O final do ano está chegando e, com ele, a procura por dicas e ideias de campanha de Natal aumentam muito. Afinal, essa época já é propícia ao aumento de vendas, tanto que é o grande destaque no calendário de marketing dos comércios, sejam locais ou virtuais.

E não precisa acreditar na minha palavra! Eu te mostro a importância dessa data em dados:

Indicadores de campanhas de datas comemorativas, incluindo campanha de Natal, no e-commerce brasileiro.
Fonte: E-bit e Nielsen no Webshoppers 39 (2019).

Esse aumento no faturamento não acontece somente porque o Natal é uma data cheia de oportunidades, mas sim porque as empresas sabem aproveitá-las. Afinal, é o período do ano em que as pessoas estão com mais condições de comprar, principalmente por causa do 13º salário e das férias coletivas.

Então, as empresas se empenham em criar ações de marketing digital bem planejadas e executadas que farão toda a diferença nos seus resultados. Tudo com o objetivo de atrair a atenção do público e entregar produtos e serviços de qualidade!

Por isso, hoje eu trouxe estratégias que qualquer tipo de negócio pode implementar para vender mais no Natal, incluindo investimentos proporcionais ao tamanho da sua empresa.

1 – Destaque seu negócio com um layout temático

A primeira dica é um ponto muito importante, já que todas as outras ações dependem do layout em destaque na sua loja. Para visualizar melhor a situação, vamos comparar dois tipos de vendas: a física e online.

É muito comum que os consumidores visitem os shoppings durante a decisão de compra, por causa da variedade de lojas e promoções. Em datas tão importantes como o Natal, é por isso que as vitrines estão mais destacadas que o comum, enfeitadas em clima natalino, com cartazes e adesivos expondo as melhores ofertas, etc.

Vitrines de loja em campanha de Natal.
Fonte: Uatt? e Irielly Deckmann.

Agora pense que, no e-commerce, é a mesma coisa. A internet é como um grande shopping, justamente porque muitos consumidores pesquisam preços e produtos o tempo todo.

É o momento de deixar a página inicial do seu site com um layout bem bonito, cheio de estilo natalino, e destacar as principais promoções. Vitrines e sugestões de presentes também facilitam na decisão de compra.

Essa dica também cabe a quem oferece serviços: vai fazer alguma ação especial para o Natal? Então, coloca lá no site do seu negócio, bem destacado, para que as pessoas possam saber e entender do que se trata logo de cara.

2 – Publique conteúdo atraente para seu público

Assim como eu já falei outras vezes aqui no blog, o conteúdo é um ponto muito forte de atração de clientes, com resultados cada vez melhores ao longo do tempo. Por isso, pense que todo o conteúdo criado para a campanha de Natal vai ser aproveitado nos próximos anos também e pode ser constantemente otimizado.

“Mas de que conteúdo você está falando, Gabi?”

Bom, quando falo em conteúdo atraente, me refiro aos blogposts, guias de compras, reviews, infográficos, pesquisas, webinars, vídeos diversos, posts em redes sociais, e-books, etc. Todo tipo de material na internet que vá chamar e captar a atenção do público-alvo do seu negócio.

Estrategicamente, nos referimos a isso como marketing de conteúdo, onde todos os assuntos são pensados para fazer com que o consumidor ande por um funil de conversão, desde a etapa de atração (onde a pessoa ainda tem baixo potencial para compra) até a decisão (onde essa mesma pessoa já se convenceu a comprar seu produto ou serviço).

Mas calma: para entender com mais detalhes, leia o Guia Completo de Marketing de Conteúdo para empresas que eu postei aqui no Blog da Mateada. Vai te ajudar muito se você ainda não conhece essa estratégia. 🙂

“E como isso vai ajudar a aumentar minhas vendas?”

Bom, para simplificar, eu vou focar essa explicação nos textos para blogs. Digamos que você publicou no blog da sua loja um conteúdo com dicas de presentes de Natal para comprar para a família.

