A busca de ideias de campanha para o Dia das Crianças já aumentou muito, afinal, a data está chegando!

Ou seja, quanto menos tempo você tiver, mais limitadas ficam as ações, certo? Principalmente se você tiver um e-commerce. É quase inviável criar uma campanha promocional forte com uma semana de antecedência da data, por exemplo.

Porém, têm muitas opções de marketing para o Dia das Crianças que você pode começar a fazer agora mesmo. Nesse post, você vai pegar dicas práticas com muito potencial para aumentar as vendas ou promover sua marca.

Além disso, também terá uma dose de coisas fofinhas. 🐻 Afinal, é o mês das crianças!

1 – Cuidados com a sua campanha de Dia das Crianças

É bem comum para quem nunca fez uma campanha de Dia das Crianças se confundir com o direcionamento das ações de marketing. Os pais são as pessoas que irão realizar a compra de fato, então é para eles que estamos comunicando tudo o que for feito.

Por outro lado, não esqueça que as crianças também estão na internet (e muito!) e são elas que possuem o maior poder de convencimento da compra.

Logo, tudo o que envolve esse dia precisa ser colorido e alegre, pensando nelas! As mensagens também podem ser em uma linguagem mais leve e divertida.

Cuidado: o que não pode ter na comunicação com crianças

Tudo o que for direcionado para o público infantil precisa de certos cuidados na comunicação. Não é só o CONAR que regulamenta a publicidade para a criança, mas vários órgãos envolvidos com a legislação do nosso país, inclusive o Código de Defesa do Consumidor.

Na verdade, se você trabalha com o nicho infantil, eu sugiro que leia todas as publicações do Criança e Consumo, uma iniciativa da Alana. Além disso, você encontra toda a parte normativa por lá também.

Mesmo que você não venha a fazer uma campanha promocional de vendas e foque mais em participar da data por branding, algumas práticas ainda são desencorajadas. Abaixo, coloquei as principais:

  • Não use imperativo: esqueça palavras como “faça”, “use” ou, pior ainda, o clássico “peça para seus pais”.
  • Não incentive situações perigosas: não induza nenhum comportamento que possa ser perigoso para a saúde e bem-estar da criança e da família.
  • Não deprecie: não promova nenhum tipo de preconceito, seja social, racial ou religioso.

Agora que você já está mais ciente de como se comunicar com seu público no Dia das Crianças, vamos para o próximo passo!

2 – Crie promoções ou eventos

Como a procura aumenta muito em datas comemorativas, um jeito bem comum de se destacar em meio a tanta concorrência é com promoções na internet.

Nesse tópico, eu separei as dicas em “e-commerce” e “comércio local ou serviços” para ficar mais direcionado ao seu negócio.

Se você tem um e-commerce

Pense em descontos especiais, frete grátis, parcelamento em mais vezes e por aí vai! Só é importante que tudo isso esteja destacado em seu site.

A home do seu e-commerce precisa estar personalizada com temáticas relacionadas ao Dia das Crianças, e as promoções que você criou devem ganhar destaque na página.

Eu gosto de usar exemplos que não são tão óbvios para você perceber como as estratégias são feitas em diferentes segmentos. Quando pensamos em criança, perfumaria não é o primeiro presente que vem em nossa mente, certo? Mas olha só como dá para fazer um destaque bem legal para o Dia das Crianças:

Campanha de Dia das Crianças no site de O Boticário

Legenda: Site do Boticário em 2018. Uma das vitrines mais bonitinhas que eles já fizeram, na minha opinião.

O Boticário criou uma vitrine de “Presentes para Crianças” no e-commerce deles. É um jeito muito legal de destacar os produtos da linha infantil como opção de presente para as crianças.

Outro ponto: viu como a composição e as cores são voltadas para o universo infantil, mas a comunicação de tudo se refere aos adultos? Isso também serve de exemplo para o primeiro tópico deste texto, sobre direcionamento de público.

Como eu disse antes, também é importante destacar as promoções que você criar: além da vitrine de produtos, O Boticário também colocou em destaque na home do site a promoção para a linha infantil.

Promoções no site de O Boticário

Se você tem um comércio local e/ou uma empresa de serviços

Promoções e eventos são interessantes para comércios locais ou empresas de serviço. Inclusive, é bem comum ver marcas promovendo atividades diversas para as crianças na semana ou no dia delas.

E não precisa ser nada muito grandioso, principalmente se o problema for o tempo contado. O simples pode ser perfeito para esse dia. Algumas ideias:

  • Restaurantes podem preparar sobremesas coloridas e especiais para a criançada, assim como outros estabelecimentos gourmet podem usar a criatividade para deixar tudo mais colorido e lúdico.
  • Brindes também fazem a diversão das crianças e podem ser a sua escolha para se destacar nessa data.
  • Alguma ação entre pais e filhos também pode ser legal para movimentar comércios locais e até mesmo redes sociais. Olha só como foi criativa essa ideia do Shopping Campo Limpo em 2015:

Campanha de Dia das Crianças do Shopping Campo Limpo

3 – Aproveite as oportunidades no Google

Dados do Google Trends sobre o Dia das Crianças

As buscas por “Dia das Crianças” em Outubro aumenta muito no Google. Isso quer dizer que você pode aproveitar essa oportunidade para:

  • Aumentar o tráfego do seu site;
  • Divulgar sua marca;
  • Gerar mais oportunidades de venda;

Como? Bom, você pode fazer duas ações bem importantes dentro do marketing digital. Veja!

