Pensando no ano que já está acabando e no que ainda está por vir, já quis trazer uma seleção das principais datas para o seu calendário de marketing 2021! Os critérios que usei para selecionar essas datas foram:

  • A data, comemoração ou evento mais importante de cada mês;
  • As principais datas comemorativas do ano;
  • As melhores oportunidades de vendas ou de engajamento para o seu negócio.

Vamos criar esse calendário de marketing juntos? Então, vem comigo!

Janeiro: Ano Novo 🥂

As campanhas de venda para o Ano Novo são mais interessantes para os segmentos de turismo, festas, locação e bebidas.

Porém, isso não quer dizer que você não possa pensar em uma ação institucional com o objetivo de aumentar o engajamento nesta data, atrair mais seguidores e estreitar o relacionamento com clientes.

Inclusive, alguns negócios pensam em promoções especiais para os consumidores começarem o ano “com o pé direito”. É uma forma de alimentar aquele sentimento de renovação e crescimento do início do ano e ainda conseguir um aumento pontual nas vendas.

Outras datas que podem ser uma oportunidade em Janeiro

  • 7 de janeiro: Dia do Leitor
  • 8 de janeiro: Dia da Fotografia e Dia do Fotógrafo

Fevereiro: Carnaval 🎉

Apesar do Carnaval ser uma das datas mais esperadas do ano, ela não se resume em vendas para todos os segmentos. Assim como o Ano Novo, os segmentos que realmente apostam em campanhas e ações de vendas no Carnaval são turismo, festas, locação e bebidas.

Porém, não é por isso que você vai perder o espírito dessa época, que é tão alegre e festivo. Se fizer sentido para o seu público-alvo, pense em uma campanha institucional descontraída, para fazer parte da festa e atrair mais engajamento no momento.

Por outro lado, alguns negócios também fazem campanhas especiais de venda como uma forma de comemorar a data e oferecer descontos, principalmente para limpa de estoque que ficou do ano anterior.

Tenho certeza que você já viu algum “Carnaval de promoções” por aí! 🙂

Outras datas que podem ser uma oportunidade em Fevereiro

  • 14 de fevereiro: Dia da Amizade
  • 19 de fevereiro: Dia do Esportista

Março: Volta às aulas 📚

Março é um mês forte para campanhas de volta às aulas, sendo que, dependendo do ano, essas ações podem começar já em fevereiro. É uma grande oportunidade para papelarias, livrarias, e-commerces de materiais escolares e de escritório, entre outros.

Como eu disse, é uma data considerada no calendário de março, mas o ideal é já começar sua campanha de marketing em fevereiro. Isso é bom porque nem todas as pessoas deixam para comprar os materiais de última hora, e também não conflita com o calendário de início das aulas de diferentes escolas e graus.

Outras datas que podem ser uma oportunidade em Março

  • 08 de março: Dia Internacional da Mulher
  • 14 de março: Dia dos Animais
  • 15 de março: Dia Mundial do Consumidor
  • 20 de março: Início do Outono
  • 21 de março: Dia Internacional Contra a Discriminação Racial
  • 25 de março: Dia Nacional do Orgulho Gay

Abril: Páscoa 🐰

Enfim, a primeira grande data do comércio no primeiro semestre do ano. Mas, por causa da pandemia de 2020, a queda das vendas neste ano foi brusca, como mostra o gráfico:

Apesar disso, alguns hábitos nessa data mudaram, como a compra no e-commerce (que aumentou), e acreditamos que essa tendência se mantenha para os próximos anos. Inclusive, o gráfico abaixo mostra que as vendas em lojas online continuaram crescendo mesmo após a Páscoa em 2020:

Entretanto, a Páscoa de 2020 teve uma baixa na viagem do feriado, por causa da quarentena que foi muito mais forte nesse mês. Nesse caso, acreditamos que a tendência por viagens aumente assim que o cenário normalize novamente.

Em suma, essa é uma data interessante para campanhas de marketing em negócios de doces e confeitaria, mercados de alimentos e produção artesanal de chocolates.

Maio: Dia das Mães 🌸

O Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante do ano para o comércio, ficando atrás apenas do Natal. Sendo assim, a data mais relevante do primeiro semestre do ano.