Percebe que esse tipo de texto vai atrair a atenção de muitos consumidores que ainda estão em dúvida sobre o que comprar? E essa é a ideia principal: ajudar as pessoas para que elas passem a reconhecer o seu negócio e agregar valor a ele.

Algumas sugestões de tipos de posts para o Natal:

  • X dicas para presentear a sua família (ou namorado(a))
  • O que comprar para presente de amigo secreto?
  • X pratos deliciosos para a Ceia de Natal
  • X presentes baratos e lindos para dar de Natal
  • Que lugares visitar no feriado de Natal?
  • Quais as melhores atrações de Natal em São Paulo? (ou região escolhida)

“O volume de pessoas que procuram por assuntos de Natal é alto?”

Veja com seus próprios olhos: coloquei a palavra “Natal” no Google Trends referente ao ano completo de 2019. Repare como o volume de buscas, relacionado a compras, aumenta muito quando o gráfico se aproxima do final do ano.

Tendência de buscas orgânicas pela palavra "Natal".
Fonte: Google Trends

“E onde esse conteúdo vai chamar atenção?”

Uma das maiores fontes de tráfego do marketing de conteúdo são os mecanismos de busca, em especial o Google. As visitas em suas páginas aumentam muito quando você publica conteúdo em blogs e sites, principalmente com um bom trabalho de SEO. Mas os jeitos de aparecer no Google já são assunto para o próximo tópico! 🙂

3 – Apareça no Google para as buscas de Natal

O Google é a fonte mais rica de tráfego para sites, blogs, e-commerces e outros. Isso porque as pessoas pesquisam coisas o tempo todo, principalmente em épocas como o Natal!

Abaixo, trouxe quatro maneiras de aparecer para os resultados de pesquisa no Google, o que é bom tanto para aumentar o seu tráfego quanto as possibilidades de conversão!

Apareça para buscas orgânicas de Natal

Você já viu no tópico de conteúdo que as intenções de busca referentes ao Natal aumentam muito em dezembro. Logo, é o momento de aproveitar esse interesse das pessoas e aumentar o tráfego das suas páginas, assim como as chances de conversão.

E para conquistar bons resultados com buscas orgânicas, o conteúdo atraente que falei acima é indispensável.

Para entender o que os consumidores estão querendo saber, primeiro é preciso pensar como eles. O que você costuma procurar no Google nessa época em específico? A primeira resposta que veio em sua mente deve ter sido “presentes”, não é?

Partindo desse raciocínio, é preciso realizar uma pesquisa de palavras-chave. Eu costumo usar ferramentas como o Planejador de Palavras-chave do Google ou o Ubersuggest, que são gratuitos, e a SEMrush, que é uma paga.

Bom, com uma rápida consulta na SEMrush para o termo “presentes de natal”, já dá para ter uma boa ideia sobre que as pessoas estão buscando:

Termos de busca relativos a presentes de Natal.
Fonte: SEMrush

Todos os termos acima demonstram que os usuários que pesquisaram por eles ainda não sabem o que comprar e estão procurando dicas e sugestões para tomar a decisão. É assim que um conteúdo em seu blog pode ajudar estas pessoas e ainda sugerir seus próprios serviços e produtos como opção.

Mas e quando a pessoa já sabe o que comprar? Nesse caso, os termos de busca podem indicar a intenção de compra de um produto, mas sem que o consumidor tenha escolhido a loja ou marca ainda. Olha só:

Termos de busca relativos a árvore de Natal.
Fonte: SEMrush

Todos os termos acima são relacionados a buscas de decisão de compra. Ou seja, agora é o momento certo para que as suas páginas de produto ou serviço apareçam.

Como eu sei que não é fácil brigar com os grandes players nas buscas orgânicas, principalmente em pouco tempo, existe um jeito mais rápido e fácil de você conseguir posicionar bem o seu site. Vamos ver isso no próximo tópico!