Faça conteúdos sobre Dia das Crianças

Um dos melhores jeitos de aparecer nas buscas do Google é com conteúdo para blog, por isso que cada vez mais empresas estão criando seus blogs corporativos.

Além disso, quando você publica um conteúdo atraente para o público, essas pessoas ficam mais “abertas” para uma possível compra com sua marca.

Para poupar o seu trabalho, vou deixar aqui duas dicas que podem render conteúdos interessantes para o blog da sua empresa.

Conteúdo com dicas de presentes: é ótimo para ajudar pais e familiares que ainda não sabe com o que presentear suas crianças. Ainda, você pode aproveitar para sugerir os seus produtos, se for o caso.

Olha como estão as pesquisas de palavras-chave relacionadas ao assunto:

Pesquisa de palavras-chave para o Dia das Crianças

Conteúdo com dicas de passeio: outro tema bastante procurado nesta época são sugestões de programação e atividades para realizar com as crianças. Se o seu negócio tem a ver com algum tipo de atividade interessante para crianças, pode ser uma boa oportunidade de falar sobre eles.

No momento que fiz esse post, os passeios são desaconselhados por causa da pandemia de Covid-19. Porém, deixo a dica aqui para ser aproveitada quando a situação normalizar nos próximos anos! 🙂

Como estão as buscas por esse assunto:

Pesquisa de palavras-chave para passeio de Dia das Crianças

Crie anúncios segmentados para estas buscas

Outra oportunidade forte no Google nesse momento é segmentar os anúncios dos seus produtos ou serviços para as buscas relacionadas ao Dia das Crianças.

Você pode segmentar seu anúncio para alcançar pessoas em diferentes momentos de compra: os indecisos e os que já sabem o que querem.

Para o público indeciso: escolhendo palavras-chave mais abrangentes, você pode direcionar os seus anúncios para que eles fiquem em destaque como sugestão de compra para o usuário.

Campanha de anúncios para presentes de Dia das Crianças

Para o público que já sabe o que comprar: outra opção de segmentação é direcionar os seus produtos ou serviços para pessoas que já decidiram o que comprar, mas estão em buscas de promoções e das melhores opções.

Campanha de anúncios para promoção de Dia das Crianças

4 – Entre no sentimento de nostalgia nas Redes Sociais

Bom, nesse tópico especialmente, eu gostaria de fugir das dicas clichê.

Isso porque, em qualquer conteúdo sobre dicas para datas comemorativas, incluindo o Dia das Crianças, você encontra sugestões como criar posts especiais para a data, homenagens e afins; e impulsionar publicações com fins comerciais segmentadas para os pais.

Porém, eu acredito que as redes sociais são muito fortes para envolver as pessoas no sentimento de nostalgia em diversas datas especiais, principalmente no Dia das Crianças. Eu ainda me lembro quando começou a brincadeira de trocar a foto do perfil por uma da época em que éramos crianças no Facebook. Até hoje isso acontece!

Além dessa que citei, também teve uma brincadeira para trocar a foto por um desenho animado favorito da nossa infância. Mas por que as pessoas gostam deste tipo de corrente?

É bem simples: uma foto antiga pode ativar aquele nosso gatilho mental que adora histórias. Uma foto é, também, uma forma de storytelling. Quantas coisas lembramos ou imaginamos ao ver conhecidos ou nós mesmos pequenininhos? 🙂

O ponto é: nem todos os seus canais de marketing precisam estar voltados para a venda no Dia das Crianças. É um momento do ano muito “bonitinho” e naturalmente as pessoas estão nessa névoa de lembranças da infância. Aproveite a oportunidade para engajar o público e atingir outros objetivos de marketing, como divulgação da marca e autoridade.

Algumas ideias:

  • Participar de hashtags dessa data, como a #FelizDiaDasCrianças;
  • Fazer algum tipo de concurso com os seguidores, premiando a foto mais fofa de criança (outra ideia legal são os comparativos entre pais e filhos);
  • Criar uma semana de posts temáticos do Dia das Crianças, focado em memórias nostálgicas (como programas, desenhos, brinquedos, etc);
  • Postar as fotos dos colaboradores da empresa, quando eram crianças, como uma homenagem também;
  • Criar enquetes no stories referentes a temas dessa data (por exemplo, perguntar ao público o que eles pretendem presentear os filhos, etc).

Conclusão

Como o consumo online aumentou muito esse ano, é um ótimo momento para investir em ações de marketing digital, principalmente se você tiver um e-commerce. Porém, pode ser que você encontre algumas limitações conforme a data vai chegando.

Em último caso, se já não der tempo de fazer muita coisa, pelo menos caracterize seu site para o Dia das Crianças e esteja ativo nas redes sociais com alguma das sugestões do último tópico. 🙂

Por último, desafio você a responder quem é essa criança fofinha abaixo:

Gabi Schilling em 1997

Legenda: Eu, em 1997, quando um anjinho me contou que seria marketeira no futuro.

Espero ter ajudado com essas ideias para uma campanha de Dias das Crianças! Deixe um comentário com suas dúvidas sobre marketing para essa data que eu vou tentar ajudar da melhor forma!

Autor

Publicitária de formação, marketeira de coração. Amante de livros, séries coreanas e outras coisinhas mais nerds. :)

Escreva um comentário

Pin It