Assim como as demais datas, o Dia das Mães foi afetado em 2020 por causa do coronavírus. Mas, comparando com os anos anteriores, é possível observar que as vendas oscilam de tempos em tempos:

Vendas no Dia das Mães

Para o Dia das Mães, o maior beneficiado é o varejo, sejam lojas online ou físicas. Porém, alguns serviços também podem aproveitar essa data para aumentarem suas vendas, como estabelecimentos de alimentação, spas e salões, entre outros.

Outras datas que podem ser uma oportunidade em Maio

  • 28 de Maio: Dia Mundial do Hambúrguer

Junho: Dia dos Namorados 💞

Depois do Dia das Mães, o Dia dos Namorados é a segunda data mais esperada para o primeiro semestre do ano, porém esse cenário já foi melhor. Por algum motivo indeterminado, as vendas começaram a cair sem parar a partir de 2010, sendo que 2016 foi um dos piores anos para os comerciantes.

Vendas no Dia dos Namorados

Ainda assim, é uma data que merece atenção. Por mais que as vendas gerais estejam em declínio, ainda é uma oportunidade para aumentar os números do seu negócio. Afinal, entre ter 1 e 0, acredito que você escolha 1.

Além disso, não deixa de ser uma época do ano em que os consumidores estão dispostos a investir uma boa quantia em presentes. Segue a relação do ticket médio no Dia dos Namorados:

Dia dos Namorados Ticket Médio

Ademais, os segmentos que aproveitam melhor a oportunidade do Dia dos Namorados são lojas de chocolates, variedades, cosméticos e perfumaria, estabelecimentos de alimentação, entre outros.

Se você quer ter acesso a dicas de ações de marketing para o Dia dos Namorados (em detalhes!), clica nesse link que coloquei para ler o conteúdo completo que fiz para essa oportunidade do ano. 🙂

Outras datas que podem ser uma oportunidade em Junho

  • 21 de Junho: Início do inverno
  • 28 de Junho: Dia Internacional do Orgulho LGBT+

Julho: Um mês de descanso 🍃

Julho é um mês que não possui uma grande data esperada no ano, além de iniciar oficialmente o segundo semestre do ano e anteceder a primeira data expressiva desse período: o Dia dos Pais.

Então, pode ser considerado um mês mais tranquilo para todas as equipes, mas que também usado para já começar o preparo para o que vem aí.

Algumas datas que podem ser uma oportunidade em Julho

  • 13 de Julho: Dia Mundial do Rock
  • 20 de Julho: Dia do Amigo e Internacional da Amizade
  • 26 de Julho: Dia dos Avós

Agosto: Dia dos Pais 👔

O Dia dos Pais é a comemoração que abre oficialmente o calendário de marketing do segundo semestre do ano — que é aquele com mais oportunidades para o comércio em geral. Apesar de não estar no topo das datas que mais vendem, é um momento de altas no mercado.

Trouxe um gráfico da comparação de pretensão de compra e gastos entre 2019 e 2020 porque acredito que ilustra bem a importância dessa data para as suas ações de marketing:

Pretensão de compra Dia dos Pais

É uma grande oportunidade para lojas de roupa e perfumaria, eletrônicos, ferramentas, estabelecimentos de alimentação, entre outros.

Eu também já fiz um conteúdo especial aqui no blog sobre marketing digital para o Dia dos Pais. Lá tem várias ideias de campanhas e detalhes sobre cada uma delas. Sugiro a leitura!

Algumas datas que podem ser uma oportunidade em Agosto

  • 19 de Agosto: Dia Mundial da Fotografia

Setembro: Dia do Cliente 💳

Setembro também pode ser considerado um mês mais calmo nessa questão de datas comemorativas para o calendário de marketing, salvo o Dia do Cliente (15/09). Várias lojas e estabelecimentos comerciais usam essa data para promover ações especiais, principalmente de fidelização.

Lembrando que não costuma ser uma campanha para o mês inteiro, mas sim pequenas ações no próprio dia, para que ele não passe em branco (nem a oportunidade).

Observação: como gaúcha, não poderia deixar de dizer que Setembro é um ótimo mês para o comércio de artigos tradicionalistas e comemorações da nossa região. Logo, se você tem um negócio que se encaixa nesses nichos, Setembro é sim uma grande oportunidade para comemorar origens e criar campanhas de marketing e venda.