Apareça nos anúncios de Natal no Google

Para anunciar seus produtos ou serviços no Google, é preciso ter uma conta no Google Ads, a plataforma usada para criar e gerenciar os anúncios. Com um investimento proporcional ao que você pode pode pagar, é possível criar campanhas com palavras-chave relacionadas a intenções de busca no Natal. Como na imagem abaixo:

Página de resultados de busca (SERP) para o termo "kit de Natal".

Os anúncios aparecem nos primeiros e últimos resultados da primeira página. Alguns podem aparecer também na segunda página de resultados. Essa colocação vai depender de quem são aqueles que estão brigando com você pela mesma palavra-chave e qual o seu investimento.

Repare que no canto direito da imagem tem um tipo de vitrine, expondo produtos com imagens e preços. Isso também pode ser feito com um investimento no Google Shopping.

Apareça na vitrine do Google Shopping

O Google Shopping é um comparador de preços e o seu principal diferencial são as vitrines que aparecem nas buscas, antes dos anúncios ou na lateral direita da tela, sempre em destaque.

Anúncios do Google Shopping como primeiros resultados.

Anúncios do Google Shopping como vitrine lateral.

Para começar a aparecer no Google Shopping, o primeiro passo é ter um arquivo com todos os produtos da sua loja. Depois, é só se cadastrar no Google Merchant Center e integrar a conta criada com o seu Google Ads.

Se você ficou interessado e quer entender mais sobre o Google Shopping e como anunciar nele, vale a pena ler o nosso post como aumentar as vendas com o Google Shopping.

Apareça no Google Maps para serviços locais

O seu negócio já é cadastrado no Google Maps?

Porque isso é muito importante para os serviços locais em geral, e, nesse caso, principalmente para os que podem aparecer nas buscas relacionadas ao Natal.

As pessoas usam termos como “onde encomendar ceia de Natal”, “onde almoçar no Natal” e outros para acharem serviços específicos para a data. Para mostrar um exemplo, fiz a seguinte busca no Google:

Resultados do Google Meu Negócio para busca relativa a onde almoçar no Natal.

Para que seu negócio apareça em buscas locais, a sua empresa precisa estar cadastrada no Google Meu Negócio. No post como colocar a sua empresa no Google Maps tem um passo a passo bem prático e rápido. Dá uma conferida lá, se você precisar! 🙂

4 – Gere engajamento nas redes sociais

As redes sociais podem ser bem exploradas em campanhas de Natal em questões de divulgação de ações, de produtos e serviços. Aqui, foquei no Facebook e Instagram, pois são os mais usados no momento.

Facebook

Em datas comemorativas, o Facebook é um dos principais canais de divulgação de promoções e sorteios. Com as opções de impulsionamento, você consegue selecionar o público que quer alcançar com a publicação, informando dados como região, idade, interesses e outros.

Uma dica importante é usar as chamadas das legendas no imperativo, como “faça”, “corra”, “não perca”, “aproveite”. Essa prática é uma das técnicas de persuasão, artifício bastante usado em peças publicitárias.
Um exemplo de post promocional de campanha de Natal no Facebook:

Post promocional de campanha de Natal no Facebook.
Fonte: Facebook e Pousada Eclipse.

Instagram

Assim como o Facebook, o Instagram também é ótimo para realizar promoções e sorteios de campanha de Natal. Inclusive, com a opção de usar o Stories para reforçar a ação com contagem regressiva, lembretes e até mesmo a revelação dos ganhadores.

Mas o principal destaque do Instagram é o forte apelo visual, que é justamente a proposta dessa rede social. Logo, a grande sacada é usar o perfil do seu negócio no Instagram como vitrine para os seus produtos.

Para o Natal em especial, o Instagram é ótimo para o pessoal que trabalha com decoração e entrega de doces/pratos. Olha:

Post de campanha de Natal no Instagram.

