os usuários interessados em baixá-lo.

Novidades: sempre que sair alguma novidade no segmento do seu negócio ou algo sobre a sua empresa mesmo, também é uma oportunidade de criar conteúdo no Instagram para manter o seu público informado.

Novidades no Instagram

Este é um tipo de conteúdo para Instagram que fala de novidades. No caso, o assunto que trouxemos tem relação com o segmento em que a Mateada está inserida e identificamos que esta novidade poderia ajudar alguns dos nossos seguidores.

Outros: além do que falamos, você pode criar conteúdos que tragam mais sobre o dia a dia na sua empresa, curiosidades do mercado, frases inspiradoras que tenham relação com seu público, fotos de eventos que sua empresa participou e muitos outros. Se for do interesse dos seus seguidores, porque não postar, não é?

Instagram Stories

O stories foi implementado no Instagram muito tempo depois do aplicativo ser lançado, mas não podemos negar que a opção foi um sucesso entre os usuários, que passam um tempo considerável conferindo as publicações do dia. As publicações desse tipo permanecem online por somente 24h, mas, ainda assim, são uma grande oportunidade para as marcas ganharem mais destaque com seus conteúdos. Quer saber como? Dá uma olhadinha:

  • Falando sobre algo: você pode usar o stories para fazer um vídeo rápido e responder às dúvidas dos seus seguidores, falar brevemente sobre algum assunto ou contar novidades do interesse do seu público.
  • Usando o “Saiba Mais”: essa opção pode ser usada para compartilhar os conteúdos da sua marca em outras plataformas, como os artigos do blog e as promoções no e-commerce. Você posta uma imagem ou vídeo que instigue o usuário a querer saber mais, então ele arrasta a tela para cima para abrir o link da página. Mas essa opção no stories só é liberada se a sua conta for do tipo business e possuir mais de 10.000 seguidores.
  • Transmissões ao vivo: sua empresa está participando de algum evento corporativo? Perfeito! Aproveite o momento para cobrir tudo de interessante que está acontecendo e transmitir para que os seus seguidores também possam estar por dentro. É interessante, também, salvar as suas lives para disponibilizá-las no stories novamente.

Dicas para atrair os usuários para seus conteúdos no Instagram

Como já falei nesse texto, o Instagram é uma rede social muito visual. Logo, o ideal é que você tenha um padrão no layout das suas postagens, principalmente no feed, para que seu perfil fique mais agradável aos olhos, transmita a personalidade da sua marca e tenha mais chances de ser marcante para os usuários.

Outra dica é quanto ao texto das legendas: assim como no Facebook, a linguagem também pode ser mais leve e você pode usar emojis para se aproximar mais do seu público e trazer um tom mais informal para o conteúdo. Também não esqueça de usar hashtags, pois elas fazem bastante diferença para o alcance no Instagram!

LinkedIn

Agora, vamos falar sobre marketing de conteúdo na rede social mais “séria” de todas: o LinkedIn. Sua empresa possui perfil lá? Se não, é bom você providenciar um, pois esta mídia está na lista das mais usadas nos últimos anos. E como o objetivo dela é que os usuários possam criar e manter suas relações profissionais, é um bom lugar para a publicação de conteúdos relevantes tanto para seus parceiros quanto clientes.

Algumas maneiras de publicar conteúdos no LinkedIn:

  • Artigos: você pode criar artigos sobre assuntos que tenham a ver com o seu mercado e publicar no perfil da sua empresa. Como o LinkedIn é uma rede para profissionais, você pode pensar em textos muito mais específicos e até mesmo direcionados para conquistar parcerias com outras empresas.
  • Imagens e vídeos: as postagens também podem ser conteúdos mais visuais, como imagens explicativas e fotos ou vídeos de coberturas de eventos.
  • Compartilhamentos: o LinkedIn pode ser usado para compartilhar seus conteúdos de outras plataformas. O mais legal é que esta rede destaca até mesmo os conteúdos que levam o usuário para uma linkagem externa, sem problema nenhum. Ou seja, mesmo que sua atualização seja um compartilhamento, ela irá ficar destacada em seu perfil.

Post recente no Linkedin

Dicas para publicação de conteúdo no LinkedIn

Como estamos falando de uma rede social totalmente voltada para relações profissionais, procure usar uma linguagem mais séria em seus textos. Veja bem, o ponto aqui não é tornar o vocabulário muito rebuscado, mas sim evitar o uso de emojis, gírias, piadas e coisas do tipo.

Twitter

Já faz tempo que dizem por aí que o Twitter é uma rede social ultrapassada e que não vale mais a pena estar presente por lá. No entanto, o que vemos é que ele ainda se mantém nas pesquisas de redes sociais mais usadas. Ou seja, devemos aproveitá-lo para publicar conteúdo, sim!

Um dos fatores mais importante para ter um bom aproveitamento do Twitter é a quantidade de postagens diárias, pois como a plataforma é feita para o compartilhamento de informações rápidas, os seus posts vão ser esquecidos rapidamente também. Resumindo: são conteúdos bem momentâneos mesmo. Então, o ideal é publicar mais de uma vez por dia no Twitter, se possível.

E o que postar de conteúdo por lá?

  • Notícias: você pode usar o Twitter para falar sobre as notícias do mercado em que seu negócio está inserido ou que tenham alguma influência sobre ele;
  • Novidades: para contar sobre as novidades tanto da sua empresa como dos assuntos novos que tenham relação com você e seus clientes;
  • Curiosidades: falar sobre curiosidades que possam ser do interesse do seu público também é um jeito de aproveitar o texto rápido do Twitter;
  • Imagens e vídeos: apesar de parecer que o Twitter é feito só de textos curtos, a rede também permite a publicação de imagens e vídeos junto aos 280 caracteres. E isso é muito bom, pois dá para agregar mais conteúdo ainda, como na imagem abaixo:

Post Twitter

As redes sociais também podem ter conteúdo de qualidade

Além de destacar mais a sua empresa e ganhar credibilidade, já que sua marca estará publicando conteúdos interessantes nas mídias sociais mais acessadas diariamente, você ainda contribui para o acesso a informações de qualidade. Com tantas postagens de informações falsas, conteúdos malfeitos e que não agregam em nada ao usuário, você pode aproveitar a chance para fazer melhor e publicar algo que realmente ajude o seu público-alvo com suas dúvidas e interesses.

E se você notou o tanto de vezes em que citamos os blogs durante o texto, mas ainda não possui um para a sua marca, está na hora de dar um jeito nisso! A nossa sugestão é o artigo que ensina como criar um blog em WordPress.

Espero ter ajudado você a ter um novo panorama das redes sociais como oportunidade para o seu negócio. Comente abaixo o que achou do nosso conteúdo e das dicas que trouxemos! E não deixe de mandar suas dúvidas e sugestões também, certo? 🙂

Referências:
G1: Mais de 100 milhões de brasileiros estão conectados nas redes sociais [fonte]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa Newsletters

Receba semanalmente as principais notícias e conteúdos sobre Marketing Digital.

Você pode gostar disso