Algumas datas que podem ser uma oportunidade em Setembro

  • 22 de Setembro: Início da Primavera

Outubro: Dia das Crianças 👼

O Dia das Crianças é a data mais fofinha do ano, convenhamos. 🙂 Principalmente uma oportunidade para o segmento de brinquedos, games e outras atrações do nicho infantil.

Não encontrei uma pesquisa atual que fosse relevante para acrescentar aqui na questão de vendas e intenção de compras, mas achei essa da Social Miner, que indica quem será presenteado:

Presenteados no Dia das Crianças
Fonte: Relatório Social Miner

São dados interessantes para vermos que não é uma oportunidade de vendas somente para pais e mães, mas sim para qualquer pessoa que tenha uma criança em seu círculo social.

Bom, como essa é a data mais amorzinho do ano (na minha opinião), é claro que eu também fiz um conteúdo bem completo com ideias para a sua campanha de Dia das Crianças. Fica a dica de leitura!

Outras datas que podem ser uma oportunidade em Outubro

  • 15 de Outubro: Dia do Professor
  • 31 de Outubro: Dia das Bruxas (Halloween)

Novembro: Black Friday 🏃

Em Novembro (e até antes!), não se fala em outra coisa para o calendário de marketing: Black Friday! Inclusive, uma das datas mais aguardadas do ano, principalmente por ser uma boa oportunidade para estratégias de queima de estoque e atração de leads para serem usados no Natal.

A título de curiosidade, as regiões do Brasil que mais venderam e cresceram em 2019 na Black Friday:

Regiões que mais vendem na Black Friday
Fonte: Ebit ! Nielsen

Além disso, o modelo de campanha para a Black Friday é você quem escolhe: o mês inteiro, só no dia oficial ou até mesmo só a pré-Black. Para dar uma ajudinha rápida, aqui vai um gráfico de vendas (gerais) no mês de Novembro em 2019:

Volume de vendas na Black Friday
Fonte: Relatório Social Miner

Eu fiz um texto com dicas de ações que você pode incluir na sua campanha de Black Friday, então salva esse conteúdo nos favoritos porque você vai precisar em algum momento. 🙂

Outras datas que podem ser uma oportunidade em Novembro

  • Cyber Monday: não tem um dia fixo, muda a cada ano. É sempre na primeira segunda-feira após a Black Friday.

Dezembro: Natal 🎄

Por fim, o Natal, para encerrar o ano com chave de ouro. Essa data é tão forte no mercado como um todo que eu nem preciso ficar salientando isso. Dá para notar por nós mesmos, que não conseguimos passar dezembro sem presentear alguém ou ser presenteado.

Além disso, não podemos esquecer que a própria ceia é uma grande oportunidade de vendas para o mercado alimentício. Até o turismo ganha, afinal os pacotes de Natal + Ano Novo são ótimos para vendas casadas e promoções imperdíveis.

Mas, falando em números, no gráfico abaixo dá para perceber como estamos de volume de vendas e de gastos no Natal, considerando os últimos 12 anos:

Volume de vendas no Natal

Claro que eu também já fiz um especial de dicas de marketing para essa data tão querida! Veja o conteúdo sobre campanhas de Natal para ter uma ideia geral do que fazer e o que dá mais resultados!

Outras datas que podem ser uma oportunidade em Dezembro

  • 21 de Dezembro: Início do Verão

Conclusão: crie o seu próprio calendário de marketing

Eu trouxe as principais datas do calendário de marketing, mas isso não quer dizer que todas elas façam sentido para o seu negócio. Afinal, cada público demanda uma atenção diferente. 🙂 Assim como as estratégias de venda para o seu produto ou serviço.

Além disso, ainda há anos que possuem comemorações pontuais, como a Copa do Mundo (que também ganhou um conteúdo de ações de marketing para a Copa do Mundo aqui no blog!).

Então, minha sugestão é ter essas datas como parâmetros, mas que você e sua equipe pensem e criem o seu próprio calendário de marketing!

Autor

Publicitária de formação, marketeira de coração. Amante de livros, séries coreanas e outras coisinhas mais nerds. :)

2 Comentários

Escreva um comentário

Pin It