Post de campanha de Natal no Instagram.

E não esqueça de usar hashtags natalinas na sua campanha de Natal para alcançar pessoas organicamente, além dos seus seguidores. Inclusive, os exemplos que trouxe acima eu achei com a hashtag #natal2018.

Outra dica que deixo aqui é impulsionar suas publicações. O Instagram tem um bom alcance orgânico, diferente do Facebook, mas é bom reforçar a sua ação de Natal nas redes sociais.

E o melhor é que você pode investir proporcionalmente às condições do seu negócio e mesmo assim ter resultados positivos.

5 – Aproveite os cadastros para e-mail marketing

Às vezes, eu falo sobre e-mail marketing para as pessoas e elas logo perguntam: mas onde vou conseguir contatos em pouco tempo?

Bom, você pode pegar a sua lista de cadastros! Lojas virtuais e sites de serviços costumam trabalhar com cadastro e formulários de clientes. Quer lista melhor do que as pessoas que já conhecem a qualidade do seu negócio?

👉 Entretanto, antes de qualquer coisa, sugiro que você fique por dentro das regras da LGPD para o uso de dados pessoais da sua base.

Continuando, a dica é enviar as suas promoções em um layout que destaque as condições especiais de compra e tenha um clima natalino.

Para que os e-mails tenham uma maior taxa de abertura, pense em um título que seja atraente para o cliente. E para aumentar a taxa de conversão do e-mail, cuidado com a segmentação:

  • Separe suas promoções por interesse de cada perfil de público. Exemplo: gênero, idade, quantas vezes já realizou uma compra com sua loja, etc.
  • Envie e-mails diferentes de acordo com cada um dos perfis criados. Isso aumenta a “proximidade” do seu conteúdo com as pessoas que o recebem.
  • Segmentar a sua lista de contatos também é útil para criar um design mais parecido com “a cara do cliente” para o e-mail.

6 – Pense em ações casadas entre online e offline

Se o seu negócio não está somente na internet, como é o caso de e-commerce com lojas físicas e serviços locais, não fique preso somente ao online na hora de criar ações de marketing.

O marketing digital é muito importante para levar mais pessoas para o seu negócio. Abaixo, listei algumas práticas que são muito usadas e geram bons resultados:

👉 Lugares decorados com a temática de Natal incentivam as pessoas a fazerem check-in, o que é muito bom para engajamento e popularidade nas redes sociais.

👉 Promoções divulgadas na internet mas com retirada/acontecimento local são um incentivo para que o ganhador conheça o local do seu negócio e possa fazer um “boca a boca” positivo para outras pessoas.

👉 Decore o seu local de trabalho e promova ações internas (amigo secreto, cestas de natal…) para engajar os colaboradores. A sua equipe é formada de pessoas que podem ser os principais divulgadores do seu negócio: basta incentivá-las! Além disso, você ainda consegue um bom material institucional para publicar no social, no YouTube e até no blog.

Ação de campanha de Natal offline da Crefisa.
Fonte: Crefisa.

A Crefisa investe bastante neste tipo de ação. A imagem acima é da decoração de 2016 em uma das suas unidades. A ação foi divulgada nas redes sociais e levou pessoas a visitarem o lugar, gerando fotos, publicações na internet e buzz.

Conclusão

Potencialize a sua campanha de Natal com essas ações que podem ser colocadas em seu planejamento de marketing digital!

Tenha em mente que essa é a data mais esperada do ano por ser a que apresenta os maiores gráficos de procura e venda. Além das dicas que dei aqui, use sua criatividade para criar ações diferenciadas e que agreguem valor ao seu negócio.

Agora, desejo a você uma boa campanha de Natal e um ótimo final de ano! 🙂

Autor

Publicitária de formação, marketeira de coração. Amante de livros, séries coreanas e outras coisinhas mais nerds. :)

Escreva um comentário

Pin It